quarta-feira, 18 de julho de 2012

Perspectivas Salesianas 6 - Recordando a presença de Deus ... Durante todo o dia


"Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco." (Mt 1, 22-23)
Emanuel. Deus conosco. Um Deus que está conosco sempre.
No entanto, porque algumas vezes Deus parece estar distante? Tão ilusório? Tão remoto? Será que Deus nos esqueceu?
Não, Deus nunca pode esquecer-nos. Nós podemos esquecer Deus... e com frequência o fazemos.
A Espiritualidade Salesiana nos oferece uma proximidade prática para recordar-nos da presença de Deus durante todo o dia. Antes de olhar para um Deus que mora num lugar muito longe, esta “recordação espiritual” nos faz ver que Deus mora precisamente onde nos encontramos, no ritmo de cada dia.
Primeiro, ao despertar, abrace o presente do novo dia, agradecendo-o a Deus por tê-lo permitido passar a noite anterior.
Segundo, considere que Deus lhe dá este novo dia para aproximar-se um passo a mais da eternidade. Tente fazer bom uso deste novo dia.
Terceiro, “preveja com que negócios, assuntos e situações você encontrará ao longo do dia para servir a Deus, diz São Francisco de Sales, e a que tentações você estará exposto para ofender a Deus”. Em outras palavras, planeje seu dia. Antecipe as oportunidades, que terá para conseguir algo bom. Esteja consciente daquelas circunstâncias nas quais você pode ter tentado para realizá-las de outra forma.
Quarto, resolva fazer o melhor, abraçando este novo dia a ambas as experiências que você antecipa e aquelas que possam surpreendê-lo. Reconheça a necessidade da graça de Deus para realizar o bom e evitar o mal do dia.
Quinto, durante o dia “retire-se na solidão do seu coração enquanto você está, por fora, ocupado em negócios ou no encontro com outros” diz Francisco de Sales. Em poucas palavras, permaneça centrado. Movimentos simples da mente ou do coração no meio de qualquer atividade conseguem isto.
Sexto, faça um breve exame de consciência do meio dia. Você está vivendo as resoluções para viver bem o dia? Peça a Deus sua graça para continuar com seus esforços. Até o momento, obteve menos êxito do que o esperado? Peça a Deus a graça de um novo começo.
Sétimo, faz um exame de consciência mais detalhado ao final do dia. Agradeça a Deus por tê-lo conservado durante o dia. Examine suas ações e atitudes: dê graças por tudo que foi bom; peça perdão por aquilo que foi pecaminoso.
Finalmente, roga a Deus para que o proteja durante as noites, que lhe dê uma noite de descanso, e que o ajude a abraçar o novo dia com renovado zelo e entusiasmo.
Apesar de práticas poderosas como estas, você não deve ocupar tempo excessivo com elas. Disse muito bem Francisco de Sales, elas “devem ser feitas breve e ardorosamente”.
Talvez, Santa Joana de Chantal descreve melhor o tipo de conhecimento e atitude que estás práticas tentam estabelecer: “Naquilo que respeita a vontade do bom prazer de Deus, o conhecemos somente através dos sucessos da vida, conforme vão acontecendo, se estes sucessos nos beneficiam, devemos bendizer a Deus e unir-nos à divina vontade à qual nos envia. Se algo desagradável acontece, física ou mentalmente, permitamos amorosamente unir nossa vontade à obediência a vontade divina que o envia.”
Ao iniciar o ritmo de cada dia com intenção e atitude fervorosa, nossos triunfos e tragédias diárias não obstruirão a presença de Deus. Não, eles nos envolverão em muitos lugares específicos, nos quais encontraremos o divino.

Para reflexão pessoal

1. Num dia típico, quais são as ocasiões ordinárias nas quais posso realizar todo o bem?
2. Num dia típico, quais são para mim, ocasiões comuns de tentação ou pecado?
Planejo bem o meu dia?
3. Permaneço bem centrado na presença de Deus quando meus planos para o dia saem fora do planejado?
4. Agradeço pelas vezes que posso recordar a presença de Deus durante o dia?
5. De que maneira posso recordar a presença de Deus na minha rotina diária?

Meu Deus, te entrego esta ação. Concede-me a graça de conduzir-me nela da maneira mais grata a teus olhos. Desde já te ofereço fazer todo o bem que possa e aceitar qualquer dificuldade que se me apresente no meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário