sexta-feira, 9 de maio de 2014

Reflexão salesiana para o 5º Domingo de Páscoa - 11 de Maio de 2014

Dos escritos de São Francisco de Sales

Hoje vivenciamos  Jesus, o Bom Pastor. Ele nos convida a ouvir a Sua voz para que possamos "ter vida e vida em abundância." São Francisco de Sales faz o seguinte comentário:
Nosso Bom Pastor nos reúne ao seu redor para nos manter sob Sua proteção. Cheio de bondade alimenta-nos com Seu amor. A mão de Deus é muito amorosa em relação ao nosso coração. Fortalece-o sem privar-nos da liberdade. Aqueles que ouvem bem a Sua voz nunca carecerão de inspirações sagradas para poder levar uma vida cheia de abundância, e assim cumprir suas responsabilidades. 
Para ouvir bem, primeiro devemos aprender a escutar. Para ouvir a palavra de Deus, é preciso, primeiramente, prestar atenção abrindo nossos corações. Para poder escutar a palavra de Deus, devemos aprendê-la bem, e realizar o que foi inculcado em nós. Quando o maná caiu do céu, os hebreus se levantaram antes do amanhecer de cada dia para recolhê-lo. O comiam para que lhes servisse de alimento, e assim poder recobrar suas forças. Da mesma forma é que devemos digerir bem a palavra de Deus, a fim de torná-lo parte de nosso ser. 
Portanto, alimentem-se cada dia fazendo leituras espirituais que reafirmem a palavra de Deus em vocês, e que os guiem pelo caminho do bem-estar eterno. Permitam que a palavra de Deus que escutaram continue falando-lhes durante o dia. Coloquem isso em prática, e deixem tudo o mais nas mãos de nosso Salvador, que vai sustentar as nossas verdadeiras necessidades. Se teremos uma vida eterna em abundância, é preciso primeiro ouvir a voz do nosso Pastor que nos guia, sempre e quando o permitirmos. 
Dado que nós facilmente desandamos, Nosso Salvador quer nos ensinar como alcançar uma vida de abundância, Deixando-nos guiar pelo amor por Sua voz, em vez do amor pelas vozes de estranhos que nos levam ao mau caminho. O verdadeiro amor acontece quando vivemos na luz do amor de nosso Salvador, em não na luz  desses amores egoístas que a cultura enfatiza tanto! Quão felizes seremos se permanecermos na presença do Pastor, escutando e vivendo fielmente a Sua voz!

(Adaptado a partir dos Sermões de São Francisco de Sales, L. Fiorelli, Ed.) 

Destaque: "Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isso vos torna agradáveis diante de Deus".

Perspectiva Salesiana  

Ouvimos ecos desta primeira Carta de Paulo em uma das exortações de S. Joana de Chantal à sua comunidade, as Irmãs da Visitação. Ela argumentou: "Olhemos para o nosso Salvador, seu excessivo sofrimento e seu excessivo amor. Mantenhamos nossos corações em alerta diante destas coisas, para que o nosso divino Salvador possa nos comunicar e dar a força para suportar as coisas que de sua mão amada nos possa chegar." (Conferências, página 255) 
Como podemos comparar o nosso sofrimento com o sofrimento que Jesus experimentou? Se falarmos do sofrimento experimentado no último dia, não há comparação. Mas se considerarmos o sofrimento que implica o esforço que fazemos ao padecer, ao suportar os outros, então vamos perceber que nós temos muito em comum com o sofrimento de Jesus. Muito mais do que podemos imaginar. 
Analisem a palavra sofrimento em si mesma. Implica não apenas "suportar" algo difícil, doloroso ou mesmo prejudicial. A palavra sofrimento vem do latim e significa "carregar, aguentar, dar à luz... ou vida a.
Criados à imagem e semelhança de Deus, redimidos pelo amor de Cristo e inspirados pelo Espírito, todos nós temos uma responsabilidade a carregar: viver nossas vidas para os outros. Todos são chamados a arcar com a responsabilidade de amar uns aos outros, para ajudar uns aos outros, a desafiar-nos uns aos outros, para curar os outros, para encorajar uns aos outros. Filhos de Deus, irmãos e irmãs de Cristo, todos carregamos os inconvenientes que vêm de uma vida de serviço generoso. 
Resumindo, nós somos chamados a viver da mesma forma que Jesus viveu... e carregar, suportar tudo o que chega até nós como consequência do estilo de vida que escolhemos. "Foi por isso que vocês foram chamados, pois Cristo sofreu por vós, e lhes deixou um exemplo para que vocês possam seguir seus passos." 
Santa Joana reconheceu claramente o sofrimento, a inconveniência, os esforços que temos que fazer quando escolhemos viver para os outros: "Devemos ter um grande coração para os nossos vizinhos, que em termos de amor, carinho e apoio significa estar dispostos a servir, ajudar, confortar e apoiar de qualquer maneira que nos for possível, mas com alegria e cordialidade... Um grande coração é um coração que está pronto para enfrentar todos os tipos de problemas, um coração aberto que ama antes de tudo à vontade de Deus." (Conferências , página 174) 
Esta é a vontade de Deus para conosco: não devemos suportar um sofrimento que nos leve à vida, mas um sofrimento que nos leva, como diz Santa Joana, "para uma nova vida na graça e no amor de Deus, neste mundo e, em seguida, para sempre na glória..."  o sofrimento causado por ter que suportar, carregar os outros com amor (Conferências, páginas 117-118), Ou como Paulo escreveu em sua carta aos Efésios (4,2) para viver uma vida digna do nosso chamado, para ser completamente humildes e gentis, carregando os outros... com amor.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor-Gerente do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário