quarta-feira, 28 de abril de 2010

O Pai e a Mãe de São Francisco de Sales

Eis o Brasão da Casa de Sales. O lema da família era: "Nem mais, nem menos". Eu já procurei em vários lugares a explicação do mesmo, mas ainda não consegui.


Francisco de Sales, Sr. de Boisy


     Filho de João de Sales e de Claudina de Charansonay, nasceu em 6 de janeiro de 1522. Tinha um irmão maior, chamado Luis. Aos 12 anos era Pajem no Castelo de Duingt, junto ao lago de Annecy. Em 1538 foi para a França. Aos 22 anos já era Capitão da Cavalaria e aos trinta, Embaixador ante os reis da França e em Navarra. Com a Paz de Ardres em 1546, retorna para a Sabóia. Em 1557 faz negociações para o Príncipe de Paris. Casou-se com Francisca de Sionnaz pelo contrato de 12 de maio de 1560. Ela tinha sete anos. Na primavera de 1566, celebraram o sacramento do matrimônio.
     O fato de ter sido militar por muitos anos e de ter que participar em várias guerras, o tornou seco e autoritário, e, as vezes, até brusco e áspero, como é costume na disciplina militar, especialmente em tempos de guerra.
     Porém, pelo fato de estar exercendo ofícios diplomáticos, o levou a moderar seus modos duros e, sobretudo a vida do campo e de sua amabilíssima esposa o foi transformando até chegar a ser um excelente pai de família. Sua formação de perfeito Cavalheiro na Corte o levará a formar em seu filho Francisco no melhor cavalheirismo. Leal em tudo. Não se conheceu nenhum bastardo. Estimava os camponeses e prestava-lhes auxílio.

Francisca de Boisy



     Francisca de Sionnaz era filha do sabioano Melchior de Sionnaz, Senhor de Vallières e de la Thuille. Sua mãe chamava-se Boaventura de Chevron-Villette. Esta já era viúva quando se casou com ele e era herdeira do nobre e poderoso Filippo Derée. Em 1560 morre Melchior de Sionnaz e a viúva Boaventura, dois anos depois, no dia 31 de março de 1562 se casa em terceiras núpcias com Pietro, Senhor de Monthoux e Vilagoret. Fica viúva uma terceira vez em 1567 e contrai um quarto matrimônio com seu primo de La Flèchère. A mãe de Francisca deu-lhe como dote de casamento o senhorio de Boisy, do qual faziam parte um castelo e um feudo, na paróquia de Groisy com a obrigação de que seu genro passasse a usar este título. Por isso, desde então, o Senhor de Nouvelles e sua esposa se chamarão Senhor e senhora de Boisy. Francisco herdou da mãe o caráter de terna, forte e prática piedade. Chamava-a de “minha boníssima e caríssima mãe”.
“Meu Deus e minha mãe me amam muito”. (Francisco de Sales)

Brasão da Família Boisy



Depoimento da Madre de Chantal sobre a mãe de Francisco de Sales:


“Era uma senhora das mais respeitáveis que conheci naquela época; possuía uma alma generosa e nobre, pura, inocente e simples; verdadeira mãe e provedora dos pobres; era modesta, humilde e complacente para com todos, muito serena em sua casa; administrava sabiamente sua família com a preocupação de fazê-la viver no temor de Deus; freqüentava amiúde os divinos sacramentos”. (Chantal, III,98)

2 comentários:

  1. - Bonito trabalho de pesquisa, aproveito para dizer que faço brasões entalhados em madeira na medida de:
    30 X 50 cm. Visite o meu site e veja fotos e vídeo do
    meu trabalho:
    www.pauloabreudesenhista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito :)
    Nem sabia que a minha família tinha brasão! :D

    ResponderExcluir