quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reflexão Salesiana para o 3º domingo do tempo comum – 22 de janeiro de 2012


No Evangelho de hoje escutamos Jesus anunciar que “o Reino de Deus está próximo”, ao mesmo tempo em que convida várias pessoas para segui-lo. São Francisco de Sales faz a seguinte observação a este respeito:
Deus usa vários modos para chamar homens e mulheres a seu serviço. Para converter as pessoas Ele faz uso da pregação acima de todos os outros modos. Através do ministério da pregação Deus tocou o coração de muitas pessoas, e os chamou a seguir vocações especiais. A pregação é como uma semente divina que os pregadores, através de suas palavras, semeiam na terra fértil de nossos corações.
Deus entra em contato com outras pessoas quando estão lendo um bom livro. Ele se acerca a outros tantos enquanto escutam alguém ler as sagradas palavras do Evangelho. Existem pessoas que se sentem perturbadas pelos infortúnios, problemas e sofrimentos de que foram vitimas no mundo. No entanto, mesmo sendo todo poderoso e pode fazer tudo, Deus não deseja tirar-nos o dom da liberdade que nos deu. Quando chegar o momento em que Deus nos chamar a seu serviço, Ele deseja que aceitemos ir voluntariamente, não por força nem por obrigação.
Ainda assim, as pessoas que decidem unir-se ao serviço de Deus por que se sentem indignados com o mundo, ou porque as aflições e a pena os mantém intranquilos, tem a possibilidade de entregar-se a Deus livre e voluntariamente. Nossa suficiência vem de nosso Redentor que nos ensinou a sermos bons ministros capazes de fazer cumprir a vontade de Deus. Aquele que habita em Cristo participa de seu Espírito divino, o qual habita no meio de nossos corações como uma fonte vivente. Nossas ações, que até então eram frágeis como os juncos serão convertidos em ouro por meio do amor que o Espírito Santo verte em nossos corações. Nossos corações, inundados com o amor do Espírito Santo, geram ações que tendem a glória imortal e nos levam rumo a ela.
(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales, particularmente suas conversas Espirituais, I. Carneiro, Edições).

Destaque: “O mundo como o conhecemos está passando”
                 “Este é o tempo da realização. O Reino de Deus está próximo”
                 “Convertam-se e creiam no Evangelho!”

Perspectiva Salesiana

“O mundo que conhecemos está passando”
Francisco de Sales escreveu: “Deus preserva este grande mundo em trocas, onde o dia se converte em noite, a noite em dia, a primavera em verão, o verão no outono, o outono no inverno e o inverno na primavera. Um dia nunca é perfeitamente igual ao outro: alguns dias são nublados, outros chuvosos, outros secos e outros com muito vento. Esta variedade dá uma grande beleza ao universo.”
Cada pessoa, cada geração necessita entender que nossas vidas sempre estão mudando. Não importa quão boa foram as coisas em outros tempos ou que tão boas são agora mesmo, sempre existe algo a mais para vir. A segurança do “que é” deve estar aberta à incerteza do “que virá”.
Posto de outra forma, nós devemos reformar, remodelar e renovar nossas vidas constantemente.
Isso vai contra aquilo que somos. É muito fácil aferrar-nos aos que conhecemos. É muito fácil acreditar que não existem muitas outras maneiras nas quais podemos crescer. Somos tentados a dizer que sabemos, que aprendemos e que crescemos o suficiente.
Jesus nos convida a acreditar no Evangelho, isto é, acreditar no poder do amor constante e imutável de Deus. Este amor que nos chama a aprender mais sobre Deus, sobre nós e sobre os outros. Jesus nos chama a acreditar que a vontade de mudar nossas vidas (com a ajuda do Espírito Santo) pode nos ajudar a experimentar a justiça, a liberdade, a reconciliação e a paz do céu que não mudam em cada circunstância, evento e relação da nossa vida diária que muda.
Deves estar disposto a mudar. Deves estar disposto a crescer. Deves estar disposto a aprender. Deves estar disposto a transformar. Deves acreditar que o poder do Reino de Deus te pode ajudar a ser mais como Deus te chamou a ser. Dar as costas ao mal de modo convincente. Aceite mais profundamente aquilo que é bom. Com palavras e exemplo, desafie e anime os outros a fazerem o mesmo.
Mesmo sabendo que o mundo conhecido está passando, Jesus nos promete que o melhor está por vir. Juntos, tu e eu poderemos fazer que o melhor o que está por vir se torne realidade cada dia, reconhecendo as oportunidades que Deus nos dá em cada momento para que nos convertamos, para que nos transformemos e para que cresçamos.

Acredite nestas Boas Novas! Repasse aos outros!

P. Michael S. Murray, OSFS – Diretor do Centro Espiritual de Sales
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário