sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reflexão Salesiana para o domingo da Ascensão - 20 de maio de 2012


46º Dia Mundial das Comunicações Sociais

A palavra "comunicação" é um termo eminentemente "salesiano". São Francisco de Sales gosta muito de usar esta palavra para falar da grande comunicação do amor de Deus que é derramado em nossos corações. A comunicação do amor derramado também por Jesus Cristo e pelo Espírito Santo. Veja no texto abaixo onde São Francisco, bem no final do texto, fala na comunicação da felicidade e do esplendor de Deus para nós neste dia da ascensão. Hoje celebramos o 46º dia mundial das Comunicações sociais. O Papa escreve todos os anos uma mensagem para este dia. Leia a deste ano, "Palavra e silêncio". É muito interessante. Divulgue também as ideias que estão contidas nesta carta.

Perspectiva Salesiana para o dia da Ascensão

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!"

     Ao falar do mistério da Ascensão de Nosso Senhor, Francisco de Sales escreveu: "Assim fazemos também nós, Teótimo, se somos espirituais, pois deixamos a nossa vida humana para vivermos de uma outra vida mais eminente acima de nós mesmos, ocultando toda essa vida nova em Deus com Jesus Cristo, que é só quem a vê, a conhece e a dá. A nossa vida nova é o amor celeste que vivifica e anima nossa alma, e esse amor está todo oculto em Deus e nas coisas divinas com Jesus Cristo. As letras sagradas do Evangelho dizem que Jesus Cristo se deixou ver um pouco por seus discípulos e depois subiu para o céu, e uma nuvem circundou-o, escondeu-o e o tirou de diante dos olhos deles. Jesus Cristo está, pois, oculto no céu em Deus. Ora, Jesus Cristo é nosso amor, e nosso amor é a vida de nossa alma. Logo, nossa vida está oculta em Deus com Jesus Cristo. E quando Jesus Cristo, que é nosso amor, e por conseguinte a nossa vida espiritual aparecer no dia do juízo, estão nós apareceremos com ele em glória. Quer dizer, Jesus Cristo, nosso amor, nos glorificará, comunicando-nos a sua felicidade e esplendor"( Tratado do Amor de Deus , Livro VII, Capítulo 6)
     Nossa vida é de fato escondida em Deus. A realidade mais profunda de quem somos é conhecida apenas por Deus. Ainda assim, para Francisco de Sales, vivendo uma vida escondida em Deus não é o mesmo que manter um segredo na vida: trata-se de dar testemunho da verdade mais profunda de quem somos - e de quem é Deus - pela qualidade de nossos relacionamentos uns com os outros.  Para viver desta maneira, Francisco de Sales chama-nos a praticar as virtudes escondidas, "as pequenas e humildes virtudes que crescem como flores aos pés da cruz: ajudar os pobres, visitar doentes e cuidar de sua família, com todos as tarefas inerentes a essas coisas, a utilíssima diligência de se afastar da ociosidade"(Introdução à Vida Devota , Parte III, Capítulo 35)
     Através da Ascensão, Jesus foi tirado da nossa vista: pelo menos, a partir da compreensão da nossa visão física. No entanto, a mesma autoridade que Jesus afirmou do seu Pai nos é dada em virtude de nossa criação e confirmada em nosso batismo. Somos chamados a continuar a obra que Jesus começou, isto é, fazer discípulos-seguidores, crentes - de todas as nações. Somos chamados a sermos sinais convincentes do evangelho no decorrer de nossas vidas, não fazendo coisas extraordinárias, mas nas tarefas simples e ordinárias da vida cotidiana. Paradoxalmente, na medida em que formos fiéis em praticar pouco a pouco as virtudes ocultas e pequenas que crescem "aos pés da cruz", Jesus não estará mais escondido: ele tornar-se-á visível no amor, na preocupação, na busca da justiça, na promoção da paz e na nossa vontade de perdoar e de sermos perdoados de nossas faltas.
     O que poderia haver de mais poderoso e convincente do que isso para fazer discípulos em todas as nações? Ou, pelo menos, fazer discípulos as pessoas com quem interagimos todos os dias nos nossos cantinhos do mundo?

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB


MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 46º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
«Silêncio e palavra: caminho de evangelização»
[Domingo, 20 de Maio de 2012]


Amados irmãos e irmãs,
Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.
O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.
Grande parte da dinâmica atual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes. Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.
No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que deem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de cépticas opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).
Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do Omnipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silêncio» (Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 30 de Setembro de 2010, n. 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade.
Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de Outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus (cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o seu dom de amor total que salva.
Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a Revelação divina realiza-se por meio de «ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Const. dogm. Dei Verbum, 2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré, mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz.
Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.
Vaticano, 24 de Janeiro – dia de São Francisco de Sales – de 2012.
BENEDICTUS PP. XVI


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