sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cristo Rei - 21 de novembro de 2010



Hoje celebramos a Festa de Cristo Rei. São Francisco de Sales nos encoraja a aceitar o Reino de Cristo:

As abelhas sempre se mostram intranquilas quando não têm uma rainha. Mas quando sua rainha nasce se agrupam ao seu redor e cumprem seus desejos. Da mesma forma, nossos sentidos vagam eternamente arrastando atrás de si o nosso "eu interior", desperdiçando tempo e causando preocupação e ansiedade em nós. Tudo isso destrói a paz que é tão necessária ao nosso espírito humano. Nossos sentidos, nossa mente são como as abelhas místicas. Enquanto não temos um soberano, ou seja, enquanto não escolhemos a Nosso Senhor como nosso rei, nossas preocupações continuarão apoderando-se de nós.

Assim, quando escolhemos Nosso Senhor como nosso Rei, devemos nos submeter a Ele. Sua é singularmente bondosa no exercício da misericórdia e da justiça. A misericórdia de Deus faz com que escolhamos fazer a coisa certa, enquanto a justiça de Deus faz-nos rejeitar o mal. Nosso Senhor usa de misericórdia e justiça para extirpar tudo o que nos impede de experimentar os efeitos da Sua bondade. A justiça de Sua Majestade pode transformar nossa consciência através do entendimento. Mas essa tendência gerará em nós tendências que nos permitirão alcançar o nosso bem-estar. Deixar de lado o nosso velho homem para moldar o novo "eu em Cristo" pode nos causar sofrimento. Mas a misericórdia incomparável de Nosso Senhor abre nossos corações e restaurara a nossa saúde por meio do Espírito Santo, que enche nossos corações com amor sagrado.

A paz reinará onde Nosso Senhor é o Mestre. A fim de preservar a nossa paz, devemos cultivar uma intenção pura de trazer a glória de Deus em todas as coisas. Façamos todos os esforços possíveis, ainda que pequenos, para alcançar esse objetivo, e deixar que Deus cuide do resto. Nós oramos para alcançar a felicidade e para cumprir com os desejos do nosso Rei, da mesma forma que as abelhas fazem com a sua rainha, para que possamos começar nesta vida, e com a ajuda do amor de Deus, o trabalho que continuará no Céu junto à eternidade. Viva Jesus!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque

"Jesus, lembra-te de mim quando estiveres no teu reino." “Eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso".

Perspectiva Salesiana

Francisco de Sales nos diz na introdução à vida devota: "Considere o amor eterno que Deus te deu. Antes que Nosso Senhor Jesus Cristo, que se fez homem, sofresse na cruz por ti, Sua Majestade divina pela sua bondade soberana já havia projetado tua existência e te amava muito”. (Introdução, Parte V, Capítulo 14)

Tão tentado como estava pelas vozes ao seu redor, dizendo-te que usará seu poder real para tua própria libertação ou benefício, Jesus passou seus últimos momentos, o último suspiro, para o benefício de todos. Foi com amor que ele prometeu o paraíso ao ladrão arrependido que lhe pediu com humildade e contrição.

Nesta festa do Reino de Cristo, a Igreja apresenta-nos duas imagens: Davi, o pastor-guerreiro, que foi designado para ser seu rei do seu povo, e Jesus, o verdadeiro rei, rejeitado pelo povo, crucificado e ridicularizado. Com Davi o reinado de Israel foi estabelecido para que dele saísse o Redentor de todos os povos. Mas, como Jesus viveu o seu chamado para ser rei? De acordo com São Francisco de Sales foi para "a perfeita entrega nas mãos de nosso Pai celestial e a esta perfeita indiferença a tudo aquilo que é a vontade de Deus." (São Francisco de Sales - Sermões de Quaresma, Sexta-Feira Santa, 1622)

Para Jesus, ser o rei significava ser um com o seu Pai. Ele vivia em perfeita união com Deus. Como diz Paulo em sua carta aos Colossenses: "é a imagem do Deus invisível.” Para Jesus, ser o rei significava dar-se todo para os outros. Ele deu tudo que tinha a cada pessoa em todos os momentos. Vemos isso em suas palavras para o criminoso arrependido na cruz: Jesus só falava da misericórdia e da aceitação.

Somos chamados a fazer o mesmo. Como cristãos, nossa primeira preocupação deve ser a união com o nosso Deus: "Senhor, é bom para mim estar com você, mesmo se você estiver na cruz ou em sua glória." (Introdução, Parte IV, Capítulo XIII) Francisco de Sales diz no Tratado do Amor de Deus: "O Calvário é o monte dos amantes." (Livro XII, Capítulo XIII) Seguindo o exemplo do nosso Rei, temos que falar de misericórdia e aceitação. Como Jesus, nós não somos chamados a condenar ou rejeitar, mas apenas para o amor.

Santa Leonia Aviat viveu a vida humilde e entregue como nos mostra as Escrituras do dia de hoje. Ela reconheceu e experimentou o sentido da fidelidade autêntica, do poder real: o de passar toda a vida com Deus para os outros. Como uma jovem fundadora de uma comunidade religiosa, as Irmãs Oblatas de São Francisco de Sales, a Madre Aviat se comprometeu em "esquecer-se completamente" e "trabalhar para a felicidade dos outros." O chamado para seguir Cristo ressoou em cada uma de suas palavras e de suas ações assim como ela trabalhava para dar às pessoas aqui na terra uma amostra do paraíso que Cristo prometeu a todos aqueles que o recordam.

Talvez seja esse o ponto. Que melhor maneira de pedir a Deus para que nos lembre de sua presença em cada dia, cada hora e momento? Que melhor maneira de acompanhar a Cristo no céu do que lembrar que temos que chegar aos outros aqui na terra?

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário