quarta-feira, 20 de junho de 2012

Perspectivas Salesianas 4 - Dez qualidades... para uma vida santa




A espiritualidade salesiana é otimista. Ela afirma que a dignidade dada por Deus é inata em cada pessoa. Crê na possibilidade de viver uma vida feliz, saudável e santa.
A espiritualidade salesiana é relativa. Crescer em santidade não acontece em algo vazio. Em troca, lutar pela perfeição cristã sempre conduz a um lugar dentro do contexto de uma relação com Deus, com nós mesmos e com os outros.
A espiritualidade salesiana é prática, é algo simples que todos podem receber. Em seguida veremos dez características ou virtudes que podem ajudar-nos a crescer em santidade, quer dizer, a crescer na correta relação com Deus, conosco mesmos e com os outros.
Primeira: Confie na benevolência, no amor e na misericórdia de Deus. Tratar de viver uma vida santa pode ser algo frustrante. Além de tudo, não somos perfeitos. O pecado, o medo, a debilidade, experiências, a tentação e os fantasmas de outros podem fazer-nos cambalear ou cair. “Não se preocupe por sua perfeição. Tampouco se preocupe sobre tua alma, nos diz Santa Joana Francisca de Chantal. Deus cuidará dela e a encherá de todas as graças necessárias para seu crescimento.”
Segunda: Seja humilde: viva a verdade de quem, como você, está à vista de Deus. Identifique suas fraquezas e sua firmeza. Identifique especialmente a necessidade de amor, misericórdia, perdão e justiça de Deus. “Às vezes, diz Francisco de Sales, estamos tão ocupados, tentando viver como anjos, que nos descuidamos em sermos homens ou mulheres de boa vontade.”
Terceira: Seja dócil. Viva a verdade de quem, como você, está em relação consigo mesmo e com os outros. Trate-os como gostarias que te tratassem. Poderoso é este discernimento de São Francisco de Sales: “Nada é tão forte como a docilidade. Nada é tão dócil como a verdadeira firmeza.”
Quarta: seja paciente. Querer que as coisas cheguem demasiado rápido pode ser contraproducente. Seja paciente com você mesmo. Tome as coisas como são. Recorde que Roma não foi construída num dia. Santa Joana Francisca de Chantal observa que “qualquer dificuldade que alguém aceite tranquila e pacientemente, é uma continua e poderosa oração diante de Deus ‘rápido’.”
Quinta: viva o presente. Não pense no passado. Não tenha obsessão do futuro. Apodere-se do dia, controle o momento. Para prosseguir corretamente São Francisco de Sales recomenda que “nós mesmos temos que andar no caminho mais próximo a Deus para cumprir a jornada de hoje.”
Sexta: não permita que os problemas vençam você. Determine a maneira como você irá afrontá-los. Seja fiel a seus valores, porém, flexível nos detalhes. “Bem-aventurados os corações que se inclinam, observa São Francisco de Sales, porque eles jamais serão quebrados.”
Sétima: qualquer coisa que você faz, seja grande ou pequena, faça-a bem. Porque esperar somente uma oportunidade para fazer uma grande coisa e correr o risco de perder numerosas oportunidades todos os dias para fazer as mais simples, com grande atenção, paixão e afinco? “Nem sempre podemos oferecer coisas grandes a Deus, diz Santa Joana Francisca de Chantal, mas, a cada instante podemos oferecer-lhe pequenas coisas com imenso amor.”
Oitava: permaneça concentrado na sua própria felicidade, saúde e santidade. Você não pode dar o que não tem. Não podemos preocupar-nos demasiado com o bem estar dos outros e descuidar do nosso. “Nem sempre colhes boas intenções na horta do vizinho. É melhor que semeies com diligencia na tua”.
Nona: Esforce-se por conseguir equilíbrio. Evite os extremos. “O sal e o açúcar são coisas excelentes”, diz São Francisco de Sales, “mas usados em demasia, estragam o prato”. Deve-se meditar nisso.
Finalmente: faça e mantenha boas amizades. Não permaneça solitário. Busque amigos que possam apoiar, que lhe deem estimulo, o compreendam e o retenham em seu desejo de crescer na felicidade, saúde e santidade. O livro do eclesiástico diz: “Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão.” (Eclo 6,16)

Para reflexão pessoal

Nesta etapa da minha vida...

1. Qual das dez qualidades acho mais atraente? Por quê?
2. Qual me parece mais desafiante? Por quê?
3. Qual considero que devo praticar efetivamente? Por quê?
4. Que qualidade ou qualidades acrescentaria a estas dez, com o objetivo de me ajudarem a cresce em felicidade, saúde e santidade? Por quê?

Meu Deus, te entrego esta ação. Concede-me a graça de conduzir-me nela da melhor maneira a teus olhos. Desde já ofereço fazer todo o bem que possa e aceitar qualquer dificuldade que se apresente no meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário