sexta-feira, 25 de maio de 2012

Reflexão Salesiana para o Domingo de Pentecostes - 27 de maio de 2012


     Na Festa de Pentecostes vemos que o Espírito da verdade capacita os discípulos de Jesus, e os leva a serem testemunhas autênticas de suas palavras e de suas obras. São Francisco de Sales nos diz o seguinte sobre isto: O amor sagrado que o Espírito derrama em nossos corações é muito mais extraordinário do que todas as outras formas de amor. O amor que o Espírito nos dá nos redime e nos dá a vida eterna. Na Festa de Pentecostes o Espírito Santo infundiu um novo vigor, fortaleceu e encheu de virtudes os discípulos de Jesus, para que pudessem continuar o trabalho que o nosso Salvador tinha começado, através da criação da Igreja.

     Vocês também estão desempenhando uma função apostólica e vivendo a fé através de suas vidas como cristãos. O amor do Espírito lhes permite continuar a obra de nosso Senhor. O trabalho que desempenham e que emana do amor do Espírito terá força e autenticidade de crescer como sementes de mostarda. Este Espírito divino não hesita em estabelecer sua morada em nós. Portanto precisamos abrir um espaço dentro de nós para o Espírito Santo. O que devemos fazer para abrir esse espaço? A primeira coisa que Deus pede de nós é o nosso coração. O espírito que vive em nós deseja abrir os nossos corações para a bondade de Deus. O Espírito de Jesus deseja que experimentemos os frutos do amor divino. O Espírito faz isso, dando-nos os dons e as bênçãos provenientes do amor sagrado, através das quais podemos alcançar a felicidade eterna.

     O nosso desejo de atingir a plenitude de uma vida santa é uma centelha da chama divina e da obra do Espírito. Se o nosso desejo é o de embarcarmos na pequena barca da Igreja para navegar pelas águas amargas do mundo, nosso Salvador vai nos ajudar a deslizarmos no caminho para a felicidade eterna. Ele fará todo o possível para nos encorajar a tomar os remos e remar com as mãos. Ele prometeu que, se nos dermos ao trabalho de remar nosso barco, Ele vai nos levar para outro lugar que é cheio de vida. Na medida em que permitirmos ao Espírito dilatar nossos corações, ele incrementará nossa capacidade de amar divinamente. Verdadeiramente bem-aventurados são aqueles que optam por servir a Deus, mesmo que seja só um pouco! Ele nunca permitirá que eles sejam improdutivos nem infrutuosos! Quem, então, pode resistir ao amor enriquecedor do Espírito Santo?

Destaque: "Cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua sobre as maravilhas de Deus".

Perspectiva Salesiana

     Independentemente do fato de que eles falaram para pessoas diferentes, com diferentes línguas e culturas, os apóstolos foram compreendidos por todos os que ouviam quando proclamaram as maravilhas que Deus tinha feito.

     Como foi isso possível?

     Incendiados pelo amor do Espírito Santo, os apóstolos falavam a linguagem do coração. Eles falavam com entusiasmo. Eles falavam com gratidão. Eles estavam louvando e dando graças. Eles falavam desde do fundo do seu ser. Eles falavam a partir de sua alma.

     Em suma, eles estavam falando a linguagem universal - a linguagem do coração.
     Nós somos muito humanos - nós somos muito divinos - quando falamos a linguagem do coração, quando falamos a linguagem do amor, quando falamos e ouvimos com a alma, quando estamos fundamentados na Palavra que se fez Carne.

     Como sabemos muito bem, por experiência própria, a comunicação é mais do que um encontro de olhares... da língua ou do ouvido. A comunicação é algo mais fácil de dizer do que fazer. Muitas vezes não compreendemos. Muitas vezes, presumimos que sabemos que os outros estão pensando ou sentindo. Muitas vezes usamos as mesmas palavras, embora tenham significados diferentes. Muitas vezes temos maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Muitas vezes ouvimos, mas muitas vezes não conseguimos entender. Estamos sempre falando, mas falar não é o mesmo que comunicar-se.... ou falar de coração a coração.

     São Francisco de Sales diz que o Espírito Santo vem para acender os corações daqueles que tem fé. Quando falamos e escutamos com coração incendiado de alegria, verdade e gratidão, o conflito encontra um caminho para a compreensão, a confusão encontra a clareza, o distanciamento encontra o caminho para a intimidade, a dor encontra uma maneira de curar, a frustração encontra o perdão, a violência encontra a paz, o pecado encontra a salvação.

     Francisco de Sales nos dá o seguinte conselho: "Fale sempre de Deus como Deus, isso significa, com reverência e devoção, sem ostentação ou maneirismos, mas com um espírito de caridade, dócil, manso e humilde. Deixe que o mel de devoção, e daquelas coisas divinas que são imperceptíveis ao ouvido de uma e de outra pessoa, possam fluir o tanto que puderem. Reze por tua alma para agradar a Deus, e que ele faça com que este orvalho abençoado penetre nos corações daqueles que te escutem. É maravilhoso como uma proposta doce e amigável atrai os corações dos ouvintes."

     Como devemos falar, ouvir, ou praticar a linguagem do amor hoje?


P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução e adaptação - P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário