sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reflexão Salesiana para o Vigésimo quinto domingo do tempo comum – 18 de setembro de 2011


No Evangelho de hoje Jesus nos fala sobre o reino do céu: um lugar onde a misericórdia generosa de Deus e sua bondade excedem completamente nossa concepção de justiça. São Francisco de Sales faz a seguinte observação:

Quando chegamos ao ponto de perder toda esperança, de falar bem das pessoas, é precisamente neste momento que a infinita misericórdia de Deus resplandece e supera a justiça divina. Deus não procede como nós. Deus prefere realizar milagres antes que deixar-nos desvalidos. É por esta razão que nosso Salvador veio redimir-nos e libertar-nos da tirania do pecado. O coração de nosso Salvador está completamente cheio de misericórdia e de bondade para com a família humana.

A providência de Deus possui mais sabedoria do que nós possuímos. Às vezes acreditamos que nos sentiríamos melhor se estivéssemos noutro barco. Pode ser que isso seja certo, mas, somente acontecerá se conseguirmos mudar! A tentação de sentir-nos insatisfeitos e deprimidos por causa do mundo no qual devemos viver, está sempre latente em nós. Não devemos desfalecer. Deus jamais nos abandonará. Somos nós que O abandonamos.

Quando estamos preocupados não desejamos afastar-nos de Deus. Um pouco de virtude colocada em prática em tempos de adversidade, vale mais do que muitíssima virtude demonstrada em tempos de prosperidade. Pode ser que sejamos fracos, mas nossas fraquezas jamais se igualarão a imensa misericórdia que Deus demonstra a quem deseja amá-lo e aos que depositam Nele toda sua confiança. O problema é que todos os lugares e esquinas de nossos corações estão abarrotados com milhares de desejos que impedem nosso Salvador cumular-nos de todos os dons que Ele deseja dar-nos.

Nós demos ser como o marinheiro que mantém seus olhos fixos na agulha da bússola a medida que direciona o barco. Nós devemos manter nossos olhos bem abertos para poder corrigir nossas ambições e para ter somente uma: servir a Deus. Permitamos a Nosso Senhor reinar em nossos corações, tal como Ele deseja fazê-lo. Se fizermos isso, poderemos ficar em paz e viver sem apertos nem medos dentro de nós, e poderemos continuar nosso caminho. Na medida em que procurarmos fazer o bem e mantivermos nosso propósito de amar a Deus, estaremos avançando pelo caminho correto.

(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales)

Perspectiva Salesiana

Destaque: “Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto.” (Is 55, 6)

Todos nós buscamos o Senhor em nossas vidas, estejamos conscientes disso ou não. Nós buscamos a Deus em nossos lares, em nossos bairros, em nossas escolas e escritórios. Nós buscamos a Deus em nossos êxitos e também nos obstáculos que se nos apresentam. Nós buscamos a Deus em nossas esperanças, em nossos medos e em nossos sonhos. Nós buscamos a Deus em todas as coisas que teremos que fazer no dia de hoje.

Com tudo aquilo que temos para fazer, quem terá tempo para gastar nesta busca? A verdade é que buscar a Deus não implica ter que fazer algo extra: buscar a Deus é simplesmente abrir nossas mentes, nossos corações, nossos ouvidos, nossos olhos e nossa imaginação a Deus que está sempre conosco, presente em todas as tarefas que temos a realizar.

São Francisco de Sales escreveu: “Deus está em todas as coisas e em todos os lugares. Não existe nenhuma coisa ou lugar onde Deus não se encontre verdadeiramente presente. Assim como as aves sempre encontram ar onde quer que voem, da mesma forma nós encontraremos Deus presente em qualquer lugar que formos ou estivermos. Todo mundo conhece esta verdade – intelectualmente falando – mas nem todo mundo interioriza esta verdade e a assume como própria” (IVD, parte II, Cap. 2). Deus não somente sabe onde vocês estão, mas “está presente de modo particular em seus corações e no centro dos seus espíritos. Ele os aviva e os anima com sua divina presença, porque Deus está ai como o coração de seu coração e o espírito do seu espírito”. (ibid)

Então, não é Deus quem não está presente em nossas vidas, mas nós, simplesmente – e tragicamente, fracassamos na hora de reconhecer a presença de Deus. Francisco escreveu: “Mesmo quando a fé nos garante a sua presença, como não podemos vê-lo com nossos próprios olhos, muitas vezes nos esquecemos de Deus e nos comportamos como se Deus estivesse longe de nós. Mesmo quando nossa inteligência nos diz que Deus está presente em todas as coisas, fracassamos na hora de refletir sobre esta verdade e agimos como se não soubéssemos.” (ibid)

Um dos métodos mais poderosos e efetivos para buscar o Senhor – para poder ver que o Senhor está sempre presente – é a oração. Não importa o quanto estejamos ocupados, frustrados, solitários ou alegres, não importa quão atarefados estão nossos dias, sempre temos a oportunidade de orar: uma palavra, uma frase, um pensamento ou uma imagem que nos recorde que o Deus que nos criou, que nos redimiu e que nos inspira é verdadeiramente Emanuel, um nome que significa que Deus está conosco!

Porque isso é tão importante? Quando estamos conscientes da presença de Deus é mais provável que nos tratemos uns aos outros de modo mais amoroso, pacífico, despreocupado, com doçura, com verdade e com gentileza. Ao contrário, quando não lembramos a presença de Deus, nós... seremos mais propensos a comportarmo-nos de modos que vão contra seus desígnios.

Busquem... venham ao Senhor que sempre está presente em nós... nos outros... em todas as atividades de cada dia. E uma vez conscientes desta verdade, recordem que devem pensar, sentir, sonhar, trabalhar e atuar de acordo com a mesma!

Texto: P. Michael S. Murray, OSFS – Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário