sexta-feira, 6 de agosto de 2010

XIX Domingo do Tempo Comum (ciclo C) 08 de agosto de 2010


Parabéns aos pais, neste dia a eles consagrado. Muitas vezes, para não termos medo na vida, precisamos do abraço deles. 

As leituras de hoje nos exortam para sermos servos fiéis a Nosso Senhor. Este é um tema recorrente nos escritos de São Francisco de Sales.

As Escrituras dizem que temos que nos agarrar firmemente àquilo que temos. Ainda assim, somos como os corais, que facilmente se dobram ao movimento das correntes marinhas. Como nós ainda vivemos no mar deste mundo somos propensos a nos dobrar de um lado para o outro - de um lado para o amor de Deus, e do outro lado para ceder à tentação dos bens, que embora vazios, parecem ser benéficos.

Estes supostos bens são como raposas, que procuram destruir a nossa vinha, enquanto que o amor de Deus nos exorta a fazer do nosso coração um lugar fértil, através das boas obras. Portanto, devemos usar a nossa mente na prática do amor sagrado, para que estes supostos bens, não exerçam sua influência sobre nós. A vontade de Deus não está em proteger-nos dos falsos bens. Ao contrário, Ele quer que pratiquemos plenamente o amor sagrado, resistindo à tentação que eles representam. O que Ele deseja é que, combatendo, obtenhamos uma vitória e que por meio desta vitória cheguemos ao triunfo. 

Sempre haverá falsos bens, como a riqueza e as honras, que despertam a cobiça em nós. Se mantivermos nossa fé centrada na Palavra de Deus, ela nos ajudará a distinguir entre os bens verdadeiros, pelos quais devemos trabalhar, e os falsos que devemos recusar. Nossa fé fará que se acenda em nós um alarme diante da aparição de um falso bem, por mais atrativo que este pareça. Imediatamente o amor divino rejeitará esta falsidade, já que nossa fé nos permite ver aquelas coisas que são realmente eternas.

Continuamos pertencendo a Deus, mesmo no meio das muitas ocupações que implicam uma diversidade de coisas terrenas, com as quais lidamos. Não existe oportunidade melhor para testemunhar a nossa fidelidade quando tudo der errado. As dificuldades nos dão a oportunidade de colocar em prática as nossas virtudes e a nossa confiança em Deus, que deseja assistir-nos e prestar sua ajuda quando pedimos. Que felizes seremos se caminharmos pela vida e deixarmos os braços de Nosso Senhor somente para caminhar e para fazer todo possível de colocar em prática as boas virtudes e boas obras, porém, sempre segurando nas mãos do nosso Salvador! 

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

 Destaque

“A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem.”
“Não tenhais medo, pequenino rebanho...”

Perspectiva Salesiana

Como seguidores de Jesus, somos chamados a viver uma vida de fé. Cada dia, cada hora, cada momento de nossas vidas deve ser cheia de oportunidades para crescer na fé, no amor e na compreensão de Deus, de nós mesmos e dos outros.

As Escrituras de hoje fazem uma pergunta: o que é exatamente a fé? 

São Francisco de Sales faz a distinção entre fé viva e fé morta: "Examine o seu trabalho e ações. Quando não há sinais de vida consideramos uma pessoa como morta. No inverno as árvores parecem estar mortas, mas, na época da temporada elas produzem folhas, flores e frutos. Da mesma forma, quando a fé morta aparenta estar viva, apenas esta última pode dar  frutos de fé em todas as estações. A fé vivenciada no dia a dia  é excelente para isso, porque estando unida ao amor e sendo vivificada pelo amor é forte, firme e consistente. "
As pessoas que estão cheias de fé, diz Francisco de Sales, vivem a vida de modo vigilante, forte, prudente e atentas. Ao aderir à verdade de que Deus é amor, que foram criadas, resgatadas e inspiradas no amor, são chamadas a partilhar o amor com os outros. As pessoas que estão cheias de fé, são pessoas de ação, de coragem e de perseverança, sempre caminham para frente, inclusive na direção das coisas que não podem ver.

Compare este poder e esta promessa com a alternativa: a decisão de viver com medo.

As Escrituras de hoje fazem a pergunta: o que é exatamente o medo?  "Um estado ou condição marcada por sentimentos de ansiedade e agitação provocada pela presença ou iminência de perigo, um sentimento ou apreensão de perturbação. "(American Heritage Dictionary do idioma Inglês) 

Pessoas que vivem com medo, não confiam na verdade de que Deus é amor, não se atrevem a acreditar que foram criadas e que são sustentadas por este amor.  Não estão dispostas a partilhar esse amor com os outros. Pessoas que vivem com medo são pessoas que não agem, estão sempre desanimadas e são tímidas. Estas pessoas sempre querem dar meia volta e regressar. Temem olhar para frente. As pessoas medrosas estão, num sentido muito real, mortas desde já. 

Não se engane: as pessoas de fé não são imunes ao medo. Elas temem sua própria infidelidade. Elas temem sua própria fraqueza. Elas temem seus próprios pecados. Às vezes, da mesma forma, temem a infidelidade, a fragilidade e os pecados dos outros. Enfim, as pessoas de fé, escolhem viver sem este medo e viver na verdade de Deus, que as chamou para serem pessoas e que devem colocar em Deus a causa e a vida de seus irmãos e irmãs.

As pessoas de fé são seres humanos que procuram ser plenamente humanas. As pessoas de fé sabem que o medo faz parte da vida, mas que há mais vida - muito mais - do que o medo. 

Padre Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário