sexta-feira, 13 de abril de 2012

Reflexão Salesiana para o 2º Domingo de Páscoa - 15 de abril de 2012


Belíssima a pintura de Caravaggio sobre esta cena do Evangelho de hoje.

Destaque: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio".

Perspectiva Salesiana

São Francisco de Sales escreveu: "As vidas dos santos não são mais do que o Evangelho posto em prática".

Estas palavras pronunciadas por um Santo nos oferecem uma perspectiva muito importante sobre como um cristão deve viver praticando o Evangelho. Porém, que significa isso? Para poder responder a esta pergunta recorramos ao Evangelho.
As leituras do Evangelho do tempo pascal mostram a grande alegria que os discípulos do Senhor experimentaram com suas aparições. Estes encontros depois da ressurreição recordavam para eles as experiências pessoais vividas com Jesus antes de sua morte. Nestes eventos aparecem indicações concretas para colocarmos em prática os ensinamentos do Evangelho.
No jardim do túmulo, Maria Madalena pensou que o homem que tinha conhecido fosse um jardineiro, até o momento em que Ele a chamou pelo seu nome "Maria". Num instante Maria reconheceu que o estranho era na realidade, Jesus. Somente Jesus poderia pronunciar seu nome com tanta ternura. Este homem falou como Jesus falava, mesmo se não se parecesse com ele. Praticar o Evangelho significa que nós devemos falar aos outros da mesma maneira como Jesus falou.
No caminho de Emaús dois discípulos se encontraram com um estranho que falou sobre os recentes acontecimentos ocorridos em Jerusalém de um modo que seus corações arderam. Era como se o próprio Jesus estivesse falando. Quando o estranho partiu o pão, eles reconheceram que era Jesus. Alguém que eles não reconheceram à primeira vista partilhou a Palavra e o pão com eles, assim como Jesus tinha feito antes de sua morte. Praticar o Evangelho significa que devemos partilhar com os outros da mesma maneira como Jesus partilhou a Palavra e o Sacramento.
Mais tarde, no mar de Tiberíades os discípulos passaram a noite toda pescando sem conseguir nada. Sem mais nem menos apareceu um estranho que falava da praia e lhes dava ordens que resultaram numa grande pescaria e a cena evocou uma lembrança que fez com que o discípulo amado dissesse: "É o Senhor". Sentados na praia e comendo, nenhum se atreveu a perguntar quem era o estranho. Verdadeiramente era Ele, aquele que quando os chamou pela primeira vez os tinha guiado a uma pescaria quase tão grande como esta. Ninguém poderia abençoar suas vidas como fez Jesus. Praticar o Evangelho significa que nós também devemos ser bênção nas vidas das outras pessoas, como Jesus o foi.
Finalmente, a aparição de Jesus narrada no Evangelho de hoje nos diz que Ele foi reconhecido pelas chagas do seu corpo, pelas marcas da crucificação e pela ferida de seu lado, produzida pela lança do centurião. Este não era um fantasma. Este era Jesus ferido, que morreu e que tinha ressuscitado dentre os mortos como tinha prometido. A resposta de Tomé foi: "Meus Senhor e meus Deus!"
Praticar o Evangelho significa que somos sinais da presença viva do Senhor neste mundo. Que falamos como Jesus falou. Que partilhamos como Jesus partilhou. Que abençoamos como Jesus abençoou. Hoje revelamos Jesus ressuscitado caminhando sobre a terra.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário