sábado, 1 de janeiro de 2011

Reflexão domingo Salesiana - Epifania - 2 de janeiro de 2011


A festa da Epifania do Senhor recorda-nos que Deus está disposto a aceitar todos os que vêm a Ele com humildade em seu coração. São Francisco de Sales observa:

O nascimento do Salvador foi marcado por várias maravilhas. A primeira foi o aparecimento da estrela que guiou os Reis Magos. Eles chegaram à pequena estrebaria para homenagear e render tributo ao nosso novo Rei que ali estava. Amemos o Nosso Salvador da mesma maneira, com a simplicidade em nossos corações, tendo um só propósito e objetivo para tudo o que fizermos. A simplicidade não é mais do que um simples e puro ato de caridade que realizamos com um objetivo na mente: conseguir o amor de Deus. Um coração que está cheio de amor, não demonstra menos afeição nos momentos em que deve direcionar sua atenção para o cumprimento de tarefas externas, do que quando imerso na oração. Em tais corações é o silêncio que fala, as suas ações e contemplações, seu trabalho e seu descanso, tudo louva a Deus igualmente. Estes corações realizam todas as suas obras, grandes e pequenas, com um imenso amor. Assim eram as vidas dos santos.

Podemos perguntar "como conseguiremos o amor de Deus?" Existem pessoas que pensam que devemos dominar certa arte para conseguir a realização do amor sagrado. Mas na realidade, não se precisa de nenhuma arte a mais do que decidir-nos trabalhar no amor de Deus, o que significa que devemos dedicar-nos à prática de todas estas coisas que o agradam. Simplesmente, sem problemas ou preocupações. Vocês devem imitar o simples amor que caracteriza as pombas. Elas só formam um par para o qual tudo fazem e querem agradar em tudo. Imitemo-las também na sua simplicidade para demonstrar amor. Elas se alegram apenas com uma brincadeira, em silêncio, na presença uma da outra.

A verdadeira fórmula para que possamos encontrar o amor sagrado, implica que permaneçamos na presença de Deus. Uma vez na sua presença, nos deliciamos com a alegria que ela produz o podemos experimentar as diversas inspirações e afetos que pertencem exclusivamente a Deus. Aproximem-se do berço de nascimento do Menino Jesus, como fizeram os Magos, e enriqueçamo-nos no amor por nosso Salvador, que deseja ensinar-nos como devemos amar.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "Eles prestaram-lhe homenagem."

Perspectiva Salesiana

"Eles vieram seguindo a estrela que tinham visto elevar-se nos céus. A estrela continuou seu curso na frente deles até parar sobre o lugar onde estava o menino. Eles se alegraram ao ver a estrela e entraram na casa e encontraram o menino com Maria, sua mãe. Eles se curvaram diante dele, e prestaram homenagem. Eles abriram seus cofres e o presentearam com seus presentes, ouro, incenso e mirra."

Não só hoje, mas todos os dias - a cada hora, a cada momento, recebemos o chamado para seguir a estrela, que é Jesus Cristo, nosso Senhor, nosso Redentor e nosso Salvador. Todos os dias recebemos o convite para seguir o caminho da vida, seguindo as indicações do amor, da reconciliação, da justiça e da paz de Deus, onde quer que cheguemos a experimentá-la. E assim como os astrólogos no Evangelho de hoje, também nós somos chamados a "prestar homenagem".

O tributo: um termo que soa engraçado, algo fora de moda. É definido no dicionário como "uma honra especial e respeito que é demonstrado publicamente.

Hummm, talvez não seja nem uma noção tão curiosa e nem tão estranha ou ultrapassada, depois de tudo!

Como podemos prestar homenagem a Jesus? Como podemos honrar e demonstrar respeito especial em público? Que tipo de presentes damos a Cristo - e por extensão, aos outros - todos os dias? Será que este tipo de demonstrações de respeito se limitam a caminhadas através dos continentes ou a tesouros exóticos que somente ocorrem uma vez na vida?

Francisco de Sales oferece o seguinte conselho: "Não sejamos tão ansiosos quando fazemos o nosso trabalho, porque para poder fazê-lo bem, devemos nos concentrar com cuidado, com calma e tranquilidade no que estamos fazendo, não depositando toda nossa confiança em nosso trabalho, mas sim em Deus e na graça de Deus. As buscas ansiosas do coração para progredir na perfeição e para se esforçar constantemente, para saber se estamos agradando a Deus, somente satisfazem nosso "amor próprio", este tormento sutil que deseja abraçá-lo todo, mas que raramente atinge os seus objetivos. Só uma boa ação feita com a mente tranquila, vale mais do que um trabalho feito com ansiedade e afã."

A homenagem que prestamos a Jesus – demonstrando respeito e uma homenagem especial pública - não é medida em base as grandes obras que fazemos, mas sim em base aos atos simples e comuns que fazemos com grande atenção e intenção. Prestar homenagem a Jesus não é somente fazer uma infinidade de boas obras, mas sim mergulhar totalmente em cada momento de cada dia, à medida que vão chegando. Prestar homenagem a Jesus não significa ratificar o quão importante nós somos, mas aceitar a nossa necessidade de Deus e da ação da graça de Deus em nossas vidas. Prestar homenagem a Jesus não é prostrar-nos diante dele o tempo todo, mas sim uma questão de defender tudo o que é correto, pacífico, libertador e justo.

Vocês acreditam que as experiências deste dia - e especialmente as pessoas envolvidas nestas experiências, estão nos chamando para prestar homenagem a Cristo? Rendam, pois, uma honra especial e um respeito aos outros, fazendo boas obras, uma de cada vez.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário