sexta-feira, 10 de maio de 2013

ASCENSÃO DO SENHOR - 12 de maio de 2013
























Destaque "Ide, fazei discípulos de todas as nações."
Perspectiva Salesiana

Falando sobre o mistério da Ascensão de Nosso Senhor, Francisco de Sales escreveu: "Nós abandonamos a nossa vida humana para viver outra vida mais eminente, acima de nós, escondendo toda essa vida nova em Deus com Jesus Cristo, que é o único a vê-la, a conhecê-la, e a dá-la. A nossa nova vida é o amor celestial, que nos anima e vivifica a alma, e esse amor está completamente escondido em Deus e nas coisas de Deus, com Jesus Cristo. Como dizem as sagradas palavras do Evangelho, depois que Jesus Cristo se deixou ver por instantes aos discípulos, Ele subiu ao céu e uma nuvem o envolveu e o arrebatou, escondendo-o aos olhos deles. Jesus então está escondido no céu, em Deus. Jesus Cristo é o nosso amor e o nosso amor é a vida da nossa alma. Assim, a nossa vida está escondida em Deus com Jesus Cristo, e quando Jesus Cristo, que é o nosso amor e, por conseguinte a nossa vida espiritual aparecer no Dia do Juízo, então estaremos com ele na glória. Isto significa que Jesus Cristo, o nosso amor, há de glorificar-nos, comunicando-nos a sua própria felicidade e glória." (Tratado do Amor de Deus, Livro VII, Capítulo 6).
Nossa vida está, certamente, escondida em Deus. A realidade mais profunda de quem somos é conhecida apenas por Deus. Mesmo assim, segundo Francisco de Sales, viver uma vida escondida em Deus não é o mesmo que manter esta vida em segredo: é testemunhar a nossa verdade mais profunda de quem somos - e quem é Deus - através da qualidade de nossos relacionamentos com os outros. Portanto, é oportuno que Francisco de Sales no convide para praticar as virtudes escondidas, "estas pequenas e humildes virtudes que crescem como flores ao pé da cruz: ajudar os pobres, visitar os doentes, a cuidar de sua família, realizando todas as tarefas que isso inclui, e com a diligência que não vai deixar você se distrair." (Introdução à Vida Devota, Parte III, Capítulo 35).
Através da Ascensão, Jesus foi tirado da nossa vista, mas apenas do alcance da nossa vista física. Mesmo assim, a mesma autoridade que Jesus pediu ao Pai, foi dada a nós em virtude de nossa criação e confirmada em nosso batismo. Nós somos chamados a continuar a obra que Jesus começou, isto é, fazer discípulos - seguidores que acreditam - de e em todas as nações. Somos chamados a sermos símbolos do desafio permanente de redenção de Deus, mas no trabalho simples e comum de cada dia.
Paradoxalmente, enquanto permanecemos fiéis à prática das pequenas e escondidas virtudes que crescem "ao pé da cruz" Jesus não estará mais escondido: ele se tornará visível em nosso amor, na nossa preocupação, na nossa luta em favor da justiça, na nossa promoção da paz, no nosso desejo de perdoar, nas nossas tentativas de curar.
Qual é a forma mais poderosa - e convincente fazer discípulos em todas as nações?
Ou pelo menos, que as pessoas com quem interagimos todos os dias no nosso cantinho do mundo, se tornem discípulos?

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Um comentário:

  1. amei o trecho seguinte "Nossa vida está, certamente, escondida em Deus. A realidade mais profunda de quem somos é conhecida apenas por Deus. Mesmo assim, segundo Francisco de Sales, viver uma vida escondida em Deus não é o mesmo que manter esta vida em segredo: é testemunhar a nossa verdade mais profunda de quem somos - e quem é Deus - através da qualidade de nossos relacionamentos com os outros. Portanto, é oportuno que Francisco de Sales no convide para praticar as virtudes escondidas, "estas pequenas e humildes virtudes que crescem como flores ao pé da cruz: ajudar os pobres, visitar os doentes, a cuidar de sua família, realizando todas as tarefas que isso inclui, e com a diligência que não vai deixar você se distrair." (Introdução à Vida Devota, Parte III, Capítulo 35)". Quanto é rico o comentário na festa da Ascensão P. Tarcizio!

    ResponderExcluir