sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reflexão Salesiana para o XV Domingo do Tempo Comum - 10 julho de 2011


Na leitura do Evangelho de hoje Jesus nos diz que se nós conseguirmos entender Sua palavra com o coração, ela irá dar frutos em abundância. São Francisco de Sales nos oferece a seguinte reflexão sobre o assunto:

A palavra de Deus é tão poderosa e eficaz que pode dar vida aos necessitados. Que bom sinal quando um cristão se compraz, de fato, escutando a palavra de Deus e pertencendo completamente a Ele. Aqueles que conseguem abandonar tudo para entregar-se a Deus, sem nenhum tipo de reserva, são como o girassol que, não contente de volver suas flores, suas folhas e seu talo na direção do sol, também, e como resultado de uma incompreensível maravilha, consegue redirecionar sua raiz debaixo da terra. Amar a Deus completamente significa que o amamos como autoridade e que nós amamos tudo o que Ele comanda.

Jesus que morreu por amor a nós deseja que escutemos Sua palavra até torná-la nossa. Depois de prestar atenção a Palavra de Deus, devemos abrir nossos corações e estar abertos para que possamos compreender o que ouvimos. Compreender a Palavra de Deus nos ajuda a mantê-la. Nossas ações devem ser coerentes com nossas palavras. Isto significa que quando nós expressamos nossa vontade de fazer algo, devemos levar a cabo imediatamente. Imploremos a divina misericórdia para nos fortalecer, e para que assim possamos reforçar tudo o que nosso coração deseja e aprova.

Nosso Senhor deixa claro que sua palavra se tornará realidade em nós no momento em que nos decidirmos aceitar a Sua vontade como nossa. Isso não significa que vamos sentir certo “bem” ou sermos como que "santos" ao cumprir a vontade de Deus. O que importa é que nós reverenciamos a Sua Palavra, e nós mantemos a nossa intenção de tirar proveito de tudo isso. A Bondade Divina se mostrará satisfeita com isso. Deus se contenta com pouco. Ele se concentra nas intenções dos nossos corações e não nos nossos sentimentos. No entanto, aqueles que ouvem a palavra de Deus, com especial atenção e desejo, nos falam das vitórias que alcançaram sobre si mesmos e suas fraquezas. Toda a nossa bondade consiste em aceitar a verdade que encerra a palavra de Nosso Salvador. Nosso objetivo deve ser perseverar em nossa capacidade de viver esta verdade, de modo que consigamos ter uma vida em abundância.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "A semente que cai em boa terra dará uma colheita abundante." 


Perspectiva Salesiana

Às vezes as coisas boas demoram muito tempo... e exigem muita paciência.

Isto é verdadeiro mesmo com as melhores coisas, com as sementes do amor de Deus.

Cada um de nós é "terra boa" na qual e sobre a qual Deus planta a semente da vida e do amor divino. Nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, e nossa vocação comum (que é única para cada um de nós de acordo com o plano de Deus) será permitir que as sementes da vida divina criem raízes em nossas mentes e em nossos corações e produzam em nós uma bondade tão abundante que se estenda e seja transmitida para a vida dos nossos irmãos e irmãs... para que assim todos possamos dar glória e honra a Deus.

Mesmo porque é claramente ilustrada na parábola do Evangelho de Mateus, que nem todas as sementes do amor de Deus vão crescer bem dentro de nós. Algumas destas sementes terão o seu crescimento interrompido por causa de nossos medos e ansiedades. Alguns outros serão esmagados por nossas preocupações ou para determinadas atrações. Algumas outras simplesmente irão murchar por causa de nossa falta de atenção e cuidado. Ainda assim, e apesar destes e de muitos outros obstáculos que possam vir a acontecer, muitas das sementes do amor de Deus conseguem enraizar, crescer e produzir uma colheita de amor, justiça, paz, verdade, reconciliação e liberdade.

Mas esse crescimento leva tempo e exige uma série de períodos de prova, de cometer erros e de tentar novamente. É importante que nos lembremos disso para que não desfaleçamos e para que simplesmente deixemos que as sementes do amor de Deus trabalhem livremente em nós. A prática da paciência é importante não só para promover o crescimento espiritual em nós mesmos, mas também para promover a vida dos outros. Em uma carta a certa Madame Brulart, Francisco de Sales escreveu: "Quanto ao seu desejo de ver seus entes queridos progredir no serviço de Deus e seu ânsia para chegar a obter a perfeição cristã, devo dizer que elogio tremendamente este desejo... Mas para ser honesto, eu sempre temo que estes desejos se apresentem como um traço de amor próprio e de vontade própria. Por exemplo, nós podemos chegar a encontrar tanto gosto nestes prazeres que talvez não consigamos dar espaço suficiente para as coisas que realmente importam: a humildade, a resignação, bondade de coração e outras coisas assim. Ou pode também chegar a acontecer que a intensidade destes desejos nos causem muito mais ansiedade ou tanto estresse que, em última análise, não podemos nos submeter à vontade de Deus tão perfeitamente como deveríamos." (Cartas de Direção Espiritual , página 110.)

É claro que, mesmo quando assumimos a responsabilidade para o nosso crescimento espiritual - nutrimos as sementes do amor de Deus em nós e encorajamos os outros a fazer o mesmo, - devemos fazê-lo com paciência e com a mente aberta à vontade de Deus para conosco, para que os nossos esforços não acabem sendo apenas um exercício de nosso amor próprio, de nossa autodesilusão e nosso ensimesmamento.

Francisco de Sales nos oferece o seguinte conselho: "Lutem por seus objetivos de forma gentil e tranquila... através de suas palavras e suas ações devem semear sementes que animem os outros... Desta forma farão muito melhor do que fazendo outras coisas, especialmente se rezam para que isso aconteça...”(Ibid)

As sementes do amor de Deus caem em boa terra - em nós mesmos, nos outros - e em longo prazo irão proporcionar uma colheita frutífera. Em curto prazo é o nosso dever alimentá-las lentamente, pacientemente e com cuidado (especialmente quando confrontados com o fracasso e a frustração) e de maneira que glorifiquem a Deus no céu... e ajudem a produzir um fruto de justiça e paz aqui na terra.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário