sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Reflexão Salesiana do Domingo - Décimo segundo Domingo do Tempo Comum (ciclo C) Agosto 29, 2010

As leituras de hoje nos ensinam que a humildade e a generosidade são valores que nos levam para a vida eterna. Eis alguns dos pensamentos de São Francisco de Sales sobre essas virtudes, que estão presentes em vários de seus escritos:

A humildade é muito generosa, e nos faz assumir todas as tarefas que nos foram confiadas com uma coragem invencível. Quando somos humildes, sobra coragem, porque estamos colocando a nossa confiança em Deus e não em nós mesmos. Ao mesmo tempo, a confiança em Deus, dá lugar a um espírito generoso em nós.

Nosso coração generoso pode estar cheio de dúvidas sobre nossa capacidade de fazer qualquer coisa. Mas não podemos ficar atolados nestas dúvidas. Temos que continuar fazendo essas coisas, pois sabemos que irão agradar a Deus. Quando trabalhamos, surgem dúvidas, principalmente porque valorizamos a nossa reputação. Queremos ser como professores que não querem jamais cometer um erro sequer. Mas são nossas amadas imperfeições que nos forçam a reconhecer nossas falhas e fazem com que coloquemos em prática nossa humildade, o amor sacrificado, a paciência e a vigilância. No final, os processos em que vivemos em meio à dor engrandecem o nosso coração e incrementam nossa coragem. Deus sempre se compraz em poder levantar-nos quando somos fracos.

Não devemos nos preocupar se percebermos que ainda somos iniciantes, quando se trata de pôr em prática as virtudes. A nossa existência é um processo de aprendizagem sobre como amar de forma divina. A nossa obrigação de servir a Deus e continuar o caminho do amor de Deus, continuará até o dia da nossa morte. Embora seja verdade que Deus nos confiou fazermos todo o possível para adquirir as virtudes sagradas, nosso trabalho é cultivar nossa alma corretamente. Portanto, devemos cuidar delas fielmente. Mas no que diz respeito às culturas e as colheitas abundantes, deixemos que Nosso Senhor se encarregue disso. O agricultor não será responsabilizado por não ter uma boa colheita, a menos que não tenha lavrado e semeado suas terras com o cuidado necessário. Então, siga em frente com paciência, e em vez de se preocupar por ter conseguido um mínimo progresso no passado, tente ser mais diligente, a fim de obter melhores resultados no futuro.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales)



Destaque

“Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amados mais do que um homem generoso. Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor”

Perspectiva Salesiana

Como encontrar graça diante de Deus através da nossa humildade?  Nesse caso, quando nós nos humilhamos, o que estamos realmente fazendo?  Em primeiro lugar, a humildade nos desafia a evitar dois extremos na vida: a tentação de exaltar a nós mesmos, ou o desprezo. Francisco de Sales ofereceu exemplos concretos de como fazer isso . "Quanto a mim, não quisera fazer-me de louco, nem de prudente, porque se a humildade me impede de fazer-me prudente, a sinceridade e a simplicidade me devem impedir de fazer-me de louco; Se a vaidade é contrária à humildade, o fingimento e o ardil são contrários à simplicidade e à candura da alma. A humildade esconde e cobre as outras virtudes para poder preservá-las, mas também as revela quando a caridade o requer para poder enriquecê-las, para melhorá-las e aperfeiçoá-las." (Introdução à Vida Devota, Parte III, Capítulo 5)

Num nível mais profundo, é a humildade de reconhecer nossa pequenez e a grandeza de Deus. "Considere o que Deus fez por nós e o que temos feito contra Deus, e quando refletimos sobre os nossos pecados, um por um, devemos considerar também a graça de Deus, uma por uma. Não há necessidade de temer que o conhecimento dos dons de Deus nos fará sentirmo-nos orgulhosos se somente recordarmos esta verdade: o bom em nós não vem apenas de nós mesmos." (Ibidem)

Finalmente, ter uma visão equilibrada de nós mesmos, reconhecer a nossa pequenez, a grandeza de Deus e agradecer a fidelidade de Deus para conosco, nos leva a viver uma vida de generosidade. "Os espíritos generosos não se divertem com brinquedos insignificantes da honra ou dos títulos. Eles têm outras coisas para fazer. Estes divertimentos pertencem às mentes preguiçosas. Aqueles que possuem as pérolas não estão preocupados com as conchas, enquanto que aqueles que aspiram à virtude não estão preocupados com as honras." (Introdução à Vida Devota, Parte III, Capítulo 4)

A humildade não é menosprezarmo-nos. Não, humilharmo-nos significa tomar o que nos corresponde na vida, como beneficiários do amor de Deus para conosco e como instrumentos do amor de Deus na vida dos outros.

Em última análise, a humildade faz com que conheçamos nosso lugar no plano de salvação e em termos a coragem de assumir este lugar. Esta é a verdadeira humildade, a qual, no tempo certo, deve nos levar suavemente - e respeitosamente a animar os outros nesta luta para que, da mesma forma cheguem a conhecer o seu lugar no plano da salvação e para que eles também tenham a coragem em assumi-la.

Qual a melhor maneira de encontrar o favor de Deus?  Juntos.

Padre Michael S. Murray , OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário