quarta-feira, 30 de maio de 2012

Perspectivas Salesianas

A partir de hoje estarei publicando toda a semana um texto sobre um assunto da Espiritualidade Salesiana (de São Francisco de Sales). A coleção chama-se Perspectivas Salesianas. Abordam os mais variados assuntos desta rica espiritualidade. São traduzidos do espanhol, do site dos Oblatos de São Francisco de Sales.Iniciamos tratando da Espiritualidade Salesiana.



Espiritualidade Salesiana

Esta é uma forma de viver o Evangelho como foi aprendido, vivido e partilhado por São Francisco de Sales (1567-1622) e Santa Joana Francisca de Chantal (1572-1641). Seus primeiros discípulos foram as Irmãs da Visitação de Santa Maria, uma comunidade de mulheres contemplativas fundada por estes dois santos em 1610. Sua visão continua hoje em dia, vivida por pessoas de todas as classes, estados e etapas de vida.
Ninguém deve pensar que irá conhecer profundamente esta espiritualidade num breve folheto. O que segue são alguns aspectos sobressalentes da Espiritualidade Salesiana.
·  Deus é amor, e toda a criação é uma efusão deste amor.
·  A criação toda foi feita por Cristo, com Cristo e em Cristo.
·  Toda a criação deve ser tratada com respeito e cuidado. Jesus é o modelo perfeito para todo ser humano.
·  Você possui dignidade divina e é, por isso, muito digno de profundo respeito.
·  Deus testemunhou que você é bom, digno de amor divino e misericórdia.
·  Em que pese suas debilidades e iniquidades, Deus o ama tanto, que lhe enviou a seu filho único feito homem.
·  Você foi chamado a ser santo, ou seja, a crescer em união com Deus.
·  Seguir uma vida santa se chama “espiritualidade (devoção)”, quer dizer, o que é disposto e guiado por Deus imediato, ativa e diligentemente.
·  A busca da santidade tem que ser prática.
·  E esta busca tem que transformar suas atitudes, qualidades e ações.
·  Reconheça suas fraquezas e pecados. Aprenda deles, mas não pense demasiado neles.
·  Deus lhe dá talentos e habilidades, dons que devem ser descobertos, desenvolvidos e usados para o bem dos outros.
·  As relações são essenciais para viver uma vida inteiramente humana, uma vida santa.
·  Cada momento de cada dia vem da mão de um Deus amoroso e indulgente para sua salvação. O único tempo real é cada momento presente. Não viva no passado; não more no futuro.
·  Viver cada instante plenamente com o olhar posto no amor de Deus deve conduzi-lo a sentir compaixão pelos outros.
·  O desafio de cada momento é descobrir a vontade de Deus, o modo particular e único como Ele o chama, para que o ame, não somente a Ele, mas a você mesmo e aos outros. A vontade de Deus é frequentemente comunicada através de fatos, circunstâncias e relações nas quais você encontra a si mesmo.
·  Deus às vezes exige que você execute grandes ou extraordinárias façanhas. Deus sempre o desafia a fazer ações cada dia com extraordinária atenção e entusiasmo.
·  As “pequenas virtudes” de paciência, humildade, nobreza, simplicidade, honestidade e hospitalidade, são poderosos meios para crescer na santidade.
·  Toda oração e toda meditação devem conduzir a uma ação.
·  A motivação com a qual você realiza alguma ação pode ser muito mais importante e poderosa do que a mesma ação.
·  A liberdade é um dom precioso e poderoso que Deus dá a você. E você deve usar esta liberdade para crescer conforme a vontade de Deus.
·  O trabalho intelectual, a reflexão piedosa, a interação social, o trabalho, os esportes e todas as coisas criativas devem ser valorizados como dons de Deus e vistos como meios para crescer com um ser plenamente humano. Cada novo dia é um novo começo, uma nova oportunidade para crescer na santidade.
·  Faça com que sua paixão seja disciplinada. Deixe que sua disciplina seja apaixonada. Mantenha as coisas na perspectiva do desenvolvimento. Desenvolva o sentido do humor.

Bem-vindo à Espiritualidade Salesiana!
Talvez ela possa ajudá-lo a converter-se numa pessoa plenamente humana. Ela talvez pode ajudá-lo a “Viver em Jesus”, a permitir que Jesus viva em você e a amar os outros através de você.


Para reflexão pessoal

1.  Você acredita que é uma pessoa boa?
2.  De acordo com seus conceitos, que quer dizer ser santo?
3.  Existe alguma dimensão da espiritualidade Salesiana esboçada neste folheto que você acha que é particularmente atrativa ou que satisfaz suas necessidades?
4.  Que aspectos da espiritualidade Salesiana descritos neste folheto são desafiantes para você?
5.  Com Deus o estaria chamando para “Viver em Jesus” neste momento de sua vida?

Para rezar:

“Meu Deus,
te entrego esta ação.
Concede-me a graça de
conduzir-me nela da maneira
mais grata aos teus olhos.
Desde já te ofereço
todo bem que possa fazer
e aceitar qualquer dificuldade
que se me apresente no caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário