quarta-feira, 26 de junho de 2013

Perspectivas Salesianas 15 - Aceitando-se a si mesmo... neste momento de sua vida!























"Persevere em conquistar-se a si mesmo nas pequenas e diárias contradições que se lhe apresentam; faça disto parte principal de seus desejos. Saiba que Deus só espera isso de você. Não se preocupe, então, com nada mais; não semeie os seus desejos no jardim dos outros, mas preocupe-se em cultivar bem o seu. Não desejes ser o que não és, mas  desejes ser o melhor que possas ser. Ocupe seus pensamentos sobre como fazer isso perfeitamente e como levar as cruzes pequenas ou grandes, que tenhas que carregar. Acredite em mim, esta é uma grande verdade e a menos compreendida na vida espiritual." (São Francisco de Sales)

Quando crescíamos nos ensinaram a crescer que poderíamos fazer de nós o que quiséssemos. A maioria de nós  sonhava em se tornar alguém importante e fazer grandes coisas para a humanidade. Muitas vezes, porém, nos convertíamos em pessoas diferentes dos nossos sonhos. No entanto, muitos de nós continuamos sonhando. Estamos esperando  ainda a oportunidade de algo grande para Deus e, portanto, não estamos satisfeitos com o que somos ou o que estamos fazendo agora.

Continuamos preocupando-nos por nossas habilidades, nossa produtividade e se estamos no mesmo  nível dos nossos vizinhos.

O que mais nos preocupa é como os outros nos veem, se os nossos esforços são suficientes para que os outros nos reconheçam, ou se podemos ser tão bons como a pessoa que admiramos.

Nós nos preocupamos com o que não somos: "Eu não sou o líder da minha comunidade,  ou eu não sou o mais paciente e generoso."  Muitas vezes não estamos satisfeitos com o que somos e ignoramos nossos dons e pontos fortes. Mas,  São Francisco de Sales nos lembra: "Não te preocupe, então, de nada mais; não semeies teus desejos no jardim do outro, mas preocupa-te de cultivar bem o teu."

Como podemos aplicar esse conselho para nossas vidas? Mediante a oração e a reflexão podemos compreender nosso potencial e conseguir saber cada dia qual é a vontade de Deus para nós, independentemente se afeta uma nação ou apenas uma pessoa. 

Nas orações diárias, no início do dia, você deve tomar consciência daquilo que espera que aconteça, e como você pode seguir a Jesus através de suas ações. Examine sua consciência no final do dia para ver o quão bem sucedido tem sido. Tendo em mente o objetivo que foi proposto para esse dia e que graças Deus lhe deu, você poderá desfrutar de cada momento, porque  já se entregou à vontade de Deus.

É uma experiência muito libertadora não ter que pensar sobre "o que dirão." Isso nos dá a oportunidade de ser gratos por todos os talentos que Deus nos dá. Pare um momento  e pense sobre isso: ao avaliar o tempo que você riu com uma pessoa querida ou ter ensinado um conceito novo para uma criança, agradecemos a Deus por nossas habilidades e por aquilo que somos. Isto é tudo o que Deus pede de nós. Jesus diz: "A semente lançada em boa Terra é o que ouve e compreende a palavra, que dá frutos e colheita de cem, 60 ou trinta por um." (Mateus 13,23)

"A melhor forma de honrar a vontade  Deus é centrar-se nos nossos talentos  aceitando-nos como somos e abrindo-nos a Deus no momento presente em que vivemos. Os talentos e habilidades que Deus dá para nós usarmos a fim de cumprir a vontade Divina é o seu presente para nós. Ao reconhecer e aceitar isso podemos ver mais claramente a vontade de Deus para nós e poder discernir melhor sua vontade na vida dos outro. Podemos dar melhores frutos ou usar nossos talentos aceitando-nos tal como somos agora e estarmos abertos a Deus,que vive em cada momento do presente.

Para refletir:

1. O que você sonhava ser quando era mais jovem?
2. Você já conseguiu realizar o seu sonho ou ainda procura fazê-lo?
3. Se não, o que mudou?
4. Você está disposto a aceitar que alguns dos seus sonhos não sejam alcançados?
5. Você já fez todo o possível para viver sua vida plenamente?
6. Quais são os obstáculos internos e externos que dificultam amar-se a si mesmo?
7. Como você pode eliminar ou reduzir  esses obstáculos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário