terça-feira, 20 de abril de 2010

Vida de São Francisco de Sales



Sales de Thorens


Desde 1060 uma antiga estrada construída pelos romanos conduz ao planalto Glières, onde se localiza o castelo de Thorens, a 20 Km de Annecy. Outras cidades importantes estão próximas: La Roche e Genebra. Este Castelo era propriedade da família Compey, (Barões de Thorens) da qual os Sales eram vassalos. Mas aproveitando das faltas e desgraças de seus orgulhosos suseranos, souberam libertar-se pouco a pouco de sua tutela até suplantá-los.

Próximo a este castelo, na parte oriental do rio Filière, sobre abruptas ladeiras inclinadas nas quais ascendem os abetos, se protege a aldeia de Sales (= dos salgueiros): muito próxima, à sombra de tílias seculares, uma capela assinala a situação da “casa-forte” onde vivia a Família dos Sales e que foi destruída em 1630 pelos soldados de Luis XIII. Era um edifício residencial de três peças com seis torres grandes e três pequenas torres. A antiga habitação tinha tomado ares de “castelo”, sinal de ascensão nobiliárquica e que interessa muito para a nossa história. A família Sales pertencia a pequena nobreza saboiana, ao menos desde 1365. O Senhorio de Sales, segundo Léon Ménabréa, parece que teve sua origem no cargo de lugar-tenente de Thorens. A família de Sales tinha sido investida pelos Senhores de Compey, numa época indubitavelmente muito antiga e que, por falta de documentos, não se pode precisar. Para exercer o dito cargo “conseguiram permissão de construir, às portas do castelo de Thorens, uma “casa Sala”, porém não um castelo, Castrum, e nela fixaram sua residência”, lugar de sua jurisdição. Esta jurisdição abarcava a média e baixa Justiça da senhoria.

Os Compey foram se arruinando aos poucos, por causa de dívidas de jogo. E os Sales foram ascendendo, graças a um empréstimo feito por Jordão de Sales (1365-1427). Em 1470 os senhorios foram confiscados dos Compey pelo duque da Sabóia, Carlos I e foram doados à casa de Luxemburgo. Os Sales se ligaram ao serviço desta ilustre família e obtiveram, assim, pelas doações e vendas, a posse do domínio e do castelo de Thorens (1559). O pai de Francisco passou a juventude na corte, em Paris, a serviço dos barões de Thorens. Mas os pais de Francisco não moravam aí. Depois da destruição do castelo de Sales, Luís de Sales, irmão do santo reformou este castelo de Thorens para habitá-lo.

Em 20 de março de 1538, Cristóvão de Sales (1479-1548), bisavô do Santo, recebeu da duquesa de Nemours o título de “Senhor de Sales”. Nestes tempos seu neto, Francisco I de Sales e pai do Santo, chamado então Senhor de Nouvelles, chegou à França como pajem dos Luxemburgo-Martigues. Ali se formará no ambiente da Corte.

A Cristovão de Sales sucedeu João de Sales, que se casou com a nobre Cláudia de Charansonnay. Teve dois filhos: Luis e Francisco. Os dois estiveram, como já foi dito, na França, à serviço da família Luxemburgo e tiveram, portanto, formação francesa. Com a paz de Ardres (1546), os dois irmãos voltam à terra natal, Sabóia, e se estabelecem como senhores de seus territórios. Luís se casa com Janine de Gasquis e teve três filhos: Amadeu, Luís e Gaspar. São os primos de Francisco de Sales. O Pai de São Francisco casou com Francisca de Sionnaz, em 1566. Ela tinha 14 e ele 44 anos. A partir deste casamento tornam-se Senhores de Boisy. Francisca de Sionnaz tinha herdado como dote este senhorio, de sua mãe.


Capela que marca o local onde estava o castelo dos Sales, destruído em 1630.


Fotos do Castelo de Thorens:






(Fotos de Panoramio - Google)

Um comentário:

  1. Eu me chamo Sales, moro no estado do Pará. E tenho vontade de conhecer este castelo.

    ResponderExcluir