sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Paulo – Lapa – 24 a 27/09/11 – 3º Encontro Continental de Comunicação Social



Participei, nos dias 24 a 27 de setembro em São Paulo, no Instituto Teológico Pio XI do 3º Encontro Continental de Comunicação Social, promovido pelo Dicastério da CS, tendo à frente o P. Filiberto Gonzales Plasencia. O Encontro teve como tema principal o aprofundamento e aplicação do novo Sistema Salesiano de Comunicação Social (SSCS).

O Encontro reuniu os Delegados da CS das Inspetorias do Continente americano. Estavam presentes 30 Delegados das diversas Inspetorias, desde os Estados Unidos até o Chile. Do Brasil estavam presentes o P. Daniel Oliveira da Cunha (BMA), Jakeline Lira Gomes de Magalhães (BRE) P. Gildásio Mendes (BCG), Clausius Fabiano Marra Guimarães (BBH), L. Cledson Martas Rodrigues (CONAC/Cisbrasil), P. Tarcizio Paulo Odelli (BPA). O P. Edmilson Rodrigues de Moraes (BSP) não pode participar do encontro.

O Encontro iniciou com a saudação do P. Natale Vitali que convidou a todos os delegados a ser protagonistas em cada uma das Inspetorias, identificando Missão como prioridade e animando as diferentes expressões comunicativas nas Obras. “Estes dias sejam de partilha, de conhecimento, mas também para abrir nossos horizontes como salesianos consagrados e leigos. Une-nos a paixão comunicativa de nosso fundador, Dom Bosco. Paixão educativa que agora se transforma em responsabilidade social, cultural e religiosa” disse o P. Natale em seu pronunciamento. Em seguida P. Filiberto deu o encaminhamento para os trabalhos a serem realizados pelos Delegados no Encontro. Disse que para se fazer um bom trabalho, os participantes deveriam ter como “ponto de partida as pessoas, a missão e a instituição, e não os meios. O mais importante são as pessoas e não as Obras.” O Irmão Cledson, coordenador do CONAC (Comissão nacional de Comunicação) repassou os horários e indicativos do Encontro.

O Encontro foi desenvolvido em 6 núcleos: Estudo do SSCS, papel do Delegado de CS, relação com os demais dicastérios, políticas adotadas pela Inspetoria para tornar efetivo o campo da CS, organização, papeis e funções e conclusões com propostas de implementação da CS nas Inspetorias. Cada Delegado tinha cinco minutos para apresentar estes núcleos, que foram distribuídos ao longo dos dias do Encontro.

No domingo, dia 25 os participantes foram até o bairro de Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, onde funciona a Obra Social Dom Bosco. O diretor da Obra, P. Rosalvino Morán Viñayo mostrou todo espaço físico, onde funcionam diversas oficinas profissionalizantes. A Instituição também mobilizou várias crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo projeto, mostrando assim as atividades culturais da Obra, como a banda marcial e grupos de dança.  À noite, o grupo também teve a oportunidade de se confraternizar, numa churrascaria, experimentando assim, mais um pouco da culinária brasileira, além da feira cotidianamente no local do encontro.

No dia 26 deu-se continuidade ao Encontro, com a apresentação dos núcleos e na parte da tarde a apresentação da experiência brasileira. O Irmão Cledson apresentou a Cisbrasil, as redes e o logotipo salesiano do Brasil.

O Encontro concluiu na manhã do dia 27 com a apresentação das propostas práticas para serem implementadas ao longo deste ano que nos separa do 4º Encontro Continental, a realizar-se em agosto de 2011 no México. Houve também a entrega de certificados e conclusão do P. Filiberto. “Este encontro foi uma oportunidade para entender de maneira global a comunicação salesiana, já que, ao conhecer as realidades das Inspetorias da América se encontram pontos comuns que levam a estruturar uma verdadeira sinergia Congregacional, assumindo as dificuldades como oportunidades de crescimento e de mudança de paradigmas, além de evidenciar os avanços que os Delegados e suas equipes de CS vão tendo sob a orientação do Dicastério”, disse Luz Maria Moreno Hernandez, Delegada da CS da Inspetoria de Medellin, Colômbia. Para ela, “tudo isso é movido por uma convicção clara onde o que importa são as pessoas, não as obras, pois a missão continua, enquanto as estruturas se transformam. E partindo disso se encontra a comunicação como a dimensão transversal da missão salesiana no mundo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário