sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Reflexão Salesiana para o 28º Domingo do Tempo Comum 13 de outubro de 2013
























Destaque: "Então um deles, quando viu que estava curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Ele caiu aos pés de Jesus e lhe agradeceu." 

Perspectiva Salesiana 

Temos que admitir: quando algo de bom nos acontece, muitos de nós sentimos que merecemos. Assim se sentiram os nove "leprosos" no Evangelho de hoje. Eles pediram a Jesus para ter misericórdia, que, na cultura do Oriente Médio significa, "faça o que puder por nós." Eles sabiam que Jesus tinha fama e que poderia fazer algo por eles. Certamente estamos familiarizados com a lição de sermos agradecidos. Mesmo assim, olhemos este texto do Evangelho a partir do que aconteceu antes e depois.
Jesus nos disse no evangelho do domingo passado que o dono da casa não irá agradecer ao empregado porque fez o que ele tinha mandado e acrescenta: "somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer". Isso parece estar em contraste com o Evangelho desta semana, que nos ordena a sermos agradecidos quando alguém mais faz "do que deveria fazer." Alguém poderia dizer, culturalmente, que como Jesus podia, ele devia. O Evangelho da semana passada proclama a necessidade de "rezar sempre e não desanimar." 
No Evangelho da semana passada, os apóstolos pediram que o Senhor aumentasse a sua fé. No próximo domingo dirá: "quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" 
Uma ideia que é muito comum no mundo ocidental a respeito da doença é que ela é um obstáculo que não nos impede de sermos ativos nem de envolver-nos na vida na comunidade. Na cultura mediterrânica "a doença tira a pessoa de seu status e perturba os modelos de parentesco. As pessoas que sofrem de um problema de pele, chamado "lepra", são excluídas do culto da comunidade. Esta experiência humana era muito mais depressiva que as lesões da pele. (João Pilch, O Dicionário Cultural da Bíblia ).  Jesus "limpa" todos os dez, mas "um deles... viu que estava curado.... "A condição da sua pele, não só tinha sido curada, mas, o mais importante para o homem do Oriente Médio, ele poderia novamente se reunir com a comunidade."
Francisco de Sales discute as "inspirações" para a fé no Livro 2 de seu Tratado do Amor de Deus : "A inspiração (que) vem como um vento sagrado para impulsionar o ar do amor sagrado, toma conta da nossa vontade e a move por um sentimento de alegria celestial. Tudo isso... é feito em nós... porém, sem nós, por que é o favor de Deus que nos prepara dessa maneira. Essa mesma inspiração e este mesmo favor que se apoderaram de nós mescla sua ação com o nosso consentimento, anima os nossos fracos movimentos por sua própria força e aviva nossa frágil cooperação, pelo poder de sua operação. Assim, pois, nos ajudará, nos guiará e nos acompanhará no amor e para o amor até alcançar o ato mais sagrado da fé, que é necessária para a conversão." Isso já aconteceu com o homem que voltou? O que diz o Evangelho: "(ele) virou-se, louvando a Deus em voz alta. Ele caiu aos pés de Jesus e lhe agradeceu." Por acaso, somente ele estava agradecido por ter sido curado de uma enfermidade de pele?  Eu acho que a sua sincera gratidão foi baseada no reconhecimento "da inspiração" para a fé.  Ele consentiu nesta inspiração e ao fazê-lo estava cheio de elogios para Jesus!"  Então Jesus disse ao samaritano: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB


Dos escritos de São Francisco de Sales

As leituras de hoje enfatizam a gratidão. A gratidão desempenha um papel tão importante na espiritualidade salesiana que São Francisco de Sales a inclui como parte de seu método para a meditação. A seguir, algumas orações sobre gratidão: 
Graças, Senhor, por acalmar o problema da minha alma para que não tropece, por substituir a minha ansiedade e a minha preocupação com carinho e dedicação, e por me lembrar que uma só coisa é necessária: a confiança em ti. 
Eu te agradeço Senhor por todos os dons que me destes neste dia. Só tu sabes quantas vezes, na minha ânsia de fazer as coisas do meu jeito, tropecei contigo, sem mesmo te reconhecer. Agradeço a paciência que tens para comigo. Eu rezo para que eu possa permitir-te cumprir a tua parte.
Graças, Senhor por abençoar os meus esforços, sem te importares se eram grandes ou pequenas, ou se tinham sido realizados bem ou mal. Notastes somente o esforço que eu fiz para cumprir Tua Vontade. Isso sempre foi o suficiente. 
Obrigado por responder a minha raiva com a tua bondade, por responder com tua verdade a minhas mentiras insignificantes, por curar minhas feridas e por curar aqueles a quem eu feri. 
Obrigado por me levar pela mão neste dia. Obrigado por um dia cheio de mil provas triviais e de pequenas oportunidades, e pela força que eu emprestei de ti nos momentos dispersos em que eu reconheci a tua presença, e respondi a ela da melhor maneira que eu poderia fazer.
Obrigado por plantar, em cada canto deste dia, pequenas lembranças da tua presença, em outras palavras, doces inspirações destinadas a florescer em amor.  Cultiva estas inspirações em mim todos os dias que estão por vir. Por favor, não pare agora! 
Obrigado por andar comigo, por falar comigo, e por guiar-me suavemente no meio do jardim do teu amor.  Obrigado por colocar-me neste jardim, onde eu somente te encontrarei.

(Adaptado de "Livre seu coração" por John Kirvan, Ave Maria Press, 1997) 

CHEGOU O GIBI DE SÃO FRANCISCO DE SALES

Publicado pela EDB em parceria com o Boletim Salesiano. 

Um comentário:

  1. Paz e bem! Como faço para adquirir este gibi? Sou devota de São Francisco de Sales!

    ResponderExcluir