sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reflexão Salesiana para o 3º domingo da Páscoa - 22 de abril de 2012


Destaque: "A paz esteja com vocês!"

Perspectiva salesiana

Em 1954 o grande pintor Henri Matisse morreu com a idade de 86 anos. Durante os últimos anos de sua vida a artrite tinha aleijado e deformado suas mãos de tal modo que lhe era extremamente doloroso sustentar o pincel, tornando quase impossível pintar, algo que lhe era tão bom. Mesmo assim continuou pintando usando um pedaço de tela que colocava entre seus dedos com a esperança de impedir que o pincel deslizasse de sua mão. Um dia alguém lhe perguntou por que continuava submetendo seu corpo a este sofrimento e a esta frustração. Porque continuar pintando se sofria tanta dor? A resposta de Matisse foi mais ou menos assim: "a dor passa, mas a beleza permanece".
Porque penso nesta história no terceiro domingo da Páscoa? Se prestarmos atenção no Evangelho de Lucas, Jesus se encontra com os discípulos em grupo pela primeira vez depois da ressurreição e lhes diz, "a paz esteja com vocês". Esta passagem do Evangelho vem depois da história dos dois discípulos de Emaús. Assim como aconteceu com cada um dos discípulos, assim continua acontecendo com a todos os discípulos: existem ocasiões em que nós duvidamos do poder de Deus. Existem ocasiões em que nos questionamos sobre os eventos de nossas vidas, sobre a presença de Deus em nossas vidas desordenadas, doloridas e as vezes desgraçadas.
Alguns de nós viemos cada domingo a Igreja e nos perguntamos se as afirmações feitas pela fé, as histórias de cura e as promessas de Jesus estão certas. Como Jesus pode dar a paz a nossas vidas quando sentimos que nossas vidas são tudo, menos agradáveis? Estamos cheios de preocupações: pelo nosso lar, nosso carro, nossos filhos, nossos trabalhos, nossas notas, nossa família, nossos amigos, nossa saúde, nossas responsabilidades, nossos investimentos e nossas aposentadorias. Preocupamo-nos porque temos que estar numa quantidade de lugares em diferentes horários. Simplesmente somos muito responsáveis e estamos muito preocupados para estar em paz!
Como Jesus pode prometer e melhor ainda, dar a paz?
Recordem o exemplo de Henri Matisse. Todas as preocupações, a dor e a frustração que vocês e eu experimentamos ultimamente e em nossa memória passarão. Poderemos chegar a converter-nos em pessoas mais fortes e bonitas para Deus e para os outros. A beleza da nossa conversão ao longo deste processo perdurará muito tempo. Até lá os nossos problemas já se tornaram coisas do passado.
São Francisco de Sales nos recorda que não devemos preocupar-nos pelas tensões e pelos problemas de nossa vida, porque o mesmo Pai amoroso que hoje cuida de nós, cuidará também amanhã. Ou Ele nos protegerá do sofrimento ou nos dará uma força indestrutível para superá-lo. Estejam em paz e afastem todos os pensamentos e ideias que  produzem ansiedade. A paz esteja com vocês, mesmo no meio dos desafios que impõe a vida, e mantenham-se focados na beleza que perdura!


No Evangelho de hoje percebemos como a fé dos discípulos foi se fortalecendo à medida em que fizeram a experiência da presença de Jesus entre eles. São Francisco de Sales nos diz que Deus continuamente confirma a nossa fé: A mão de Deus é sumamente amorosa em relação ao nosso coração. Ela possui tanta destreza que ao mesmo tempo em que vai nos fortalecendo cuida para não nos privar de nossa liberdade. O poder de Deus vai nos enchendo com suma gentileza, enquanto o Espírito Santo derrama em nossos corações os primeiros raios da luz divina da fé.
Estes movimentos do Espírito são os inícios do amor sagrado. São os primeiros brotos que, iluminados pelo Sol Celestial começam a brotar da alma durante a primavera. Que ditoso, belo e grato é o amanhecer do amor sagrado. Estes movimentos do amor divino precedem nosso ato de fé. Quando Deus nos dá a fé, Ele entra em nosso ser e se comunica conosco valendo-se das inspirações.
Pouco a pouco Nosso Senhor fortifica a graça que nos é dada por meio da inspiração divina. Deus nos propõe as coisas nas quais devemos crer de um modo tão agradável que faz com que nos aferremos à luz da verdade com uma convicção que é gentil e ao mesmo tempo poderosa. Somente a fé pode difundir esta certeza em nossa mente e nos impulsiona a amar e a crer na verdade do amor de Cristo. A fé é a melhor amiga de nosso espírito já que, passo a passo vai nos conduzindo pelos caminhos do regresso a Deus.
Que gentileza usa Nosso Senhor para obrar em nossos corações que aceitaram servir a Deus ao longo de suas vidas cumprindo os mandamentos. Eu creio que Deus nos ajudaria muitíssimo mais se não fossem nossas faltas e por todos os obstáculos que nós mesmos nos encarregamos de colocar no caminho. Portanto, mantenhamo-nos muito inclinados no amor que devemos a Deus, porque desta forma o amor que Deus nos dá jamais será insuficiente, e nossa fé em Cristo, igual a fé dos apóstolos depois da ressurreição, também será fortalecida.

(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales, particularmente o Tratado do Amor de Deus)

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

"É preciso viver com paz sempre e em tudo. Se tivermos um sofrimento exterior ou interior, devemos recebê-lo em paz. Se nos chega uma grande alegria, devemos recebê-la em paz, sem estremecermos por isso. Se é preciso fugir do mal, que seja em paz, sem perturbar-nos. Se não fizermos assim, poderemos cair ao fugir, facilitando a ação do inimigo para matar-nos. Se é preciso fazer o bem, façamo-lo com paz, pois se formos apressados, poderemos cometer muitas faltas." (Carta 280 de São Francisco de Sales à Madre Bourgeois, abadessa de Puits d'Orbe em 15/04/1605)

Nenhum comentário:

Postar um comentário