sexta-feira, 14 de março de 2014

Reflexão Salesiana para o 2º Domingo da Quaresma - 16 de março de 2014


Dos escritos de São Francisco de Sales

Neste domingo escalamos o Monte Tabor com Jesus. Ali conseguimos avistar brevemente a glória de nosso Salvador, cujo amor divino nos transforma continuamente. São Francisco de Sales observa: Jesus, através da sua Transfiguração mostra-nos um vislumbre da bem-aventurança eterna que nos espera. Nosso Senhor foi transfigurado para gerar em nós o desejo de felicidade eterna em sua totalidade. 
Nosso gentil Salvador faz uso de suas atrações e inspirações divinas, para aproximar-nos da expressão mais pura do Seu amor. Quando Deus nos dá a fé, Ele se comunica diretamente com nossa mente através das inspirações. O Espírito Santo é responsável por difundir em nós estes primeiros sinais do amor de Deus. Nos corações que aceitam, Ele vai fortalecendo gradualmente, gentilmente, o amor sagrado, que emana das inspirações. 
Os discípulos experimentaram essa alegria no Monte Tabor, e, por um momento desejaram permanecer ali. Entreguemos também todos os nossos afetos ao nosso Salvador, e aspiremos conseguir a felicidade que Deus preparou para nós. Ele nos deu todos os meios necessários para alcançar a felicidade da glória eterna. Estamos também escalando o Monte Tabor, e também fizemos um firme propósito de servir melhor o nosso Salvador, de amar Sua divina bondade. Mesmo assim, e como acontece quando começamos a avançar no caminho da santidade, muitas vezes achamos que nossos afetos ainda estão entrelaçados em amores inúteis.  Mas, não fiquem tristes com isso. Vejam como uma oportunidade para colocar em prática as virtudes. Vocês sentem um grande desejo de santidade. Alimentem esse desejo e permitam que ele cresça cada dia. Se vocês tropeçarem, clamem ao Senhor que deseja receber o seu amor, e que os conduz pela sua mão. Escalem, então, o Monte Tabor sem desfalecer, rumo à visão celestial que nosso Salvador nos deu. 
Caminhem contentes entre as dificuldades que se apresentam nesta vida passageira. Assumam todos os desafios que aparecem no longo do caminho que Deus tem previsto para vocês, e mantenham-se em paz. A transformação é a verdadeira marca de uma manifestação divina. Oxalá sempre sintam o desejo de serem transformados! 

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Destaque: "E foi transfigurado diante deles..." 

Perspectiva Salesiana

Jesus leva Pedro, Tiago e João, a um alto monte. Ali, diante de seus olhos, Ele transfigurou-se. Eles viram sua glória radiante como o sol, como a luz. Eles puderam ver claramente a relação de Jesus com tudo o que o havia precedido na história divina da salvação através de Moisés e Elias. Eles ouviram uma voz que confirmou a união de Jesus com Deus, Abba... Pai. 
Algumas vezes me pergunto: foi Jesus quem mudou, ou foi algo que mudou dentro dos três seguidores de Jesus? 
Foi Jesus quem lhes mostrou algo novo e diferente de si mesmo, ou foram seus seguidores, que, pela primeira vez, puderam ver sem dificuldade e sem obstáculos a glória deslumbrante que sempre fez parte do ministério de Jesus para com os pobres, os desafortunados, os necessitados, os esquecidos?  Foi uma nova revelação para eles ouvirem a voz que falava de Jesus como o filho amado, ou, foi pela primeira vez que esses homens estavam ouvindo uma voz que sempre esteve presente e ativa desde o momento da concepção de Jesus? 
E nós?  Somos capazes de ver a glória que Deus nos deu e que está dentro de nós tão claramente como os três discípulos tiveram a oportunidade de ver em Jesus? Somos capazes de ver como o plano divino da salvação de Deus nos trouxe até o ponto em que nossa vida se encontra no presente momento?  Temos a capacidade de reconhecer o papel que cada um é chamado a desempenhar no mesmo plano divino da salvação? Ouvimos a voz de Deus que nos criou, nos redimiu e nos inspirou a sermos seus filhos amados, seus verdadeiros filhos e filhas? 
A mensagem não pode ser mais clara do que a Palavra de Deus que lemos no livro Gênesis. O mesmo Deus que falou ao nosso antepassado Abraão é o mesmo Deus que se refere a nós, quando diz: "Eu farei de ti uma grande nação, e te abençoarei; engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma benção. Abençoarei os que te abençoam... em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!"
Na medida em que cada um de nós for uma bênção para os outros (o que é muito diferente de ser uma maldição) a glória deslumbrante de Deus brilhará em nós. A vontade de Deus é revelada através de cada um de nós. A voz amorosa de Deus é personificada em nós... para que o mundo inteiro possa vê-la. Não somente no topo da montanha da vida, mas também nos vales e planícies da vida e da convivência diária. 
À medida que transcorre este tempo da Quaresma, peçamos a graça de ver não somente a glória de Jesus, que está sempre conosco. Peçamos que a glória dada por Deus brilhe dentro de nós e dentro de todos aqueles cujas vidas influenciamos. Não escutemos somente a voz de Deus que fala de Jesus como um filho. Ouçamos a voz de Deus que nos chama de seus filhos e filhas nas circunstâncias, relacionamentos e experiências que vivemos a cada dia de nossas vidas. 

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor-Gerente do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário