quinta-feira, 5 de abril de 2012

Reflexão Salesiana para o domingo de Páscoa - 8 de abril de 2012


Desejo a todos uma alegre e feliz Páscoa, como continuidade de um processo que iniciamos, cada qual no seu batismo. Por isso Paulo nos convida a procurar as coisas do alto. Esta será sempre o nosso desafio, pois as coisas terrestres podem nos afastar deste objetivo. Cristo Ressuscitado te abençõe e te dê muita Paz!

Destaque: "Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova" (1 Cor 5, 7)

A palavra aos Coríntios provém da mais antiga homilia da Páscoa registrada na literatura cristã. Paulo nos diz que limpar-nos do velho fermento é um pré-requisito para poder experimentar o crescimento espiritual. Valendo-se da tradição hebraica ele mostra a necessidade de remover tudo que estiver impedindo alcançar nosso potencial máximo espiritual. Ao fazê-lo, estaremos prontos para resolver o mistério do túmulo vazio, para entender o que significa que Jesus nos libertou de nossa antiga visão, marcada pela ideia de que a morte tem poder sobre nós.
Depois da Páscoa as famílias judaicas removiam todo resíduo de pão velho com fermento de suas casas para assim preparar-se para a Festa dos Pães sem fermento. Paulo sabe que não se precisa demasiado fermento para que a massa cresça. Do mesmo modo, não se precisa pecar em excesso para se perturbar a vida de uma pessoa, de uma família inteira ou inclusive de toda uma comunidade de pessoas que tem fé. Ele diz que esta corrupção é o resultado do fermento da maldade e das más intenções. Na paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus, o Mistério Pascal, nossa morada espiritual é libertada da influência da corrupção do mal e somos preparados para a vida dentro da comunidade cristã.
Maria, João e Pedro tiveram que desfazer-se de suas antigas noções sobre a morte e sobre seu poder quando encontraram o túmulo vazio. Deram-se conta de que se desejavam a vida com Jesus, seu antigo e corrompido entendimento do poder da morte e do mal já não tinham mais  sentido.
Para Francisco de Sales, a essência mesma do compromisso com a vida espiritual é nos tornarmos conscientes da nossa necessidade de purificar-nos da influência corrupta dos afetos e das inclinações pecaminosas, e mais importante ainda, que Jesus torna possível conseguir este objetivo. Como Maria, Pedro e João, nos tornamos conscientes das novas possibilidades que temos a nossa disposição. "O mundo observa naqueles que levam uma vida espiritual, como rezam, jejuam, suportam feridas, cuidam dos enfermos, dão esmolas aos pobres, fazem vigílias, reprimem ímpetos de cólera, detêm a violência de suas paixões, renunciam aos prazeres sensuais e fazem tantas outras coisas que são de si custosas e contrárias à nossa natureza, mas o mundo não vê a devoção interior que torna tudo agradável doce e fácil". (IVD, I, 2)
A espiritualidade Salesiana exige diariamente estar em sintonia com esta nova visão tornada possível por Jesus, através de sua morte e ressurreição. Estar conscientes de nossa necessidade de "limpar o fermento velho" e de preparar-nos para esta nova e grandiosa festa é um grande indicador de que temos um potencial ilimitado para o crescimento espiritual.
Aleluia! Aleluia!

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog.
    Encontra-se pouco conteúdo a respeito de São Francisco de Sales.

    Tenho usado muitos artigos para refletir sobre o tempo litúrgico.

    ResponderExcluir