quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estreando...

Nestes últimos anos venho amadurecendo a ideia de lançar um blog para divulgar a pessoa, a ação e a espiritualidade de São Francisco de Sales. Entre nós, Salesianos de Dom Bosco, este santo não é muito conhecido, apesar de ser o nosso Padroeiro. Eu mesmo sabia muito pouco sobre ele, e nem me interessava muito. Dom Bosco é o nosso Pai e Mestre e sempre o estudamos com afinco, pois nos apaixonamos pelo seu modo de ser, tanto como pai, ou, como fundador. Mas, Dom Bosco buscou em Francisco de Sales a inspiração para fundar sua Obra e a espiritualidade dele está na raiz da Sociedade “Salesiana” de Dom Bosco. Então, há mais ou menos cinco anos atrás fui convidado pelos Salesianos Cooperadores de Porto Alegre para falar de São Francisco de Sales. Preparei-me buscando subsídio no audiovisual sobre ele, que o Centro Gaucho de Audiovisuais tinha elaborado na década de 80. Diga-se de passagem, algo muito rudimentar e em alguns aspectos sem nexo histórico. Mas isso eu fui descobrindo depois, pois me apaixonei também por São Francisco de Sales e de lá para cá não deixei mais de ler e estudar sobre ele. Praticamente os únicos livros que leio são sobre ele ou sobre sua espiritualidade. Traduzi um livro do espanhol e estou traduzindo outro, pois a bibliografia sobre S. Francisco de Sales em português é muito pobre.

Assim fiquei pensando bastante e decidi me jogar na água. Irei aprendendo aos poucos a parte técnica do blog. E aproveito para colocar mais dois assuntos neste blog: Comunicação Social e a divulgação da Associação de Maria Auxiliadora, ADMA. Como dizia São Francisco de Sales, faremos “Tudo por amor, e nada por força!”.

5 comentários:

  1. Parabéns, Padre Tarcizio!!!


    São Francisco de Sales é padroeiro dos Salesianos, e também da Comunicação, não por acaso que a Mensagem para o Dia Mundial da comunicação é apresentada no dia 24 de janeiro dia da memória de São Francisco de Sales.

    "A tarefa primária do sacerdote é anunciar Cristo, Palavra de Deus encarnada, e comunicar a multiforme graça divina portadora de salvação mediante os sacramentos. Convocada pela Palavra, a Igreja coloca-se como sinal e instrumento da comunhão que Deus realiza com o homem e que todo o sacerdote é chamado a edificar n’Ele e com Ele. Aqui reside a altíssima dignidade e beleza da missão sacerdotal, na qual se concretiza de modo privilegiado aquilo que afirma o apóstolo Paulo: «Na verdade, a Escritura diz: “Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido”. […] Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Mas como hão-de invocar Aquele em quem não acreditam? E como hão-de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão-de pregar, se não forem enviados?» (Rm 10,11.13-15)." Trecho da Mensagem para o 44º Dia Mundial da Comunicação Social

    Parabéns, Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pe. Tarcizio!
    O Blog, conforme você vai vendo, é uma ótima distração informativa, e acaba se tornando um veículo de contato direto com os jovens e amigos.

    Um abração e bem-vindo ao Mundo dos Blogs!

    Luciano Lukas - ISPEA (Bagé/RS)

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana sua idea p. Tarcizio!! os sdb devem estar nos pátios em que os jovens se encontram...
    o blog está bem apresentado...já sou seu seguidor...abração

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua iniciativa, creio este canal torna-se-á forum, pois temos muitas duvidas sobre Dom Bosco e S Francisco Sales.
    Paz e Bem
    Salve Dom Bosco.
    Jackson e Comuniade N S Aparecida, Ponta Grossa- PR

    ResponderExcluir
  5. Olá P. Tarcizio

    Excelente espaço. Tambpem quero conhecer mais sobre São Francisco de Sales. Continue alimentando este blog!

    Abraços e bom trabalho!
    Gisele Mendes

    ResponderExcluir