quinta-feira, 15 de abril de 2010

Comentário do Evangelho dominical baseado na Espiritualidade Salesiana

Os Oblatos de São Francisco de Sales escreveram comentários sobre os Evangelhos dominicais baseados na Espiritualidade e nos escritos de São Francisco de Sales. Eu traduzi do espanhol e estarei publicando neste blog.

Terceiro Domingo de Páscoa


18 de abril de 2010

O evangelho de hoje conta a história de como Pedro, para afirmar seu compromisso com o amor de Jesus, foi chamado para cuidar das ovelhas de Jesus. São Francisco de Sales nos convida a sermos discípulos como o foram os apóstolos e a levar a Palavra de Deus para os outros: Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava. O coração de Pedro estava com-pletamente cheio de amor pelo seu Mestre. Pedro foi levantado novamente pela Providência de Deus. O amor é o meio universal para a nossa salvação. O amor de Deus sempre deve estar em primeiro lugar nos nossos corações. Não perca tempo, se entregue completamente nos braços da Divina Providência. Como é amorosa a mão de Deus para conosco!

Que mais Deus pode esperar de cada um de nós senão o mesmo que esperou dos Apóstolos? E foi justamente isso que Nosso Senhor veio fazer neste mundo: dar a sua vida por nós, afim de que todos possam ter vida em abundância. E o fez concedendo-nos sua graça. A graça tem o poder de atrair os nossos corações, não de dominar, mas atrair nossos corações e fazer que eles aceitem os movimentos do amor de Deus em nós.

Devemos tocar o coração dos outros como fazem os anjos, de maneira delicada e sem coer-ção. Embora seja nosso dever ajudar e expressar nosso amor a todos igualmente, devemos fazer um esforço maior por aqueles que mais precisam de nós. Encaminhemos a uma vida mais perfeita. Suas vidas serão muito mais plenas quando acreditarem nas palavras de Jesus, que vocês irão explicar. Eles irão viver uma vida de abundância, seguindo o exemplo de vocês.

Avancem com confiança e coragem, e façam a tarefa que lhes foi confiada. Não digam: "Eu não estou preparado para desempenhar esta tarefa". Vão em frente, sem preocupação, sem olhar para trás, porque no momento certo, Deus vai dizer-lhes o que dizer e o que fazer. Preo-cupem-se somente por uma coisa: continuar crescendo no amor e na fidelidade à bondade divina de Deus, e tudo o que fizerem será bem feito.

Um comentário:

  1. Padre Tarcísio,
    Parabenizo-o pela "inauguração" do seu blog e pela grande ideia de divulgar nosso patrono São Francisco de Sales do qual sabemos tão pouco.
    Faço votos de que o blog que inicia seja um feliz arauto da Boa Nova de Jesus Cristo para a Igreja e em particular à Família Salesiana e aos Jovens!
    Grandre abraço,
    Dirceu
    htt://blogdobelotto.blogspot.com

    ResponderExcluir