sexta-feira, 4 de maio de 2012

Reflexão Salesiana para o 5º domingo da Páscoa - 06 de maio de 2012























Quem vai a serra gaúcha no verão terá oportunidade de ver as videiras carregadas de uvas. Eu fui várias vezes na festa da uva, em Caxias do Sul, onde a gente pode ver belos cachos de uvas, como a da foto que tirei na última exposição que fui. Produzir bons frutos e Viver em Jesus, como dizia São Francisco de Sales é o tema deste final de semana.

Destaque

"Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. Quem guarda os seus mandamentos, permanece com Deus e Deus permanece com ele".

     O trecho da Escritura que lemos no dia de hoje faz parte do discurso da despedida de Jesus aos apóstolos. Este discurso ocupa vários capítulos do Evangelho de São João. As palavras que Jesus transmite aos discípulos são importantes e Ele deseja que eles se recordem sempre delas. Usando uma comparação poderosa e muito bonita, Jesus fala de si mesmo, dizendo que ele é a videira e os discípulos são os ramos. Diz que devem estar próximos a Ele. Para serem saudáveis, os ramos que dão frutos devem estar dispostos a serem podados para libertar-se de coisas que não permitem que deem frutos. Acima de tudo, dever ser parte da videira. Separados da videira não poderão dar frutos. Murcharão e serão jogados fora, bons apenas para serem queimados.
     Jesus esclarece que os discípulos receberam aquilo que estavam precisando. Eles ouviram as palavras que ele lhes falou. Acreditando Nele e nas palavras de vida partilhadas por Ele, eles viverão Nele e Ele viverá neles. O primeiro e o mais importante passo será escutar a palavra. Mas é somente o primeiro passo. Viver a palavra, absorvê-la e torná-la parte integral da vida é o que deve acontecer com a pessoa que está se esforçando para ser discípulo de Jesus. Isto é tão certo para nós hoje em dia como o foi para os discípulos aos quais Jesus falou e com os quais viveu aqui na terra.
     Nós também escutamos as Palavras de Deus. Como os discípulos, somos chamados a viver em Jesus, como dizia São Francisco de Sales, enquanto cumprimos os afazeres de cada dia. E qual é o fruto que deveremos produzir? Nosso fruto é uma vida marcada pelo amor de Cristo, uma vida vivida de uma forma que demonstre a nossos irmãos e irmãs que verdadeiramente acreditamos naquilo que Jesus nos diz. É uma vida caracterizada pela paciência, pela bondade, pela gentileza e pela humildade.
  Como sabemos se estamos vivendo em Jesus e que ele está vivendo em nós? Cumprindo os mandamentos. Nós somos chamados a amar "não somente com palavras e de boca, mas com ações e de verdade". Podemos e devemos ler as escrituras e outros livros de espiritualidade. Podemos e devemos meditar sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Podemos e devemos rezar e participar dos sacramentos da Igreja. Porém, o que irá contar é o modo como tratamos nossos irmãos e irmãs. Se nossas palavras não estiverem apoiadas em nossas obras, serão somente palavras vazias, boas para nada.
    Se falarmos do perdão de Jesus, mas continuarmos com ressentimentos contra um parente por algo que tenha acontecido dez anos atrás, não estaremos vivendo em Jesus. Se tivermos ressentimentos em nossos corações contra um colega que conseguiu o sucesso que nós queríamos, não estaremos vivendo em Jesus. Se nos negamos a reconhecer o comportamento viciado e nos negamos a buscar ajuda, não estaremos vivendo em Jesus. Se nos encanta falar de infortúnios ou das fraquezas dos nossos vizinhos, então teremos que podar muita coisa para podermos dar fruto em nome de Jesus.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário