segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Ducado da Sabóia

     Antes de iniciar a biografia de São Francisco de Sales vamos situar a história e a geografia do país onde ele e Dom Bosco nasceram: o Ducado de Sabóia (em francês Savoie, italiano Savoia). É um antigo Estado cujo território compreendia os atuais departamentos franceses de Sabóia e Alta Sabóia e parte da região italiana do Piemonte. A capital era Turim. Deriva do precedente Condado de Sabóia. Como ducado independente, sob controle da casa de Sabóia, durou de 1416 a 1714. O nome Sabóia deriva do termo latino sapaudia (ou sabaudia) que significa "território de pinheiros". Quem morava neste Ducado é saboiano. Existe certa confusão com o nome do ducado em português, por muitos usam o termo francês ou italiano, “Savoie/a). De acordo com o dicionário Houaiss o termo correto é Sabóia.
     Ao final da Guerra de Sucessão Espanhola com o tratado de Utrecht em 1713, o Duque de Sabóia recebeu o título de rei de Sardenha em 1720 (e se tornaria rei de Itália em 1861).
     O reinado da Casa de Sabóia na Itália terminou no dia 13 de junho de 1946, com um referendo no qual os italianos escolheram a república como a sua forma de Estado. Segundo a Constituição da república italiana, os descendentes titulares da Casa de Sabóia, do sexo masculino, ficavam proibidos de entrar em Itália. Só em 2002 é que se alterou essa disposição e os membros titulares da família foram autorizados a entrar e permanecer no país.
     A família “di Savoia” foi a proprietária do Santo Sudário entre 1453 e 1983. Habitaram vários palácios, que foram denominados como as antigas residências da Casa de Sabóia.


     São Francisco de Sales teve educação francesa e saboiana. Sempre se considerou sabioano e teve um grande amor à sua pátria e aos dois duques que governaram o ducado durante a sua vida: Emanuel Felisberto(1553-1580) e Carlos Emanuel I (1580-1630). Foi muito amigo também do Príncipe herdeiro, Victor Amadeu que governará o ducado depois da morte de seu pai Carlos Emanuel I em 1630. Quando ele se matriculou no curso de Direito, em Pádua, assinou assim no livro de registros da Universidade: “Franciscus Salesius, Sabaudus Gallus”: Francisco de Sales, saboiano e francês. Em 1612 este Duque expediu um decreto declarando que dali em diante quem fosse dono das terras e do Castelo de Sales receberia o Título de Barão de Sales. Neste ano foi investido nesta honraria Bernardo, o irmão de Francisco. E o Duque declarava que concedia esta honraria à Família Sales “pelos grandes serviços prestados pelo Bispo Francisco a Igreja e a Pátria.” Os Sales terão depois os títulos de Marquês e Conde.

Brasão, bandeira e mapa da Sabóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário