sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O CHAMADO À SANTIDADE


Neste final de semana não temos os comentários do evangelho salesiano do final de semana, pois celebramos a festa de todos os santos, que em outros países se celebra no dia 1º de novembro. Então decidi transcrever este arquivo que tenho sobre a santidade na Espiritualidade Salesiana.  

O CHAMADO À SANTIDADE

1.       DEVOÇÃO: 

-
São Francisco de Sales não costumava usar a palavra espiritualidade. Falava da devoção. Ser devoto significava viver a vida cristã com seriedade, de maneira coerente e comprometida.
- Mas os estudiosos do santo dizem que santidade, perfeição cristã, perfeição da caridade, devoção são sinônimos.
- Santidade para todos: esta é uma das maiores contribuições de São Francisco de Sales para a espiritualidade cristã.
- “Na criação, Deus mandou as plantas produzirem seus frutos, cada um segundo a sua espécie. O mesmo mandamento dirige aos cristãos, que são plantas vivas de sua Igreja, para que produzam frutos de devoção, cada um segundo seu estado e condição. A devoção deve ser praticada em modo diverso pelo fidalgo, pelo artesão, pelo empregado, pelo príncipe, pela viúva, pela mulher solteira e pela casada. Porém, isto não basta: é necessário conciliar a prática da devoção com as forças, as obrigações e deveres de cada pessoa... É um erro e até uma heresia querer expulsar a devoção da corte dos príncipes, dos exércitos, da tenda do operário e da vivenda das pessoas casadas...Enfim, onde quer que estivermos, podemos e devemos aspirar continuamente à perfeição”. (IVD I, 3)

2.       UMA MENSAGEM SURPREENDENTE

- Santidade para todos: surpreendeu fortemente seus contemporâneos: o mundo pinta as pessoas devotas com um rosto sombrio, triste e melancólico – mal-humorados e insuportáveis. (IVD prólogo) e pensavam que santidade era para pouca gente, coisa de frades e monges, de beatas, de quem se retirava do mundo.
- Hoje: a palavra santidade não suscita grandes adesões e entusiasmos. Raramente se fala de santidade. Quando se fala: espiritualismo abstrato e desencarnado. Mentalidade antiquada. Longe dos valores atuais. Para muitos é coisa do passado. Para outros é um ideal demasiado elevado e custoso.
- contra tudo isso SFS quer mostrar que se pode viver no mundo, no meio das preocupações, vicissitudes, ocupações da vida e ser santos! Escreveu então a Introdução à Vida Devota. Produziu grande impacto. Para muitos é como se a religião tivesse sido libertada de duras cadeias.
- São Francisco de Sales se concentra no essencial: amor de Deus.
- Propõe uma santidade não como fuga do mundo, mas como ideal a conquistar.
- a IVD ou Filotéia representa a cristalização da mensagem salesiana da santidade laical, a santidade no mundo, a santidade para todos.

3.       SANTIDADE PARA TODOS

- Todos os crentes são chamados à santidade porque foram criados à imagem de Deus.
- Imprimir em nosso próprio ser, o ser de Deus.
- Fazer crescer e desenvolver em nós esta imagem e semelhança divina – desafio radical e a empresa mais apaixonante que um homem e uma mulher podem empreender.
- Fundamento: desígnio e vontade de Deus. Ele quer a nossa santidade!
Textos:
Ele nos escolheu antes da criação do mundo para sermos santos e imaculados no amor (Ef 1,4).
Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito. (Mt 5,48).
Santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos. (1 Cor, 1,2)
Conforme a santidade daquele que os chamou, sede também vós santos em todo o vosso proceder (1 Pd 1,16)
Aperfeiçoamos nossa santificação com o temor de Deus (2 Cor 7,1)
A fim de que o coração de vocês permaneça firme e irrepreensível na santidade (1 Ts 3,13)
- Cristo é o fundamento de toda santidade. A santidade constitui um dever primordial dos cristãos, porque na realidade consiste em viver de maneira coerente a vida cristã.
- Não se realiza somente com a vontade humana. A santidade não é resultado de esforços humanos. Provém de Deus, é dom de Deus. É Deus quem irrompe na história e na vida humana e nos arrasta, nos conduz à sua própria vida, a vida divina.
- Manter sempre muito viva a confiança na ajuda divina. Confiança a abandono são os eixos de toda a vida espiritual.
“Se aproveitássemos as inspirações celestiais em toda a plenitude de sua eficácia, logo faríamos progressos admiráveis de santidade”.

4.       ATUALIDADE DA MENSAGEM SALESIANA

- É importante sublinhar a atualidade da mensagem salesiana, principalmente do chamado à santidade para todos.
- O Concílio Vat. II, no cap. 5 da Lumen Gentium fala sobre a “vocação universal a santidade na Igreja”. O Concílio diz que a Igreja é “indefectivelmente santa”, porque Cristo a amou como sua esposa e se entregou a Si mesmo por ela para santificá-la; por isso na Igreja todos estão chamados à santidade. (LG 40 e 42). O Vaticano II usa quase as mesmas palavras que quase quatrocentos anos disse Francisco de Sales. Paulo VI disse que ele foi precursor do Concílio Vaticano II.
- O chamado à santidade constitui o autêntico pensamento eclesial. Paulo VI disse: “É o elemento mais característico de todo o magistério conciliar e, por assim dizer, seu fim último”. (SC) E João Paulo II: “É o momento de propor novamente a todos com convicção este alto grau da vida cristã ordinária”. (NMI 31 – Novo Milenio Ineunte)
- Contra a tendência ao conformismo, rotina ou mediocridade é preciso insistir na prioridade desta meta.
- A santidade é o pressuposto fundamental para a Igreja realizar sua missão. Vocação comum.
- Para nós: primado de Deus – acolher o amor e viver o amor.
- Neste sentido São Francisco de Sales é modelo para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário