sábado, 9 de junho de 2012

Perspectivas Salesianas 3


Foto: Tarcizio Paulo Odelli - Porto Alegre - maio de 2012

andando em Porto Alegre e contemplando o momento presente, vi num muro, próximo a uma favela no bairro Humaitá (próximo à nova Arena do Grêmio) estas belas flores... é preciso esta sempre atento para captar o tempo presente...pois,

NÃO EXISTE MELHOR TEMPO...
COMO O PRESENTE

Em seu livro intitulado The seven secrets of successful catholics, o autor, Paul Wilk observa: “A nossa vida vivida no tempo presente. Lembranças podem ser preciosas ou dolorosas, planos realizados ou não realizados, mas, tudo o que realmente temos que viver é hoje. Cada dia, cada hora trazem oportunidades para que nossos espíritos se elevem, para que nos voltemos a ser a pessoa que desejamos ser.” Sentes pesar sobre teu passado?  Pensas, muitas vezes, que a tua vida poderia ser diferente se tivesses feito outro tipo de escolhas? Com frequência revives memórias dolorosas ou não resolvidas?

Estás ansioso sobre o teu futuro? Preocupam-te os dias, semanas e anos que estão para chegar? Ocupas-te tratando de antecipar o dia de amanhã?
Bem-vindo à raça humana!
É natural viver com um olho no passado. É natural viver com um olho no futuro. Seja como for, serás roubado no tempo que realmente importa, focando-te somente no passado ou no futuro.
O presente.
A luta para viver o presente não é nada novo. Nosso Senhor Jesus o menciona no evangelho de Mateus (Mt 6,25-34) quando diz:  “Não se preocupem por sua vida... quem de vocês, preocupando-se pode acrescentar uma hora a mais na sua vida? Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”
São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal frequentemente aconselhavam pessoas que estavam prisioneiras seja dos pecados passados, lutas, fracassos ou comprometidas com os desafios futuros, provas e tribulações. Algumas almas eram atormentadas por ambas as situações.
O remédio para os escrúpulos que fluem do passado? “O dia que já passou não deve julgar o dia presente: o dia que é presente não deve julgar o dia passado. Somente o Último dia é que julgara a todos.”
O remédio para as ansiedades do futuro?  “Estejamos firmemente resolvidos a servir a Deus com todo o nosso coração e vida. Além disso, não nos preocupemos com o amanhã. Pensemos somente em como viver bem o dia de hoje, e quando chegar o amanhã, será chamado ‘hoje’. Então poderemos pensar nele.”
Viver no presente é uma boa psicologia. O presente é o único lugar onde alguém cresce. Ao crescer, poderá graciosamente soltar um passado penoso. Ao crescer, poderá pacificamente abraçar um futuro incerto.
Em poucas palavras, você experimenta perdão e fortaleza.
Viver no presente se menciona teologia. Não existe nem principio nem fim para Deus: existe somente um eterno “agora”. Concluindo, és como Deus, quando vives o presente. Ao crescer a imagem e semelhança de Deus, você se abre à promessa da providência de Deus.
Em poucas palavras, você experimenta redenção.
Isto pode ser o que São Paulo tinha em mente quando fez esta afirmação: “Eu lhes digo que agora é o tempo do favor de Deus, agora é o dia da salvação.”
Experimente a sanção do passado. Experimente a confiança sobre o futuro. Sobretudo, reconheça as oportunidades que Deus lhe dá cada dia, cada hora, cada momento, “para deixar elevar seu espírito e para fazer-se mais como esta pessoa que Deus quer que você seja”.
Aqui e agora... no presente.

Para reflexão pessoal: 

1.Vivo bem o presente?
2. Existem coisas em meu passado que revivo de vez em quando? Quais são? Por que dominam minha atenção?
3. Existem coisas em meu futuro sobre as quais me sinto ansioso ou distraído? Quais são? Porque retém minha atenção?
4.Viver no presente é um trabalho duro. Requer disciplina, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida com pequenos e simples passos. Que posso fazer para viver melhor e em plenitude?
5. Que requer reconciliação ou sanção em meu passado?
6.  O que necessita é e confiança em meu futuro?

Meu Deus, te entrego esta ação. Concede-me a graça de conduzir-me nela da maneira mais grata aos teus olhos. Desde já ofereço fazer todo o bem que possa e aceitar qualquer dificuldade que se apresentar em meu caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário