sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Reflexão Salesiana para o 29º Domingo do Tempo Comum -20 de outubro de 2013


Destaque: "Jesus disse a seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de rezar sempre e não desanimar."

Perspectiva Salesiana 

Se o mundo fosse perfeito sempre teríamos a consciência da presença de Deus que nos criou, que nos redimiu e que nos inspirou. Num mundo perfeito, nós sempre o reconheceríamos e sempre aproveitaríamos as inúmeras oportunidades que Deus nos dá para fazer o que é certo, o que é bom, o que é criativo, incentivando o perdão, fazendo o que é amoroso. Num mundo perfeito, seríamos sempre enérgicos e entusiasmados com a vida e a viver cada dia, cada hora, cada momento como um presente de Deus. Num mundo perfeito, nada poderia distrair-nos quando se trata de fazer as coisas que realmente importam na vida. 
Nosso mundo, é claro, não é nada perfeito. Nós somos tudo, menos perfeitos.
Às vezes nos esquecemos da presença de Deus. Às vezes, nós desperdiçamos as oportunidades que Deus nos dá para fazer o que é certo, o que é bom, e o que é amoroso. Às vezes, não apreciamos bastante o dom da vida, e de cada momento que temos nesta vida. Às vezes somos consumidos por preocupações triviais, mesmo insignificantes. Às vezes simplesmente não temos a energia suficiente. 
Às vezes, parece que perdemos o coração. 
A oração nos lembra da presença de Deus. A oração ajuda-nos a ver as inúmeras vezes que temos cada dia para crescer na virtude e fugir do pecado. A oração permite-nos aceitar com gratidão o dom de cada novo dia como ele vem. A oração é o que nos mantém ligados a Deus, a oração é o que nos mantém conectados com o divino em nós, a oração é o que nos mantém conectados com o Divino nos outros. 
A oração não é tanto o que fazemos. Acima de tudo, é uma atitude, e uma visão que temos desenvolvido e aprofundado.
Francisco de Sales descreve a oração da seguinte forma: "A essência da oração não é estar sempre de joelhos, mas em manter as nossas vontades claramente unidas à vontade de Deus em todos os eventos." (Sobre Vivendo para Jesus ., p 295) Em outro lugar, ele observa: "A oração é a água benta que faz com que as plantas de nossos desejos cresçam verdes e floresçam; limpa nossas almas de suas imperfeições, e sacia a sede de paixão em nossos corações." (Ibid, p. 309) 
A oração nos dá a humildade necessária para reconhecer onde temos ido. A oração dá-nos a gentileza de aceitar onde estamos, a oração nos dá a coragem para considerar onde devemos ir. 
No meio das nossas ocupações, frequentemente exigentes, algumas às vezes frustrantes e por vezes esmagadoras, a oração nos ajuda a permanecer conectado com as pessoas e coisas na vida que realmente são importantes. Quando nós "...lhe entregamos nossos corações a Deus mil vezes por dia" (Ibid, p. 298), sabemos como ser verdadeiramente felizes, saudáveis e santos. 
A oração faz com que nossa mente esteja sempre alerta... para que assim sejamos pessoas de coração. 

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

As leituras de hoje nos convidam a perseverar em nossa fé na bondade de Deus, permanecendo sempre atentos a Sua Palavra. São Francisco de Sales também enfatiza o valor da perseverança: 
A perseverança é o valor que receberemos a coroa. Mas, na hora da prática, esta acaba por ser a mais difícil de todas as virtudes, dada a fragilidade e inconsistência do espírito humano. Num minuto desejamos fazer uma coisa, mas pouco depois mudamos de ideia. Devemos manter uma vigilância constante sobre nós mesmos. O néctar do amor divino não pode ser destilado num coração onde o nosso velho "eu" é senhor. Para crescer no amor de Deus devemos trabalhar diligentemente para deixar de lado nosso egoísmo e viver de acordo com a razão, e não de acordo com as tendências do mundo.
Tenha coragem. Um professor nem sempre exige que seus alunos saibam toda a lição sem o direito de cometer um erro. É suficiente que os alunos façam o melhor esforço para aprender a lição. Você já observou pessoas que estão aprendendo a andar a cavalo? Muitas vezes, eles caem. Mesmo assim não desistem. Porque uma coisa é ser derrotado de vez em quando, e outra coisa, completamente diferente, é ser derrotado. 
Nem sempre temos que sentir-nos fortes e cheios de coragem. É suficiente ter esperança de que Deus vai nos dar essa força e essa coragem, justamente onde e quando necessário. Certamente Nosso Senhor nunca exortará os fiéis a perseverar sem estar pronto para dar-lhes o poder de fazê-lo. Se formos fiéis irão progrediremos muito. A perseverança é o dom mais desejável que podemos esperar nesta vida. Por esta razão, devemos orar, a fim de sermos constantes, usando os meios que Deus nos deu, a fim de atingir esse objetivo: a oração, ajudando os outros, aproximando-nos regularmente dos sacramentos, associando-nos a pessoas boas, e ouvindo e lendo as sagradas Escrituras. 
Devemos ser como aqueles que navegam no mar. Eles sempre observando a estrela polar sempre conseguem avançar, porque eles sabem que estão indo na direção certa. Sigamos esta bela estrela e esta bússola divina sem medo algum, porque Nosso Senhor nunca falha.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário