sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reflexão Salesiana para o 4º domingo do tempo comum – 29 de janeiro de 2012


Nas leituras de hoje São Paulo no diz que devemos “livrar-nos da ansiedade”. São Francisco nos dá alguns conselhos sobre como administrar a ansiedade:
Existe uma grande tentação de declarar-nos insatisfeitos com o mundo e nos afligirmos por isso, mesmo que necessariamente tenhamos que estar aqui. Então imaginamos que nos sentiríamos melhor se estivéssemos em outro barco. Pode ser que isso seja certo, mas somente acontecerá se nos decidirmos mudar.
Uma das fontes de nossa ansiedade é nosso egocentrismo. Porque nossas imperfeições nos surpreendem? Não desejamos nada mais do que consolo. Nos momentos em que experimentamos nossa própria miséria e fraqueza, devemos fazer três coisas e então teremos paz. Devemos ter uma intenção pura para encontrar a honra e a glória de Deus em todas as coisas. Devemos fazer tudo que esteja ao nossa alcance para conseguir este objetivo e devemos deixar o resto nas mãos de Deus para que Ele se encarregue de tudo.
Os pequenos momentos da ansiedade e da tristeza que são o resultado das múltiplas responsabilidades que temos nos dão a oportunidade de colocar em prática as melhores e mais queridas virtudes que Jesus nos recomendou: a gentileza e a confiança em Deus. A verdadeira virtude não se origina na inatividade exterior, do mesmo modo em que os peixes saudáveis não crescem nas águas estagnadas dos pântanos.
Devemos manter vivo em nossos corações a paciência e a coragem para que nos protejam destes ataques inesperados da ansiedade que fazem com que nos enchamos de ressentimento e que provocam uma raiva súbita se alguém chega a nos incomodar de algum modo. Quando cambalearmos e quando cairmos não devemos nos sentir envergonhados por estarmos um pouco sujos e cheios de pó. É melhor estarmos cobertos de pó do que de chagas. Se nos entregarmos aos cuidados de Deus e deixarmos que o toque celestial de Seu amor nos cure, tudo estará bem.
(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: “Gostaria que estivesses livre de toda preocupação”.

Perspectiva Salesiana

Onde nos incluímos?
Podemos apreciar a oração de São Paulo deste domingo que diz que deveríamos ser “livres de toda preocupação”. Todos nós gostaríamos de estar livres de todas as preocupações. A verdade é que nós todos nos preocupamos. Existem coisas, situações e relações que nos preocupam cada dia. Em alguns casos devemos preocupar-nos se não nos preocupamos.
A preocupação faz parte da vida. A preocupação nos desafia a responder a algo em nossas vidas que necessitam atenção, a responder a algo que necessita tratamento, a responder a algo que deve ser examinado, e que deve ser, quanto seja possível, remediado ou quando menos melhorado de alguma forma. Sabemos por experiência que muitas das coisas que queremos dependem também das ações dos outros... incluindo Deus.
O problema é que a preocupação pode se converter em ansiedade. Enquanto a preocupação está focada em coisas específicas, inquietudes, pessoas ou eventos, a ansiedade é uma emoção que flutua livremente e que pode paralisar nossa habilidade para lidar com os desafios da vida. “A ansiedade é o maior mal que pode acontecer a uma alma, além do pecado”, escreveu São Francisco de Sales. “A ansiedade se origina de um desejo excessivo de ser libertado do mal que experimentamos ou de adquirir o bem que esperamos. Mesmo assim não existe nada que agrave mais o mal ou que impeça mais o bem do que a ansiedade”.
Francisco de Sales sugere que nós devemos monitorar nosso nível de ansiedade: “Considera se teu coração está sob teu controle, ou se escapou de tuas mãos para enredar-se de modo excessivo com um amor, com um ódio, com inveja, avareza, medo ou temor de sentir alegria. Se te escapou, traga-o suavemente de volta diante da presença de Deus”.
A prevenção é a melhor cura. “Quando experimentas o início da ansiedade encomenda-te a Deus. Tens que tomar a decisão de não fazer nada daquilo que teu desejo te urge a fazer até que a ansiedade tenha passado completamente. A menos que seja algo que não pode ser feito depois. Neste caso deves frear e controlar o curso do teu desejo de modo gentil e pacífico. Antes de tudo atue de modo racional, não emocional”.
Que Deus te guarde da ansiedade. Que todos nos centremos no coração de um Deus amoroso à medida que enfrentamos os altos e baixos e cada momento de nossos dias. Que Deus nos ajude a prevenir que os momentos de preocupação se convertam em nosso modo de viver.
P. Michael S. Murray, OSFS – Diretor do Centro Espiritual de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb 

Nenhum comentário:

Postar um comentário