sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Reflexão Salesiana para o 6º Domingo do Tempo Comum - 16 Fevereiro 2014
























Destaque: "Vós ouvistes o que foi dito aos antigos... Eu, porém, vos digo..."

Perspectiva Salesiana

Considere isso, deve haver um amor maior,
Seja no fundo do coração ou escondido nas estrelas.
Sem este amor a vida é um desperdício de tempo.
Olhe dentro de seus corações, eu vou olhar para dentro do meu. 
As coisas parecem estar tão ruins em todos os lugares. 
O que existe neste mundo que é justo?
Todos caminham cegamente tentando ver, 
Ficamos sempre um passo atrás do que pode ser. 
Dê-me um amor maior, dê-me um amor maior
Dê-me um amor maior, onde está este amor maior no qual penso o tempo todo? (Canção de Steve Winwood)

No evangelho de hoje Jesus nos chama ao amor "maior." Jesus pede que evitemos reduzir ao mínimo a vida espiritual, que nos limitemos a cumprir os requisitos mínimos para tudo o que fazemos. Pede para não viver a vida seguindo o método "está tudo bem assim!". Jesus coloca claramente como padrão aquilo que diz a seus ouvintes: não é suficiente que evitem matar seus vizinhos, mas, devem evitar ficar com raiva deles, ou guardar rancor contra eles. Na verdade, vocês devem reconciliar-se com os outros. Não é suficiente evitar o adultério, devemos também evitar tratar os outros de forma que os desumanizam, que os rebaixam, apenas para satisfazer-nos ou para aproveitar-nos deles. Às vezes perdemos muito tempo fixando-nos nos outros. Seria muito mais útil se usássemos o tempo para examinar a nós mesmos. Não é suficiente tratar de não jurar falsamente, devemos evitar de nos envolvermos em qualquer situação onde somos forçados a jurar qualquer coisa. Basta simplesmente dizer o que pensam, e certifiquem-se de que o seu comportamento seja consistente com o que dizem.

O "amor maior" de Jesus é realmente equivalente ao núcleo da noção de "devoção" (espiritualidade) desenvolvida por São Francisco de Sales. Ele escreveu: "A vida e a devoção (espiritualidade) genuína pressupõe o amor de Deus, e por isso simplesmente se traduz em verdadeiro amor por Ele. Embora nem sempre seja amor como tal. Na medida em que o amor divino adorna a alma, o chamamos de graça, a qual nos torna gratos ante à Divina Majestade. Chamamos de caridade a medida em que o amor de Deus nos fortalece para fazer o bem. Quando tivermos alcançado um grau de perfeição que não só nos leve a fazer o bem, mas também a fazê-lo com cuidado, com frequência, e sem demora, é então que chamamos de devoção... Este amor também exorta-nos a fazer tantas boas obras, com tanta prontidão e com tanto carinho quanto pudermos; e não apenas aquelas obras que nos foram confiadas, mas mesmo aquelas que fazemos por inspiração ou conselho." (IVD, parte 1, cap. 1) 

São Francisco de Sales, entretanto, também nos desafia a evitar cair no minimalismo espiritual. Não é suficiente que deixemos de não dizer mentiras, temos que ser honestos. Não é suficiente que evitemos a gula, precisamos ser disciplinados. Não é suficiente evitar ser mesquinhos, devemos ser generosos. Não é suficiente evitar ferir os outros, mas, devemos curar os outros. 

Senhor Deus, ajude-nos a chegar a esse amor maior. Ajude-nos a não deixar a vida passar por nós. Ajude-nos a entender o que realmente significa estarmos vivos... e a amar plenamente.

P. Michael S. Murray - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

O salmo responsorial de hoje nos diz: "Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!"  A respeito disso, São Francisco de Sales explica o seguinte: 
Como seguir a "lei do Senhor" para viver melhor? Primeiro, devemos purificar todas as nossas intenções, tanto quanto pudermos. Devemos fazer o firme propósito de aproveitar o dia da melhor maneira para que a nossa intenção de viver bem, seja de acordo com os desígnios de Deus. Devemos antecipar aquelas tarefas, interações e sucessos que farão parte do nosso dia, e que representam oportunidades de servir a Deus. A qual tipo de tentações estarão expostos? À raiva, ao amor egoísta ou a outros caprichos? Preparem-se com cuidado para evitar, resistir e superar qualquer obstáculo que os impeçam de viver verdadeiramente Jesus. 
Para que possam seguir a lei do Senhor, a primeira coisa que devem fazer é ter um santo propósito de crescer no amor que Jesus nos ensinou. A fim de preparar-se para colocar em prática este propósito, peçam ao nosso Salvador que os ajude a usar os meios à sua disposição para crescer no amor santo e servir da melhor maneira possível. Admitam que vocês sozinhos não podem levar a cabo a decisão de afastar-se do mal e de fazer o bem, como Deus deseja que o façam. Tomem seus corações nas mãos e ofereçam-nos ao nosso Salvador com todas as suas boas intenções. Peçam-lhe para ter o cuidado de proteger e fortalecer seus corações para que assim vocês possam andar em seu verdadeiro amor. 
Para que possam seguir a lei do Senhor devem aprender a orar. Devem receber os sacramentos com frequência. À medida que se dedicam a realizar as tarefas próprias de suas vocações, nunca se esqueçam de praticar a humildade, a mansidão, a paciência e a simplicidade; virtudes que crescem como flores ao pé da cruz. 
À medida que se dedicam ao cuidado de suas famílias com a devida diligência, semeiem nestas almas o amor por Deus infundindo inspirações positiva em seus corações. As grandes oportunidades para servir a Deus raramente ocorrem, mas as pequenas oportunidades para fazê-lo não faltam. Enquanto cumprem suas responsabilidades, glorifiquem a Deus, em todas as atividades, incluindo comer, beber, dormir ou divertir-se. Estas serão levadas a cabo em nome de Deus que, por meio de Jesus Cristo, leva-nos a verdadeira plenitude.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário