sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Reflexão Salesiana para o 28º Domingo do Tempo Comum - 14 de outubro de 2012


Nem a todos Jesus pede o abandono de tudo para segui-lo. Mas mostra a todos que o acúmulo e o enriquecimento ilícito não combinam com os valores do Reino por ele pregado. São Francisco de Sales nos ensina em seus escritos que deixar de lado tudo o que é material, significa por outro lado colocar tudo nas mãos de Deus. Um grande desafio!

   O Evangelho de hoje nos desafia a deixar tudo de lado para seguir Jesus. É Ele quem nos traz a verdadeira riqueza. A este propósito, São Francisco de Sales diz algo semelhante:
     Deixar de lado todos os nossos bens terrenos significa colocarmos tudo nas mãos de Nosso Senhor. Em seguida, pedir que Ele nos conceda o dom de sermos capazes de amá-lo verdadeiramente da maneira que     Ele quer de nós. Vocês podem acumular riquezas desde que sejam limitadas a um lugar em suas casas, e não em seus corações. Vocês podem se concentrar em aumentar suas riquezas e recursos, desde que o façam de uma forma que não seja somente justa, mas também honrada e caridosa. Que através das riquezas possam honrar e glorificar a Deus. Nosso dever é amar a Deus acima de todas as coisas, e depois amar os outros.
     Para poder amar a Jesus, é necessário que também lhe entreguemos as nossas posses imaginárias, como a honra, o afeto, e a fama, para que possamos nos dedicar a buscar a glória de Deus em todas as coisas. Nossos bens não são nossos. Deus deu-nos para que os cultivemos e é Seu desejo que os façamos frutificar para o benefício do Reino na terra. Portanto, nosso dever é cuidar deles e utilizá-los de acordo com a Sua vontade.
     Libertar-nos de nossas posses significa afastar de nossas vidas tudo o que é supérfluo e aquilo que não provêm de Deus. Ainda assim, ninguém iria usar um machado para podar uma vinha num único golpe. A maneira correta de fazer isso é usar uma foice para cortar cuidadosamente os sarmentos um por um. Em nosso caso procedemos da mesma maneira: devemos avançar passo a passo. Não podemos pretender chegar onde queremos num único dia.
     Empreender a busca do cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas implica num trabalho enorme, mas será pequeno quando comparado com a magnitude da recompensa que receberemos. Uma pessoa generosa pode conseguir tudo com a ajuda do Criador. Fiquem atentos todos os momentos, para colocar a essência de seus corações nas mãos de nosso Salvador. Então verão que a medida que o divino amante vai tomando lugar em seus corações, o mundo e todas as buscas inúteis irão ficando de lado e vocês poderão viver cheios de alegria e na completa e perfeita liberdade do espírito como filhos de Deus.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "Como é difícil entrar no Reino de Deus"

Perspectiva Salesiana

     Nos últimos minutos do filme "Campo dos Sonhos" o personagem Terrence Mann recebe um convite do fantasma de Shoeless Joe Jackson para "sair" com a equipe. É então que o personagem de Ray Concella se enfurece. Por que o fantasma convidou o escritor em vez de Ray? Ray fala um rosário de todas as coisas que ele fez, seguindo as instruções da "voz" e conclui: "Nem uma só vez perguntei o que eu faço com isso?"  Então o fantasma pergunta: "O que é que você está tentando dizer Ray?"  Ray responde: "O que eu quero dizer é, como isso me beneficia?".
     Que honesto. Que Revelador.Que humano.
     Hoje ouvimos ecos desta mesma resposta nas palavras de São Pedro no Evangelho, quando ele diz: "Nós deixamos tudo de lado para seguir-te"  Implicitamente está querendo dizer: que benefício receberemos de tudo isso?
     A verdade é que as Boas Novas nunca abrandam. Mesmo quando vamos amadurecendo em nosso amor por Deus, por nós e pelos outros, as Boas Novas sempre nos chamam para dar mais, para aprofundar, para avançar. A verdade é que, muitas vezes, as Boas Novas não nos fazem sentir muito bem.
     Não é de se surpreender que algumas vezes perguntamos:  'Que queres a mais?" - "Por que eu deveria fazer isso?" - "Como posso beneficiar-me fazendo isso?"
     O benefício para nós encerra uma dupla promessa. Em primeiro lugar chegamos a experimentar a alegria que implica o fato de nos preocuparmos por dar em vez de receber. Podemos também experimentar a liberdade que se sente quando permitimos que Deus penetre tudo o que somos e não apenas uma parte. Em resumo, podemos experimentar esta riqueza que somente é conhecido por aqueles que são generosos.
Em segundo lugar, vivemos cada dia com a crença de que algum dia chegaremos a desfrutar da generosidade de Deus para sempre numa vida que nunca terminará.
     Então como nos beneficia tudo isto? Bem, que benefício maior existe do que dar sentido e direção nesta vida? Ou, que tal, o fato de podermos desfrutar a plenitude destes - e de muitos outros presentes - na vida que está por vir?
     Estas sim que são boas notícias!

Texto: P.Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário