quinta-feira, 15 de março de 2012

Reflexão Salesiana para o quarto domingo da quaresma - 18 de março de 2012


Destaque: "Deus é rico em misericórdia... que foi manifestada para conosco em Cristo Jesus"
"Nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos".

Perspectiva Salesiana

A quaresma é um tempo para celebrar a misericórdia, a generosidade e a bondade de Deus.
Podemos ouvir o eco da carta de São Paulo aos Efésios nas observações feitas por São Francisco de Sales no seu Tratado do Amor de Deus (II,5) quando escreve: "Quem poderá duvidar agora de nossos abundantes modos de salvação, quando temos um Salvador tão grandioso, pelo qual fomos criados e redimidos pelos seus méritos?"
Francisco continua: "O pecado de Adão não chega a sobrepujar a generosidade de Deus. Ao contrário, o pecado de Adão excitou e provocou a generosidade de Deus ainda mais e a revigorou em presença do adversário!"
A quaresma nos convida a admitir a verdade que diz que, quando estamos diante da generosidade de Deus, muitas vezes nos mostramos mesquinhos, de mente pouco aberta, de coração pequeno. Isto se torna mais evidente quando pecamos. Ironicamente, só quando aceitamos a generosidade de Deus somos capazes de arrepender-nos de nossas atitudes, nossos afetos e nossos atos pecaminosos. Francisco de Sales pergunta: "Sabes que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?"
A quaresma nos convida a "ter uma vida com boas obras". O arrependimento não é somente manter-nos longe do pecado. O arrependimento é também acolher a virtude de fazer o que Deus nos mandou e aconselhou fazer, de modo "diligente, frequente, pronto e com entusiasmo e alegria" (IVD 1, 1)
Neste final de quaresma és convidado a dedicar-te ao agradecimento. Agradece a misericórdia, a generosidade e a bondade de Deus para contigo! Aceite a salvação que Cristo conquistou para ti! Afaste-se dos pecados que não te permitem experimentar e aceitar a generosidade na tua vida. Dá testemunho da bondade de Deus e de teu arrependimento, exercitando a bondade, a generosidade e a misericórdia em teus relacionamentos com os outros. Ao fazer isso, te converterás no "trabalho feito por Deus, criado em Jesus Cristo para viver a vida das boas obras" que Deus preparou para ti, sim, para ti, desde a criação do mundo.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário