sexta-feira, 7 de março de 2014

Reflexão Salesiana para o Primeiro domingo da Quaresma - 09 de março de 2014

Destaque:  "Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo diabo"

Perspectiva Salesiana

Quando Jesus estava se preparando para começar o seu ministério público, onde anunciaria a Boa Nova do Reino de Deus, quando seria o tipo de Messias que o Pai tinha imaginado, quando abriria as mentes e os corações das pessoas para o poder e a promessa do Espírito Santo, foi tentado. 
Tentado a converter pedra em pão: usar seu poder de salvação para a sua própria conveniência. Tentado a se contentar com os reinos terrenos, tentado a encontrar satisfação em uma glória e majestade fugaz, passageira. Tentado a atirar-se para baixo do Templo, provavelmente para convencer as pessoas de sua identidade e autoridade através de um único evento dramático, um evento que daria ibope, manchetes. Hoje em dia, com certeza, o evento estaria em todas as redes sociais.
Basicamente, Jesus foi tentado a se tornar alguém diferente daquilo que Deus queria que ele fosse. Jesus foi tentado a ser um tipo diferente de salvador. Jesus foi tentado a acreditar que havia uma maneira mais fácil de resgatar, salvar, santificar. Jesus foi tentado a acreditar que ele poderia pegar um atalho no caminho da redenção, um atalho padrão para a salvação de todos.
Todos nós podemos nos identificar com tais tentações. Quantas vezes repetimos que nós seríamos mais felizes, mais saudáveis ​​e mais santos, se fossemos outra pessoa? Quantas vezes dizemos que deve haver outra maneira (por isso, uma maneira mais fácil, a menos inconveniente) para ser uma esposa melhor, um marido melhor, um filho ou uma filha melhor, uma boa irmã ou bom irmão, um bom amigo ou um vizinho melhor? A verdadeira tragédia é que, podemos passar a vida toda acreditando que alguém seria melhor se fôssemos mais ou se estivéssemos em outro lugar. Deste jeito, nós nunca iremos viver a vida, a única vida que Deus nos deu.
Francisco de Sales escreveu: "Não semeies teus desejos no jardim de outra pessoa; cultiva o teu da melhor maneira possível. Não tentes ser alguém que você não é, mas, deseje ser  profundamente quem você é. Concentre todos os teus pensamentos sobre isso, em levar da melhor maneira as cruzes, sejam elas grandes ou pequenas, que encontres no teu caminho. Acredite em mim, este é o ponto mais importante, e o mais incompreendido na vida espiritual." (Cartas de Direção Espiritual, p 112.) 
Jesus foi tentado a ser alguém diferente daquilo que o Pai queria que ele fosse. Jesus foi tentado a abandonar o caminho  autêntico que conduz ao amor, e a alterá-lo por uma promessa vazia e malvada de poder chegar a ele através de um atalho. Jesus foi tentado a buscar o caminho (aparentemente) mais fácil.  No entanto, acreditando e confiando no plano de Deus ele repudiou a promessa vazia de uma solução rápida. Ele escolheu o caminho que conduz à verdadeira felicidade, saúde e santidade. 
Neste tempo da quaresma, rezemos para que nos seja concedida a coragem necessária para reconhecer a voz do tentador que vive dentro de nós. Oremos para que nos seja dado o discernimento necessário para identificar a tentação de passar a vida querendo ser outra pessoa (que não somos!). Oremos para que nos seja dada a graça e a força para seguir o exemplo de Cristo, que nos mostrou que o amor não acontece rapidamente e que o caminho do amor não vem através de atalhos: o amor requer que estejamos dispostos a ir até onde for necessário... fielmente, todos os dias, e com cada pessoa em seu momento. 

P. Michael S. Murray, OSFS -  Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos Escritos de São Francisco de Sales

O Evangelho de hoje fala sobre as tentações de Cristo. São Francisco de Sales nos diz: Nosso Senhor não foi buscar a tentação. No entanto, ele deixou o Espírito guiá-lo para o deserto, para ser tentado, para assim mostrar-nos como resistir. Nenhuma pessoa que serve a Deus está isenta das tentações. No entanto, isso não significa que devemos buscá-las. Se o Espírito nos leva a um lugar onde nós nos encontramos com a tentação, devemos confiar que Ele também se encarregará de devolver-nos ao caminho certo. 
Quando perceberem que a tentação está rondando, ajam como crianças quando veem um urso no campo. Elas imediatamente correm para os braços de seu pai ou de sua mãe, ou ao menos, os chamam para dar-lhes proteção ou assistência. Recorram a Deus da mesma forma, porque não devemos confiar em nossa própria força ou a nossa própria coragem, para vencer o mal. Se a tentação persistir ocupem seus pensamentos com qualquer atividade que é saudável e louvável. Quando vocês permitem que bons pensamentos encontrem espaço em seus em seus corações, estes se encarregarão de mover os maus pensamentos. 
Não importa que tipo de tentação os engane e não importa o tipo de prazer que envolve. Enquanto se recusarem a concordar com elas, não ofenderão a Deus. Permitam aos inimigos da nossa salvação continuar à espreita, na porta do seu coração, tentando acessá-los. Enquanto os rechaçarmos, mantendo-nos vigilantes em nossos corações, poderemos ter a certeza de que o amor divino, a vida da alma persiste dentro de nós. Através da oração constante, dos sacramentos, e da confiança em Deus, a nossa força vai voltar e todos desfrutarão de uma vida saudável e feliz. 
Então caminhem com confiança, e fiquem em paz. Vivam bem em meio a mansidão, humildade e simplicidade. Se acreditam em Deus e na verdade da palavra de Deus, nada poderá prejudicá-los. Façam o propósito de não pecar, mas não se surpreendam, nem fiquem chateados, se caírem em pecado. Devemos confiar na bondade de Deus, que, apesar de tudo, não nos amará menos. 

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Um comentário:

  1. Gosto de vir aqui ler essas mensagens iluminadas por meio de Francisco... são um consolo ao coração da gente que batalha, muitas vezes sozinhos, nesse mundão de meu Deus...

    ResponderExcluir