terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pensamento de S. Francisco de Sales para o dia

"No céu, ama-se ininterruptamente, enquanto aqui até os maiores santos, tiranizados pela agitação das necessidades e exigências desta vida mortal, são forçados a sofrer inúmeros desvios, que, muitas vezes, lhes impede amar santamente" (DASal 3,180)

2 comentários:

  1. Olá Padre Tarcizio!
    Apesar de ser vocacionado salesiano, não tinha como uma das minhas referências, São Francisco de Sales, do qual se baseia toda a espiritualidade da congregação. Pelo pouco que li, dá pra se ver de onde Dom Bosco se inspirava sobre a questão da santidade, que é algo que me chama muita atenção. De primeira, gostaria de lhe perguntar algumas coisas sobre os textos que o senhor utiliza no blog.
    A única obra que eu conheço de São Francisco de Sales que ainda não li, por não encontrar, é Filotéia: Introdução da Vida Devota. Esses trechos usados aqui são dessa obra?
    Gostei muito do blog e acho fundamental conhecermos a história dessa personagem importante para a família salesiana e para o nosso cotidiano, afinal a santidade deve ser buscada no dia-a-dia, né? :D
    Me chamo Miguel, tenho 19 anos e sou vocacionado pela Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia. Espero que mantenha-mos contato, também porque o seu blog é uma fonte confiável sobre São Francisco de Sales. Obrigado e parabéns pelo blog! :)

    ResponderExcluir
  2. Miguel, obrigado pelas suas palavras. Ao longo destes últimos 8 anos li muita coisa sobre São Francisco de Sales. Inclusive traduzi do espanhol dois volumes sobre a vida e a espiritualidade de SFS. Espero em breve poder encaminhar para impressão, pois quase não temos nada sobre ele em português. Em relação à sua pergunta, nos comentários dominicais aparece muitas citações da Filotéia, mas normalmente me baseio em outras obras para a vida e frases que tenho aqui. Já fiz uma pequena biblioteca sobre ele. Vou te dar uma dica para ler a Filotéia, se consegues encontra. Existe um livro em portugês que é uma atualização da Filotéia. É muito mais fácil para se ler esta obra de SFS. O livro é de um Oblato de SFS e chama-se "Um amigo a ser descoberto" de Michel Tournade, editora Cidade Nova. Bem realmente poderemos nos manter sempre em contato e desejo que a espiritualidade de SFS possa sempre nos unir e que possamos vivenciá-la através do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que também é uma atualização da espiritualidade de SFS.

    ResponderExcluir