segunda-feira, 9 de julho de 2012

Perspectivas Salesianas 5 - UMA VIDA DISCIPLINADA... UMA VIDA FLEXÍVEL

  
      O autor M. Scott Peck, MD, abre seu livro “A Estrada menos percorrida” com uma simples e universal verdade: “A vida é difícil”.
     Por quê? “Tudo o que torna a vida difícil no processo de enfrentar os desafios é doloroso. Dependendo da sua natureza, os desafios produzem em nós frustração, dor, tristeza, solidão, culpabilidade, rejeição, nojo, medo, ansiedade, angústia ou desespero. Como a vida representa uma série interminável de desafios, ela é quase sempre difícil e cheia, tanto de dor como de alegrias.”
     O que precisamos para combater as tentações que temos de evitar os desafios da vida? De nos afastarmos das oportunidades de crescimento que possam resultar em aflição ou perda? Do desejo de afastar-nos do mundo ou de nós mesmos?
     Agora, seja honesto: você pensa numa coisa rígida e inflexível, não é verdade?
     Bom, é tempo de ampliar sua definição. “Uma flexibilidade extraordinária é necessária para uma vida de êxitos em todos os aspectos. A boa saúde demanda uma extraordinária capacidade para estabelecer e manter flexivelmente um balanço delicado entre as necessidades em conflito, os objetivos, os deveres e as responsabilidades, etc.”
     Esta é a essência da disciplina. Saber quando “manter o controle” e quando “deixá-lo” por último, saber como fazer as duas coisas.
     A saúde, a felicidade e a santidade dependem finalmente de uma disciplina suficiente para ser extraordinariamente flexível. É na realidade um tipo de liberdade. São Francisco de Sales observa que “os efeitos desta liberdade são uma grande serenidade interior, uma grande docilidade e disposição para não aceder ao que é pecado ou ocasião de pecado. É uma disposição flexível, disposta a realizar bondosamente coisas virtuosas e caritativas. Temos a oportunidade de praticar esta liberdade toda vez que as coisas não acontecem como gostaríamos. Quem não é apegado aos seus próprios costumes, não se impacienta quando algo acontece de maneira oposta.”
     As pessoas que tem êxito são aquelas que estão prontas para qualquer coisa, para as planejadas e para as inesperadas. A disciplina não habilita para saber quando permanecer com o “Plano A”, ou quando mudar para o “Plano B”, ao “C” ou ao “D”.
     “Esta disciplina interior acontece no desenrolar dos anos. Esta disposição de lutar pela vida, obrigações impostas, não com as nossas, ‘o fará crescer na perfeição, mais do que você possa imaginar’, observa Santa Joana de Chantal.
     Ela escreve a um amigo que na realidade decide descartar algo no qual gastou muito tempo e energia. “Eu creio que foi Deus quem o inspirou a não continuar com o plano original. Nisto, o asseguro, você certamente seguiu o verdadeiro espírito de nosso glorioso Pai, São Francisco de Sales que, como sabemos, deseja que sejamos firmes em nossos compromissos e flexíveis para deixá-los irem quando Deus, em sua bondade infinita, indica que devemos fazê-lo. A estrofe de uma canção folclórica vem ao caso: “Você tem que saber quando manter em suas mãos as cartas do jogo, quando deixá-las, quando caminhar, quando correr...”
     Que dom extraordinário é a habilidade de continuar o que planejamos fazer na vida: a habilidade para aceitar o que a vida planejou para nós.  A habilidade para fazer as duas coisas.
     Isso é disciplina. Isso é flexibilidade. Isso é liberdade. Isso é uma boa notícia.

Para reflexão pessoal

1. Como sou flexível?
2. Em que aspectos da minha vida experimentei ou demonstrei maior flexibilidade?
3. Em que áreas da minha vida experimentei ou demonstrei menor flexibilidade?
4. Como reajo quando as coisas não acontecem como eu espero?
5. Como me adapto as mudanças em minha vida?
6. Em quais áreas da minha vida preciso mais disciplina?

Meu Deus, te entrego esta ação. Concede-me a graça de conduzir-me nela da maneira mais grata a teus olhos. Desde já te ofereço fazer todo o bem e aceitar qualquer dificuldade que se apresente no meu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário