quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reflexão Salesiana para o 27º Domingo do Tempo Comum - 7 de outubro de 2012


Destaque: "Não é bom que o homem esteja só"

Perspectiva Salesiana

     As leituras de hoje lembram que devemos ter um profundo respeito pelos outros. Falam da reverência que devemos sentir por cada ser humano. As leituras de hoje falam da preocupação e cuidado que devemos ter para com toda a criação. Os seres humanos foram criados para viver em harmonia uns com os outros. O projeto inicial de Deus é o homem e a mulher vivendo o amor e o benquerer.
    Mais importante ainda é que as leituras falam de uma verdade muito mais profunda: Nós, como Deus, cuja imagem e semelhança fomos criados, não fomos feitos para vivermos sozinhos.
Francisco de Sales escreveu: "Ninguém pode ignorar que a vontade de Deus é que nos salvemos tantas e tão diferentes são as maneiras pelas quais no-lo manifestou. Neste intuito e através da criação, Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Através da encarnação, Deus tornou-se nossa imagem e semelhança... a sua bondade leva-O a comunicar-nos com liberalidade os socorros da sua graça, para podermos alcançar a felicidade da sua glória." (Tratado do Amor de Deus, Livro VIII, Capítulo 4)
     Da mesma maneira como Deus se comunica conosco, fomos criados para viver em comunhão entre nós.
     Em suas palestras Francisco explica como nos relacionarmos uns com os outros, sendo nós mesmos. "O vínculo doce e amoroso do amor santo se tornará mais forte e mais estreito à medida que avançamos no caminho da nossa própria perfeição. À medida que nos tornamos mais e mais capazes de nos unirmos a Deus, mais estreita se torna nossa união com os outros...  em comunhão com o que que fazemos, a nossa união se tornará mais perfeita porque para unirmo-nos com Nosso Senhor devemos permanecer sempre muito unidos entre nós. É por isso que a santa recepção deste pão celestial e deste divino sacramento é chamado de Comunhão: que significa união comum." (VI Conferência, sobre a esperança )
     Basicamente o que Francisco de Sales nos diz é que nós nascemos para amar. Somos feitos para nos relacionarmos com os outros. Muito do que somos, muito do que podemos chegar a ser, só será realidade através das relações que construímos e que cultivamos com os outros.
     Além disso, devemos ser fiéis a nós mesmos. Devemos crescer no conhecimento de quem somos e nos aceitarmos como somos. Devemos acolher nossos pontos fortes e fracos. Devemos considerar quais são as coisas que podemos fazer por nossa conta. Temos também que aceitar as coisas que não podemos fazer sozinhos. Mas nada disso poderemos conseguir se nos isolamos: a plenitude daquilo que Deus nos chamou a ser se encontra precisamente nos nossos relacionamentos com os outros.
     Não só não é bom para o homem ficar sozinho, mas só podemos ser verdadeiramente humanos quando vivermos em comunhão com Deus ... e com os outros.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário