sexta-feira, 4 de abril de 2014

Reflexão para o quinto Domingo da Quaresma - 06 de abril de 2014


























Destaque: "Porei o meu Espírito em vocês para que possam viver." "Vocês estão no Espírito, porque o Espírito de Deus mora em vós."

Dos escritos de São Francisco de Sales

Hoje, enquanto Jesus ressuscita Lázaro dentre os mortos, chama-nos a viver e acreditar n'Ele. São Francisco de Sales explica o que significa viver no Espírito de Jesus:

Jesus deseja devolver a vida para aqueles que já morreram, a fim de dar testemunho do amor de Deus por nós. Ele se dirige àqueles que estão morrendo por causa do pecado, para reiterar que todos nós podemos ouvir a voz de Deus através do espírito. O Espírito nos desperta suavemente para uma nova vida humana. Não importa o quanto nossos corações estão enfraquecidos por causa do pecado, o Espírito os fortalece com um amor santo que é reparador e revigorante. O Espírito Santo é como uma fonte de água viva que flui em cada parte dos nossos corações, para poder espalhar neles o amor divino.

Todos os nossos afetos seguem o amor. No amor desejamos, nos alegramos, sentimos esperança e desespero, medo, ódio, evitamos coisas, nos sentimos tristes, nos enojamos com a raiva, e nos alegramos. O amor é o fundamento da nossa vida vivida no Espírito de Jesus. Quando reina o amor divino em nossos corações, transforma todos os afetos que escolhemos para que desta forma possamos viver, andar e trabalhar no Espírito de Jesus. O Espírito não tem nenhuma intenção de entrar em nossos corações, sem a nossa permissão. Ele nos  inundará com o amor divino somente se tiver a nossa cooperação. Então, o que devemos fazer para nutrir nosso espírito, de tal forma que o Espírito de Jesus possa habitar nele? Quando permitimos que seja a razão que guie nossos desejos, sentimentos e emoções, estamos vivendo o "espírito". Ao contrário, vivemos na "carne", quando permitimos que nossos desejos, sentimentos e emoções determinem nossas ações. Escolhamos sem ambiguidade alguma a vida no espírito. 

Quando um paciente toma apenas uma parte do remédio necessário, cura-se pela metade. Assim acontece com o amor de Deus. Na medida em que estivermos de acordo em aceitá-la nas nossas vidas, o Espírito Santo nos enche de amor. Portanto, não só devemos estar preparados para receber o amor de Deus nas portas dos nossos corações, como também devemos recebê-lo com pleno consentimento. Precisamos nutrir este amor, guiados pela sagrada razão e sabedoria. Completamente impregnados pelo amor do Espírito, nossos corações nos impelem a realizar atos sagrados que, gradualmente, nos aproximam da glória imortal. Aceitemos uma nova vida humana no Espírito de Jesus, que nos eleva em direção à glória eterna. 

(Do Tratado do Amor de Deus) 

Perspectiva Salesiana

Em vez de falar sobre o que Francisco de Sales disse sobre a vida no Espírito de Deus, veja o que ele escreveu sobre o assunto.

"Viver conforme o espírito significa pensar, falar e agir conforme as virtudes que residem no espírito e não de acordo com os sentidos e sentimentos que residem na carne. Temos que aprender a dominar e usar estes últimos e não viver de acordo com eles; mas as virtudes espirituais devem ser cultivadas e tudo deve estar sujeito a elas." 

"Quais são as virtudes do espírito? Existe a fé que nos mostra certas verdades que não são acessíveis aos sentidos; a esperança que nos faz lutar para conseguir as coisas que não podemos ver;  a caridade, que nos faz amar a Deus sobre todas as coisas e aos outros, tanto como a nós mesmos, não com um amor sensual, natural ou egoísta, mas com um amor que é puro, firme, que nunca muda e é baseado em Deus."

"O espírito que depende da fé, cresce em coragem quando rodeado por dificuldades porque sabe muito bem que Deus ama, apoia e ajuda aos necessitados, desde que coloquem sua esperança em Deus. A razão humana, ao contrário, quer saber tudo o que acontece, porque imagina que se não tem nada a dizer sobre alguma coisa, significa que esta coisa não é boa; o espírito, ao contrário, se agarra em Deus e muitas vezes argumenta que qualquer coisa que não seja de Deus, realmente não importa..."

"Viver conforme o espírito significa fazer as coisas que o Espírito de Deus nos chama a fazer, dizendo as palavras e pensando os pensamentos de Deus. E quando eu escrevo "dizendo as palavras e pensando os pensamentos que Deus quer", me refiro aos pensamentos e palavras controlados por nossa vontade. Eu me sinto tão triste, e por isso não me sinto com vontade de falar: o mesmo fazem os papagaios. Eu me sinto triste, mas, como a caridade exige que eu fale o farei. Isso é o que as pessoas que vivem no espírito fazem. Eu fui desprezado e alegro-me: isto é o que os apóstolos fizeram. Então, viver segundo o espírito é fazer o que a fé, a esperança e a caridade nos ensinam a fazer, tanto para as coisas temporais como para as coisas espirituais."

"Viver totalmente no Espírito;  viver gentilmente e de forma pacífica. Tenham confiança que Deus irá ajudá-los, e que em tudo o que acontece, vocês descansam nos braços misericordiosos e bondosos de Deus. Que Deus esteja sempre com vocês."

O Espírito está vivo em nós, ativo em nossas vidas, molda nossas atitudes, nossas ações. Isto é óbvio para todas aquelas pessoas que encontramos diariamente. Ou não? 

(Estas citações foram tomadas inteiramente de uma carta escrita em abril ou maio de 1616 à Irmã Marie-Aimee Bloney, Mestre de Noviças da Visitação de Lyon, França. Podem ser encontrada nas cartas selecionadas de São Francisco de Sales. Traduzidas, com uma introdução, por Elisabeth Stopp. Publicadas em 1960 por Harper & Brothers)

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário