sexta-feira, 24 de maio de 2013

Reflexão Salesiana para o domingo da SSma TRINDADE - 26 de maio de 2013


Destaque: proclama a sabedoria de Deus: "eu estava ao seu lado como mestre de obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando todo o tempo em sua presença..." (Pr 8, 30) 


Perspectiva Salesiana

Deus se revela a nós como Pai criador e amoroso, um Filho que nos alimenta e nos redime, e um espírito que nos desafia e nos inspira. Nós fomos criados a imagem e semelhança da Trindade. Somos chamados a viver uns com os outros nesta terra como imagem e semelhança da Trindade. Estamos destinados para a glória do céu que é a imagem e semelhança da Trindade.
A Trindade fala de realização criativa. A Trindade fala da abundância de cura. A Trindade nos fala da generosidade que inspira.
O Espírito Santo, a Sabedoria de Deus, é a fonte dos dons que precisamos para experimentar e personificar a esse Deus Trino em nossas vidas diárias. São Francisco de Sales escreveu em seu Tratado do Amor de Deus. "Precisamos de temperança para aplacar inclinações rebeldes de sensualidade;  justiça , para fazer o que é certo em relação a Deus, com os nossos vizinhos e conosco mesmos;  fortaleza, para que permaneçamos fiéis ao nosso compromisso de fazer o que é certo e para evitar fazer o que é errado;  prudência , para descobrir as formas mais adequadas para que possamos olhar o bem e praticar a virtude;  conhecimento , para que possamos conhecer qual o verdadeiro bem que devemos aspirar e qual o verdadeiro mal que devemos rejeitar; entendimento, para penetrar nos primeiros e os mais importantes fundamentos ou princípios de beleza e excelência da virtude; finalmente, a sabedoria, para contemplar a natureza divina, a fonte primária de tudo o que é bom." (Tratado do Amor de Deus , Livro 11, capítulo 15)?
Soa familiar? Deveria: conhecemos isso como os "sete dons" do Espírito Santo.
O amor que vem de Deus uno e trino, o amor que é uma parte fundamental de quem somos, contém todos esses dons. Francisco de Sales descreveu esse amor como "uma açucena esplendida, com seis pétalas, mas brancas do que a neve, e tendo no centro os pequenos e bonitos martelos dourados da sabedoria que trazem aos nossos corações o sabor amoroso da bondade do Pai, nosso Criador, a misericórdia do Filho, nosso Redentor, e a doçura do Espírito Santo, nosso Santificador." (Ibid)
Mesmo sendo tão misteriosa, o Mistério da SSma Trindade deixa claro duas coisas: (1) somos chamados a encarnar a plenitude criativa de Deus, a abundância de cura de Deus e a generosidade inspiradora de Deus, e: (2) recebemos os dons necessários para fazer deste chamado uma realidade.
O Deus uno e trino, Pai, Filho, Espírito nos ajude a refletir, de forma clara e convincente, sua imagem em nossas mentes, em nossos corações, em nossas atitudes e em nossas ações. Que Ele nos conceda a graça de sermos a alegria na vida das outras pessoas todos os dias.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adapatação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos Escritos de São Francisco de Sales

Hoje é o domingo da Santíssima Trindade. São Francisco de Sales enfatiza que devemos buscar a união no amor uns com os outros, de uma forma que reflita o amor que existe entre as três Pessoas divinas.
Os atos da bondade de Deus para a família humana são atos das três pessoas. Sua bondade transborda sobre a saúde espiritual de toda a família humana que foi criada à imagem e semelhança de Deus. O Pai nos deu todos os meios necessários para que possamos glorificar a bondade divina de Deus. O Filho, que veio a este mundo, elevou a nossa natureza acima dos anjos. Ao tornar-se humano, Nosso Senhor fez-se a nossa semelhança e nos fez à Sua imagem, para que pudéssemos aproveitar o tesouro que é a vida eterna. O Espírito, que veio para animar os apóstolos que formaram a Igreja, continua dando-nos vida através do amor divino.
Ninguém pode imaginar ou entender a ligação entre as três Pessoas da Santíssima Trindade. É por isso que Jesus nos chamou, não para nos unamos de forma idêntica à da Trindade, mas para que nos unamos no amor sagrado de uma forma tão puro e perfeito o quanto possível. Porque por meio de Cristo participamos do amor divino da Trindade, que nos torna filhos de Deus.
Os filhos do mundo estão todos separados uns dos outros, porque seus corações estão em lugares diferentes. Além disso, os filhos de Deus, que tem seus corações "no lugar onde está o teu tesouro", só tem um tesouro que é o próprio Deus.  Permanecem sempre juntos e unidos pelo amor de Deus. Nosso Salvador restabeleceu a igualdade de condições e, sem exceção, nos fez à Sua semelhança. Portanto, não deveríamos sentir um amor ardente e genuíno por esta mesma semelhança nos outros? Nós não somos chamados a amar tudo o que é errado nos outros, mas somente a imagem e semelhança de Deus. Apreciemos, então, o fato de sermos filhos de Deus que buscam unir-se de forma semelhante à das três Pessoas da Santíssima Trindade, cujo amor divino e transbordante alimenta e transforma toda a família humana. 
(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário