sexta-feira, 23 de março de 2012

Reflexão Salesiana para o 5º domingo da quaresma


Destaque: "Todos me reconhecerão, do menor ao maior"
                     "Senhor, gostaríamos de ver Jesus"

Todos nós gostaríamos de ver Jesus.
Onde o buscamos? No céu? Em lugares remotos? Em pessoas especiais? Em experiências extraordinárias? Em eventos que acontecem somente uma vez?
Francisco de Sales sugere que devemos começar no lugar mais próximo a nós mesmos: "Deus está em todas as partes e em todas as coisas. Não existe lugar ou coisa neste mundo onde Deus não esteja realmente presente. Deus está não somente no lugar em que te encontras, Deus se encontra, de modo especial, no profundo do teu coração". (IDV II, 2)
Se quisermos ver Jesus, primeiro deveremos reconhecê-lo em nós mesmos: antes de tudo, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, Cristo e do Espírito. Cristo habita em nossa mente, em nossos corações, nossos afetos, atitudes e ações. Cristo mora no meio de nossas responsabilidades diárias, em nossos êxitos e tropeços. Cristo mora em nossos esposos, filhos, pais, famílias, amigos, vizinhos, companheiros de trabalho e de aula. Onde quer que estivermos ali está Jesus.
A quaresma é um tempo para aguçar nossa vista, para clarear nossa visão, para focar nossa percepção de que Deus está conosco, sempre e de todas as formas!
A quaresma é também um tempo que nos recorda um lugar muito especial no qual podemos ver e experimentar Jesus: no ato de pedir, receber e dar perdão. Jesus mora dentro de nós não só simplesmente e poderosamente pelo que somos, mas também Jesus está presente de um modo muito sensível e real na experiência do perdão, da reconciliação e da redenção.
Peça a graça para ver Jesus mais claramente dentro de ti mesmo. Peça para ver Jesus nos eventos, circunstâncias e nas relações de cada dia. Peça a sabedoria para reconhecer Jesus no dom da vida e na beleza da criação, com todos os seus altos e baixos. Peça a fé para reconhecer a presença de Deus no presente do perdão.
Querem ver Jesus? Abram seus olhos! Abram seus ouvidos! Abram seus corações! Abram suas mentes! Abram suas atitudes! Abram suas vidas!
Deixe que outras vejam em ti Aquele que tu buscas nos outros.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução e adaptação do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário