sexta-feira, 28 de junho de 2013

Reflexão Salesiana para o dia dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo - 30 de junho de 2013
























Imagens de São Pedro e São Paulo na Basílica de Latrão - Roma (foto: Tarcizio Paulo Odelli - 2004)

Destaque: "Seu som ressoa e se espalha em toda a terra"

Perspectiva Salesiana

Sobre São Pedro, Francisco de Sales escreveu: "São Pedro foi escolhido para ser o chefe dos Apóstolos, embora ele estivesse sujeito a tantas imperfeições. Ele cometeu algumas até depois de ter recebido o Espírito Santo. Apesar destes defeitos, ele era sempre cheio de coragem, nunca deixando que seus defeitos impedissem sua atuação." (Conferências , Número IV, página 63) Francisco de Sales trata desta duplicidade da natureza de Pedro, no Tratado do Amor de Deus. "Quem não há de admirar o coração de São Pedro, tão intrépido no meio dos soldados armados, que foi o único dos discípulos que empunhou o ferro e feriu? Pois foi esse mesmo que, pouco depois, foi covarde à voz duma mísera serva, até o ponto de renegar o seu divino Mestre." (TAD Livro X, capítulo 9)
Vamos deixar algum espaço para São Paulo. "Ele combate por todos, faz oração por todos, apaixona-se, inflama-se por todos, e mais ainda ousou fazer pelos seus irmãos segundo a carne. Julgo não exagerar em meu juízo, imaginando que o grande Apóstolo daria de bom grado aos seus semelhantes o lugar que lhe coubesse ao pés de Jesus Cristo. Extraordinária coragem, incrível fervor de espírito! Ele imita a Jesus que por nosso amor se tornou em maldição, tomando as nossas enfermidades, suportando as nossas misérias; para falar com mais sobriedade, foi ele o primeiro, depois do Salvador, que não se recusou ao sofrimento, nem vacilou, em passar por ímpio." (TAD Livro X, capítulo 16) Claro que, como no caso de Pedro, Paulo, também tem seus defeitos. Em uma carta de encorajamento para uma irmã da Visitação, Francisco escreveu: "Não tenha vergonha... mais do que São Paulo, que confessou que havia dois homens dentro de si, um rebelde e outro obediente a Deus." (Stopp, Cartas Seletas, página 224).
A mensagem dos dois apóstolos como vemos tão claramente em suas vidas, como ouvimos em suas palavras - continua a se espalhar por toda a terra. E essa mensagem continua a ser tão clara e mais relevante hoje, como o foi há mais de dois mil anos. "Deus escolhe os fracos e os torna fortes no testemunho..." (Prefácio da Oração Eucarística dos Mártires) Deus escolhe os fracos e os torna fortes no testemunho do poder e da promessa do seu amor. Deus escolheu Pedro e Paulo para serem, naquele tempo, anunciadores da Boa Nova. Deus nos escolhe, em nosso tempo. O Senhor escolheu-nos como somos - imperfeitos, com defeitos, com falhas e tudo o mais - e nos torna fortes, belos, poderosos e apaixonados por Deus... de um para com o outro.
Deixe a mensagem de Deus - e a sua - se espalhar por toda a terra, especialmente para aqueles com os quais você convive e partilha a vida de cada dia.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB 

Dos escritos de São Francisco de Sales

Hoje celebramos a festa dos Apóstolos Pedro e Paulo. As leituras de hoje nos lembram como custa ser discípulos. Para se tornar discípulo de Jesus é necessário crescer no amor de Deus. Este processo de crescimento no amor de Deus se torna fidelidade. São Francisco de Sales diz: 
Para servir verdadeiramente a Deus, devemos servi-lo puramente por amor a vontade de Deus. Às vezes não temos conforto em sermos amorosos. Trabalhamos sem prazer, uma vez que nem vemos o bem do nosso trabalho nem a satisfação daqueles para quem trabalhamos. Nós somos como cantores surdos. Não ouvimos nossas próprias vozes e não pode apreciar a melodia encantadora de nossa música. Em momentos como este, devemos mostrar fidelidade invencível ao nosso Salvador. 
Em meio a tribulações interiores nem sempre experimentamos o nosso amor por Deus. Na noite antes de São Pedro ser martirizado, um anjo entrou em sua prisão, acordou Pedro, o fez levantar-se e vestir-se. O anjo levou Pedro para a cidade e deixou-o em plena liberdade. Pedro, acordado desde o início, pensou que estivesse imaginando esses eventos. Sua mente não conseguia entender a grandeza do que aconteceu com ele. Ele finalmente percebeu que um anjo lhe havia resgatado.
Assim acontece com a alma que está sobrecarregada com provações interiores. Ela faz muitas coisas boas, como se estivesse sonhando. Ela mal sabe que suas as boas ações aconteceram realmente. Nós temos o poder de acreditar, ter esperança, e amar a Deus, ainda que nem sempre tenhamos força para vermos claramente o que fazemos. O que estamos fazendo neste momento? Nós só podemos colocar-nos nas mãos de Deus, como fizeram São Pedro e São Paulo. Enquanto eles morreram com um martírio físico, nós morremos um martírio de amor. Estamos sendo sempre martirizados quando perseveramos em servir a Deus através do santo amor. Como os primeiros discípulos de Jesus, seremos capazes de pagar o custo de sermos discípulos de Jesus, cujo amor é mais forte do que a morte?

(Adaptado de São Francisco de Sales, Tratado do Amor de Deus)


As correntes nas quais, segundo a tradição, São Pedro foi aprisionado em "São Pedro in vinculis"

Um comentário: