terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Reflexão Salesiana para o 8º domingo do Tempo Comum - 02 de março de 2014

(Love Painting by Larry Cole) - Escolhi esta imagem para este final de semana, pois acho muito significativa e que ilustra o tema da liturgia. Às vezes pensamos que Deus se esqueceu de nós... no entanto, ele está sempre pronto para nos puxar para cima... Ele nunca nos esquece!

Destaque: "Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto do seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei".

 Perspectiva Salesiana

Escusado será dizer que todos nós já passamos por momentos em nossas vidas quando nos sentimos totalmente identificados com as palavras de hoje, tiradas do capítulo quarenta e nove do Livro do profeta Isaías: "O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!"  Todos nós, provavelmente, já nos perguntamos alguma vez se não desaparecemos da tela do radar divino de Deus em meio às circunstâncias da vida, da perda de um emprego, de uma doença grave, da morte de um ente querido ou do fim de um relacionamento. No entanto, o que nós experimentamos em tempos difíceis e conturbados não é esquecido por Deus. Ironicamente, pode acontecer que, de fato, nós O esquecemos.
Na Introdução à Vida Devota de São Francisco de Sales nos diz: "Deus está em todas as coisas e em todos os lugares. Não existe um só lugar ou objeto neste mundo onde Deus não esteja realmente presente. Todos nós conhecemos essa verdade, mas nem todos a mantemos presente em nossas mentes. Os cegos não têm nenhuma maneira de saber quando um príncipe se encontra entre eles, portanto, não demonstram nenhum tipo de respeito que exibem, uma vez que são informados de sua presença. No entanto, como não podem vê-lo facilmente, se esquecem da sua presença, e uma vez que esqueceram, deixam de lado o respeito e reverência que é lhe é devida. Infelizmente, não podemos ver a Deus, mesmo quando Ele está presente no meio de nós: mesmo que a fé garanta sua presença constante, como não podemos ver com nossos próprios olhos, muitas vezes esquecemos-nos Dele, e nos comportamos como se estivesse completamente longe de nós..."(Parte II, cap. 2). 
Não esquecemos intencionalmente de Deus. Diz o ditado: "longe da vista, longe do coração". É isso que acontece na maioria das vezes. É verdade que os tempos difíceis e as preocupações aguçam nossa percepção do que interpretamos como a ausência de Deus. Mas o que realmente acontece, e muitas vezes, especialmente nos momentos da vida diária, é que nos esquecemos de que Sua presença é real e constante. Dito isto, a realidade é que as coisas ruins que acontecem na vida são duras para afrontar, para que também nos sintamos abandonados por Deus. Francisco de Sales nos aconselha: "lembre-se que Deus não está presente apenas onde você está, mas também está presente de uma maneira especial em seus corações, no centro de seu próprio espírito... Isto não é de maneira nenhuma um produto da imaginação, é a verdade absoluta. Mesmo não podendo vê-lo, a realidade é que Deus está nos contemplando desde as alturas." (Ibid)
Durante tempos difíceis, durante os bons tempos, lembrem que Deus não se esqueceu de nós: Ele nunca irá esquecer-se de nós. Mesmo que nós não possamos vê-lo com nossos próprios olhos, Deus sempre mantém os olhos em nós, por assim dizer. Mais importante ainda, Deus permanece em nós, de maneira muito íntima, em nossas mentes e em nossos corações, em nossos corpos, em nossas almas, em nossos espíritos. Deus está sempre conosco, em nós e entre nós...
Tente lembrar-se disso, sempre.

P.Michael S. Murray - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB
  
Dos escritos de São Francisco de Sales

No Evangelho de hoje, Jesus nos desafia a evitar as preocupações e ansiedades, quando temos que enfrentar os problemas cotidianos. Jesus nos convida a ter plena confiança e confiança Nele, diante dos altos e baixos, perdas e ganhos de cada dia. São Francisco de Sales nos diz por que devemos confiar em Deus como se fôssemos crianças: 
O sol toca todas as coisas com o seu calor vivificante e, como um amante universal, lhes proporciona vigor que precisam para crescer. Deste mesmo modo o amor de Deus anima o coração humano. Nenhuma pessoa pode esconder-se do amor de Deus. Ele deseja amar-nos e, por sua vez, deseja o nosso amor.
É o amor fiel e eterno de Deus que nos leva a uma vida plena de fé. Deus está à porta, não só batendo na porta, mas chamando nossa alma e acordando-a: "Venha, levante-se, apresse-se."  Deus, inclusive, clama nas ruas: "Volte para mim!  Vivam!" Nosso Divino Salvador nos demonstra com fé que a sua misericórdia excede sua justiça, e que sua redenção é abundante. Ele quer que todos nós sejamos plenos e que nenhum pereça. "Eu vos tenho amado com um amor eterno e vou levantá-los novamente." Estas são as verdadeiras palavras de Deus: a promessa que Ele nos criou e que nosso Salvador veio a este mundo para estabelecer um novo reino através da sua Igreja. 
No entanto, o Espírito Santo, uma fonte de água viva que flui em cada parte nossos corações para impregná-lo completamente com o amor de Deus, não deseja entrar em nós, a não ser com o consentimento do nosso coração. Nós nunca seremos privados do amor de Deus, mas nós somos os únicos que podemos negar o amor de Deus em nosso favor. Deus nunca tira os dons que Ele nos deu. Somos nós que afastamos nossos corações para longe de Deus. Portanto, devemos estar atentos para o progresso do amor que devemos a Deus. Porque o amor que Deus nos dá, nunca nos faltará. Respondamos a esse amor divino com que o Espírito de Jesus quer encher nossos corações. Então experimentaremos uma nova vida no Espírito que nos ajudará a enfrentar as realidades da vida, sem nos preocuparmos excessivamente e sem deixar-nos levar pela ansiedade. 

(Do Tratado do Amor de Deus por São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário