sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Reflexão Salesiana para o IV Domingo do Advento - 22 de dezembro de 2013

Destaque: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, um nome que significa "Deus está conosco".

Perspectiva Salesiana

São Francisco de Sales escreveu em sua Introdução à Vida Devota: "Deus está perfeita e essencialmente presente em todas as coisas e em todos os lugares. Da mesma maneira que, como os passarinhos, para qualquer região que voem, estão sempre envoltos no ar, assim também nós, em toda parte a que nos dirigimos ou que estamos sempre, encontramos a Deus presentes em nós mesmos e em todas as coisas." (IVD Parte II, Capítulo 2) 
Deus está conosco. Em nossos melhores momentos sabemos e agimos de modo que proclamem a verdade que Deus está realmente conosco, sempre, e de todas as maneiras.
Infelizmente, nem todos os momentos são bons. Nem sempre agimos de forma a convencer os outros da presença contínua de Deus, que nos ama sempre e de qualquer maneira. Francisco de Sales observou: "Nós todos sabemos essa verdade (que Deus está sempre presente), mas nem todo mundo está realmente consciente disso. Os cegos que sabem achar-se na presença de um príncipe, embora não o vejam, conservam-se numa posição respeitosa. Mas, porque não o veem, facilmente esquecem a sua presença e, uma vez esquecida, ainda com maior facilidade perdem o respeito que lhe é devido. Infelizmente, muitas vezes nos esquecemos de Deus e agimos como se Deus estivesse longe de nós. Sabemos que Deus está presente em todas as coisas, mas como raramente refletimos sobre este fato, agimos como se nós o ignorássemos de todo." (Ibid) 
Como dizemos "longe dos olhos, longe do coração".
Na teoria, parece algo simples tirar tempo para lembrar que Deus está sempre presente, "não só no lugar onde estamos, mas, também e, particularmente, em nossos corações e na própria essência de nossos espíritos." (Ibid)  Quando recordamos com frequência da presença de Deus, somos mais fiéis na hora de outorgar respeito e reverência que Ele merece. 
No entanto, na prática, bem sabemos, isso é um desafio! 
Mas há mais. Na medida em que lembramos a presença de Deus em todas as coisas e em todas as pessoas, seremos mais capazes de nos relacionar com os outros com o mesmo respeito e com a mesma reverência. Quando lembramos que Deus está conosco, é mais provável que nos convertamos em símbolos reais da atividade salvadora, amorosa e contínua do Emanuel... o 'Deus que está conosco.'
Vocês estão ainda à procura de um presente de Natal? Não precisam procurar tanto. Basta lembrar-se do Deus que está sempre conosco. Aquele que nos ama sempre. O mesmo Deus que chama para ajudar os outros lembra que Ele nos ama e que está sempre presente em nossas vidas.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

O Evangelho de hoje recorda-nos que, assim como São José, devemos ter confiança no plano que Deus tem para nós. Deus tem um plano para nós que é muito maior do que o nosso. São Francisco de Sales observa: 
O Evangelho de hoje fala do momento em que José descobre que Maria está grávida. Ele estava disposto a divorciar-se, sabendo que o filho não era dele. Mas o anjo disse a José que o Santo Filho estava destinado a ser o nosso Salvador. Com grande paz e serenidade de espírito, José aceitou este evento inesperado em sua vida. Nossa confiança em Deus deve ser igual a confiança demonstrada por São José. 
Os fundamentos da nossa fé não estão em nós mesmos, mas em Deus. Enquanto estamos sujeitos a mudanças, Deus sempre se mostra gentil e misericordioso. Tanto nos momentos em que somos fracos e imperfeitos, como quando somos fortes e perfeitos. Quando sentimos confiança absoluta em Nosso Senhor somos como uma criança no colo de sua mãe. A criança se deixa carregar e guiar por onde sua mãe o quiser levar. Da mesma forma, quando amamos a vontade de Deus em tudo o que nos acontece, sentimos a confiança necessária para nos deixar levar.
Sentir uma confiança sagrada na bondade de Deus significa vida para o espírito humano. À medida que nosso amor por Deus aumenta, experimentaremos as contrações e as dores de parto espirituais. Quando tivermos problemas, nosso Salvador nos conduzirá pelo caminho não importa quão difícil seja. Reflitamos sobre as palavras de nosso gentil Salvador: "Quando uma mulher dá à luz se debate no meio da angústia, mas após o nascimento esquece o sofrimento que viveu, porque deu à luz um filho." Nossas almas devem dar à luz o filho mais amado que uma pessoa possa desejar. É Jesus, a quem devemos dar forma e trazer à vida para dentro de nós mesmos. O Filho vale tudo o que devemos suportar. Quão felizes seríamos se dedicássemos todos os nossos esforços para cumprir o que Deus deseja para nós! Ganharíamos da generosidade de Deus tudo o que poderíamos chegar a desejar e necessitar, uma nova e revigorante existência!  Um renascimento sagrado em Cristo! 

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário