sexta-feira, 15 de junho de 2012

11 º Domingo do Tempo Comum (17 de junho de 2012)




Destaque: "Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? O reino de Deus é como um grão de mostarda... a menor de todas as sementes sobre a terra. "

Perspectiva Salesiana

Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? Na 1ª leitura deste domingo, através do profeta Ezequiel, Deus fala de cedros, árvores, galhos e ramos que deseja que deem frutos e proporcionem sombras para os pássaros. No Evangelho de Marcos, Jesus emprega palavras como semente, broto, grão e ramos. Ele diz que ao mesmo tempo em que produzem frutos, fornecem sombra para as aves do céu.
Este modo de falar através das imagens foi muito usado por São Francisco de Sales. Ele era uma pessoa que observava muito a natureza, por isso usava nos seus escritos muitas imagens tiradas da vida do dia a dia e da observação dos animais, pássaros e principalmente das abelhas. Nos capítulos iniciais da Introdução à Vida Devota, ele escreveu: "Todos são plantas vivas da Igreja e todos devem produzir frutos de devoção segundo o próprio caráter e a própria qualidade, porque Deus, no momento da criação, mandou que cada planta desse fruto segundo sua espécie” (IVD, Parte I, Capítulo 3)
Sendo "plantas vivas da Igreja", que tipo de fruto (s) estamos produzindo? Francisco de Sales oferece algumas ideias numa carta que ele escreveu a Mademoiselle de Soulfour quatrocentos anos atrás: "Pratiquemos as pequenas virtudes do dia a dia, adequadas à nossa pequenez... paciência conosco mesmo e paciência para com o nosso próximo, serviço ao próximo, humildade, mansidão de coração, afabilidade, tolerância com nossas próprias imperfeições e outras pequenas virtudes parecidas... "(LSD, p. 98)
Observe as semelhanças. Jesus mostra que a maior das plantas começa a se formar a partir da menor das sementes. Assim, também, Francisco de Sales sugere que os maiores frutos são colhidos a partir da prática das pequenas e das virtudes mais comuns!
No entanto, não deixe toda essa conversa de sementes pequenas e pequenas virtudes enganá-lo. Tornar-se "vigoroso e robusto" em nossas tentativas de produzir frutos de devoção não é uma tarefa comum, não é para os fracos de coração. São Paulo observa que a nossa vocação exige coragem: muita coragem! Numa carta à Madre de Bréchard, Francisco de Sales escreveu: "Vá em frente para fazer o trabalho para o qual Deus te escolheu. Ele será a tua mão direita, e nenhuma dificuldade irá te intimidar, pois Ele vai te segurar pela mão para que você possa andar em seus caminhos. Então, tenha grande coragem para suportar tudo...
Com que mais poderemos comparar o reino de Deus? Como podemos descrevê-lo? É um povo no qual as outras pessoas podem encontrar abrigo nos ramos da paciência, da humildade, da afabilidade, da tolerância, da gentileza e da generosidade do coração,...
e do amor de pessoas como você e eu.

Tradução e adaptação: Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário