sábado, 24 de abril de 2010

Comentário do Evangelho dominical baseado na Espiritualidade Salesiana


4º Domingo depois da Páscoa – Ano C

     No Evangelho de hoje Jesus é o Bom Pastor que cuida do seu rebanho. São Francisco de Sales nos recorda que nós também devemos ser bons pastores que se ocupam de seus rebanhos.
     Existem pessoas que dizem que os pastores representam todas aquelas pessoas que desejam ser santas: mas, se cada um de nós é pastor, quem são nossas ovelhas? Nossas ovelhas são nossos desejos, nossos sentimentos e nossas emoções. Nós devemos cuidar deste rebanho espiritual. Jesus nos ensina como governar e controlar nossos desejos, sentimentos e emoções neste rebanho que devemos guiar.
     Como o pastor cuida do seu rebanho, o Bom Pastor nos reúne ao Seu redor para adaptarmo-nos à Sua maneira. Ele deseja que vivamos nossas vidas à luz da Vontade de Deus e não em base as nossas teimosias e aos nossos desejos. De Jesus podemos aprender como governar nosso rebanho e direcionar nossos desejos, sentimentos e emoções de forma que contribuam para nossa saúde espiritual.
     O que pode mais agradar a Deus, Nosso Divino Pastor, do que o fato de oferecer-lhe a ovelha que é o nosso amor? O amor é o primeiro desejo do espírito humano. O verdadeiro amor se consegue quando vivemos de acordo com as inspirações e os ditados que Deus deposita em nós.
     Nosso Deus é o Deus do coração humano. Nossos corações estão sedentos de Deus. Nós possuímos uma inclinação natural para conhecer e amar a Deus. Não existe outro amor que possa satisfazer-nos da mesma forma que o faz a bondade de Deus, de quem recebemos o alimento infinito.
     São Agostinho disse: “Amem a Deus e depois façam o que desejem”. Quando todos os nossos amores fluem do amor de Deus, então poderemos dizer que verdadeiramente amamos a Deus. Que felizes seremos se permanecermos na presença de Nosso Bom Pastor e o imitarmos fielmente, seguindo Seu exemplo! Então estaremos servindo a Deus como Deus o deseja e seremos bons pastores conosco mesmos e com os outros.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário