sexta-feira, 2 de março de 2012

Reflexão Salesiana para o 2º domingo da quaresma - 04 de março de 2012


"Mal o homem pensa um pouco, com atenção, na divindade, logo sente uma certa doce emoção de coração que testemunha que Deus é Deus do coração humano".

Destaque: "E transfigurou-se diante deles".

Perspectiva Salesiana

Algo extraordinário aconteceu naquela montanha.
Considera a possibilidade de que não foi Jesus quem mudou, mas Pedro, Tiago e João é que foram transformados. Imagina que este fato do Evangelho de Marcos documenta a experiência de Pedro, Tiago e João enquanto seus olhos estavam abertos, sua visão aumentava, ajudando-os a ver sem impedimento algum, a luz deslumbrante do amor de Jesus que emanava de cada fibra de seu ser.
Verdadeiramente, cada dia da vida de Jesus revelou uma parte deste esplendor extraordinário, desta paixão extraordinária, desta glória extraordinária a pessoas de todas as idades e estados de vida. Os pastores e os reis magos, os anciãos e as pessoas viram; os convidados das bodas viram; uma mulher acusada de adultério viu; um menino possuído por demônios viu; um homem que tinha nascido cego viu; um bom ladrão viu.
Se tantos outros puderam reconhecê-lo com uma palavra, com um olhar, com um toque, por que Pedro, Tiago e João precisaram de esforço extra que os ajudasse a ver a glória de Jesus? Talvez fosse porque estavam próximos de Jesus, talvez porque estivessem com ele todos os dias, talvez até porque, sob certo ponto de vista, tinham deixado passar longe.
E nós? Nós reconhecemos a presença desta mesma glória divina em nós, nos outros, na criação, inclusive nas coisas mais simples e ordinárias, nas experiências da justiça de cada dia, na verdade, na cura, no perdão, na reconciliação e na compaixão?
Ou deixamos passar longe?
São Francisco de Sales viu a Transfiguração como uma "espiadinha no céu". Durante este tempo da quaresma, que nossos olhos, nossas mentes e nossos corações sejam transfigurados e transformados. Que vejamos mais claramente a glória de Deus que nos ama sempre, que nos redime, que nos cura, que nos perdoa, que nos desafia, que nos busca, que nos dá forças e que nos inspira.
Que cresçamos na habilidade, através da qualidade de nossas vidas, para fazer que esta "olhadela do céu" se torne mais visível e disponível aos olhos e as vidas dos outros.
P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário