sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexão Salesiana para o Batismo do Senhor - 09 de janeiro de 2011


Hoje celebramos o batismo de Jesus. Este evento marca o início de seu ministério. São Francisco de Sales nos diz que Deus nos chamou para servir, apesar dos defeitos presentes em nossa natureza. Nosso Salvador tem maneiras incompreensíveis, mas as vezes encantadoras para chamar-nos a serví-lo. Quando temos uma firme e inabalável determinação de servir a Deus do modo e no lugar em que Ele nos chama, então estaremos demonstrando nossa verdadeira vocação.

Apesar de sermos firmes e constantes em nosso serviço a Deus, nós podemos cometer erros. Podemos também chegar a colocar em dúvida nossa determinação para usar os meios que nos foram dados para servir a Deus. Estamos todos à mercê dos nossos sentimentos e emoções e, portanto, estamos sujeitos a mudanças, a altos e baixos. Não nos preocupemos se às vezes experimentamos sentimentos de desgosto ou de desânimo ao responder ao nosso chamado para servir a Deus. É normal sentir essas emoções. Mesmo não sendo muito virtuosos, ainda estamos aptos para servir a Deus. Mas devemos permanecer firmes frente as mudanças de estado de ânimo.  Existem algumas virtudes que só pode ser implementadas no meio das dificuldades. É nossa vontade, e não as nossas emoções e sentimentos, que atestam o quão forte e firme é o nosso compromisso de amar como Deus quer que amemos. É a luta da vontade de perseverar que determina o nosso compromisso de servir a Deus.

O bom músico tem o hábito de verificar as cordas de seu instrumento com frequência para ver se precisam de afinação. Isso garante que quando for interpretar uma melodia, ela será perfeitamente harmoniosa. Também devemos analisar e considerar todos os afetos de nossa alma, para ver se estão de acordo com os desejos e os mandamentos do nosso Salvador. Fortaleçamos nosso fervor, reafirmando frequentemente nosso compromisso de sermos filhos de Deus, que somos chamados a amar de maneira divina. Viver com coragem, mantendo a nossa fé enraizada na inclinação original do nosso coração para servir a Deus desta forma, nos tornará felizes.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque

“Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio, porque Deus estava com ele”.

Perspectiva Salesiana

"Deus é tão bom que nunca deixa de trabalhar em nossos corações para que não nos afastemos de nós mesmos, das coisas vãs e perecíveis em nossas vidas, para que possamos receber a sua graça e nos entregarmos completamente a Ele" (Santa Joana de Chantal)

Hoje estamos celebrando a festa do Batismo de Jesus. O batismo de Jesus marca a inauguração da sua vida pública. Na primeira leitura, Isaías especifica o projeto do ministério de Jesus. Ele escreve: "Porei o meu espírito nele, e ele vai trazer justiça a todas as nações... Eu fiz de ti luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os presos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

Com base no que foi compilado nas escrituras sobre a vida de Jesus, sabemos que ele cumpriu o projeto que Isaías escreveu. Ele estendeu a mão para aqueles que foram marginalizados, curou os que estavam doentes, tocou as vidas daqueles que acreditavam que eles eram "intocáveis", desafiou os líderes religiosos para "aplicar o que pregava", e viajava constantemente fazendo obras de caridade. Ainda assim, apesar de todo o bem que ele fez para os outros, Jesus foi crucificado. No Evangelho de hoje, ele é o "Filho amado, do quem o Pai se agradou”.

Ao celebrarmos a festa do Batismo de Jesus, também estamos celebrando nosso próprio batismo. Assim como o batismo de Cristo foi a inauguração de sua vida pública, o nosso batismo é a inauguração de nossa vida como cristãos. Cristo nos deu um exemplo em sua vida, o que nos permite ver como são aqueles que foram batizados nele e que devem viver Sua vida. São João nos diz "Deus não cessa de agir em nossos corações para que saiamos de nós mesmos e assim possamos receber a Sua graça e nos entregarmos completamente a ele." A leitura dos Atos nos diz que "Jesus continuou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele”.

Para viver nossas vidas como seguidores de Cristo, também nós devemos "sair de nós mesmos" e ir "fazendo o bem" e levando a presença curadora e a paz de Jesus Cristo para aqueles que o Senhor nos põe em nosso caminho. Como Cristo, também devemos visitar os doentes e nos acercarmos daqueles que foram marginalizados nas nossas comunidades e nas nossas famílias. Deveríamos falar com aqueles que tem sentimentos negativos contra eles ou com aqueles que evocam lembranças dolorosas: aqueles que consideramos "intocáveis", todas essas pessoas em nossas casas, em nossos bairros ou no trabalho, dos quais fugimos, ignoramos, ou mesmo, que detestamos.

Precisamos ser pessoas que agem de acordo com aquilo que professam, pessoas que agem como seguidores de Cristo, e isso exige força e coragem. Da mesma forma que o Pai esteve sempre com o Filho durante sua vida, nós também temos a presença de Cristo em nossas mentes e em nossos corações, e isso nos dá a força e a coragem que precisamos para sermos verdadeiros seguidores Dele.

Saiamos, então, de nós mesmos e de nossos pequenos mundos, para que possamos ver todo o bem que poderemos fazer e como, apoiados pela força de Deus que vive dentro de nós poderemos ser agentes da presença curadora de Cristo para todos aqueles que nos rodeiam.

P. William J. Metzger, OSFS, é pároco da paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho (Nossa Senhora do Bom Conselho), em Viena, Virginia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário