segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Perspectivas Salesianas 9 - O poder das palavras...


O poder das palavras...

     "Não é só o que você diz, é o modo como diz." Não é verdade!
As palavras são poderosas. As palavras podem curar e levantar. As palavras podem ferir e destruir. A diferença está no modo como as usamos.
     A Espiritualidade Salesiana faz entender claramente que as palavras podem produzir comunhão (comunicação) ou afastamento. Então, aqui estão alguns conselhos práticos.
São Francisco de Sales nos desafia: "Deixe que sua linguagem seja suave, aberta, sincera, franca, direta e honesta."
     Nunca dê motivos para os outros pensarem que falas mal deles.
     Honestidade, Integridade, Justiça e Imparcialidade deve ser a marca das suas palavras. Mas honestidade não é o mesmo que brutalidade. "Nem sempre é possível dizer tudo o que é certo", observa São Francisco de Sales. Mas "nunca é apropriado dizer algo contra da Verdade."
     A Verdade te dá liberdade.
   Aberto. Ao falar para os outros em um lugar público, esforça-te para ser o mais próximo possível. Quando for necessária a conversa confidencial, fale num lugar reservado. "Nunca dar aos outros motivos para pensarem que se fala mal deles, nos adverte o santo cavalheiresco. Por outro lado, Sales diz: "O mentir, dissimular e concordar duplamente sempre são sinais de fraqueza e de interromper o que se estava falando mal."
   Suave. "Se for necessário contradizer alguém ou opor-se ao ponto de vista do outro, deve-se fazer de tal maneira a não inflamar o temperamento dele", diz São Francisco de Sales. "Com dureza nunca se consegue nada." Ou ainda: "A correção é amarga, naturalmente, mas quando combinada com a doçura da bondade e aquecida com o fogo da caridade,torna-se mais aceitável, amigável, até cordial".
Quando você pratica esta doçura é tão importante quanto "quando você tem necessidade de corrigir alguém. Neste caso é melhor você adiá-la um pouco e fazer a correção em particular e com doçura", diz Santa Joana Francisca de Chantal.  Além disso, "faça sem queixar-se." Seja num conflito ou numa correção, faça-o de forma breve e com doçura.
   Simples. Diga o que você pensa e pense o que você diz. Santa Joana Francisca de Chantal escreve: "Não permita que nada em sua maneira de falar ou de escrever denote um golpe de afeto. Na verdade, eu preferiria vê-lo tranquilo antes que afetado."
Quanto mais simples melhor.
     Sincero. Diga o que precisa ser dito da maneira mais genuína possível. São Francisco de Sales diz: "A fidelidade, a simplicidade e a sinceridade de palavra são, sem dúvida, um grande adorno da vida cristã." Para Santa Joana Francisca de Chantal, você deveria lutar pela "inocência, franqueza e simplicidade, qualidades que o tornam um ser calmo e amigável com todo o mundo."
     Mantenha as coisas simples e fáceis. "A Sabedoria consiste em saber quando e como falar, quando e onde ficar em silêncio."
     Desta forma, você volta novamente a ser uma feliz, saudável e santa pessoa comunicativa. Especialmente reze pelo dom da sabedoria. Sabedoria? Certo!
     Francisco de Sales escreve: A Sabedoria é saber quando e como falar, e quando e como se manter em silêncio. Amém para isso!
     Lembre-se que as palavras não são nunca neutras. Elas fortalecem ou diminuem nossa comunicação com os outros.
     Tudo depende de você. Escolha suas palavras... sabiamente.

Para reflexão:

1. De que você mais gosta de falar: da felicidade, da saúde ou da santidade?
2. E o que você mais odeia?
3. Que dimensão desenvolve melhor?
4. O que você acha que precisa desenvolver mais?
5. Há alguma coisa que você gostaria de acrescentar? Por que ou por que não?
6. Numa escala de um a 10, como você classificaria sua capacidade de comunicar neste momento de sua vida?

Um comentário: