sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Reflexão Salesiana para o Segundo Domingo do tempo comum – 15 de janeiro de 2012


Com este domingo iniciamos na liturgia do tempo comum. Os desejos e os votos que fizemos para o ano novo já se converteram em rotina. Mesmo assim São Francisco de Sales no diz que nós somos chamados a viver uma vida comum e rotineira de modo extraordinário. Um dos elementos para viver de modo extraordinário é o nosso desejo de viver uma vida santa. Francisco acrescenta o seguinte:

Quais são as outras flores que embelezam o nosso coração além dos nossos bons desejos? Precisamos estar atentos para podar tudo o que é inútil ou que impede de viver esta vida santa. Os maus hábitos entram no nosso coração bem depressa, como que galopando a cavalo e a passo lento nos livramos deles. Quando resolvemos crescer na santidade, devemos fazer com paciência e coragem. Geralmente depois de passado um tempo no qual nos esforçamos para viver uma vida santa, nós somos obrigados a reconhecer que ainda estamos sujeitos a muitas imperfeições. Isso pode ocasionar insatisfações ou perturbação. Porém, não podemos permitir que nosso coração caia na tentação de querer abandonar tudo e retornar a nossa forma de vida anterior.

Por outro lado, existem aqueles que acreditam que são perfeitos, mesmo antes de tomarem a decisão de serem santos. Tentam voar apesar de não terem asas e correm o grave perigo de sofrer uma queda como acontece com aqueles que deixam de seguir as indicações de seus médicos antes de se terem recuperado totalmente. A tarefa de crescer na santidade deve continuar até o dia em que Deus nos chamar para a vida eterna. Não devemos permitir que nossas imperfeições nos perturbem. Como poderemos corrigi-las se não estamos conscientes de nossas faltas? O êxito do nosso trabalho não consiste em ignorá-las, mas reconhecê-las. Teremos êxito sempre se nos esforçarmos para vencê-las. Jamais seremos vencidos. Basta não perder a coragem. Os defeitos não devem nos privar da vida espiritual. Portanto, devemos ter uma boa opinião daqueles que procuram viver praticando as virtudes mesmo no meio das imperfeições, pois sabemos que os santos as praticaram da mesma maneira.

(São Francisco de Sales – baseado na Introdução à vida devota)

Destaque: “Que estás buscando?”

Perspectiva Salesiana

Que estás buscando?

Estás buscando o melhor da vida?
Estás buscando o pior da vida?
Estás buscando o significado e o objetivo da vida?
Estás buscando simplesmente passar pela vida?
Estás buscando um Deus que está sempre presente?
Estás buscando um Deus que somente se encontra em lugares especiais ou em eventos que acontecem uma vez na vida?
Estás buscando a paz?
Estás buscando a divisão?
Estás buscando a reconciliação?
Estás buscando alienar-te?
Estás buscando a esperança?
Estás buscando o desespero?
Estás buscando uma luz?
Estás buscando a escuridão?

Por que estas e outras perguntas são importantes?

Geralmente nós tendemos a ver as coisas que buscamos. Frequentemente não vemos ou não reconhecemos aquelas coisas que não estamos buscando.

A tradição Salesiana nos desafia a buscar nossa dignidade e nosso destino como filhos e filhas de Deus. A tradição Salesiana nos desafia a buscar nosso lugar único no plano da salvação de Deus. A tradição Salesiana nos desafia a buscar a Deus em cada evento, circunstância e relação de nossa vida diária. A tradição Salesiana nos desafia a buscar as oportunidades cada dia para servir os outros e a nós mesmos de modo simples, prático o ordinário. A tradição Salesiana nos desafia a buscar modos para tornar realidade aqui na terra, a justiça, a verdade, a reconciliação, a liberdade e a paz que nos estão prometidas no céu. A tradição Salesiana nos desafia a buscar a um Deus que nos chama por nosso nome, que nos ama, que nos admira, que nos perdoa, que nos busca, que nos torna mais fortes... e que nos chama a fazer o mesmo para os outros.

O que estás buscando, de verdade, neste momento da tua vida?

Texto: Padre Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário